Pijamas Cirúrgicos – O que são e quais as vantagens na sua utilização?

Pijamas Cirúrgicos – O que são e quais as vantagens na sua utilização?

Os Pijamas Cirúrgicos são compostos por duas peças sendo essencialmente utilizados por enfermeiras e médicos em hospitais e clínicas. No decorrer deste artigo iremos explorar tudo sobre este produto, além de aconselharmos o pijama cirúrgico mais indicado tendo em conta as suas necessidades. 

Como anteriormente referido este vestuário profissional é composto por duas peças, uma túnica e uma calça. Relativamente às cores mais procuradas são elas o branco, o verde e o azul. 

Pijamas Cirúrgicos - Porque é que os médicos usam o Verde ou o Azul?

Todos sabem que a cor tradicional da farda médica é o branco, sendo que isso tornou-se quase uma regra nos hospitais e clinicas. Porém nos centros cirúrgicos os médicos, anestesistas e auxiliares usam o Pijama Cirúrgico azul ou verde, devido a uma questão do extremo oposto em relação ás cores.

Na composição das cores o azul e o verde estão no extremo oposto do vermelho, que é a cor do sangue humano. Se um médico passa algumas horas focado no sangue, e olha para uma superfície branca, isso pode “cegar” o cirurgião por alguns minutos. Por isso mesmo, se este tipo de vestuário e as paredes de uma sala de cirurgia fossem brancas, a visão dos médicos podia ser prejudicada e isso atrapalharia a sua concentração. 

De qualquer forma não são só médicos cirurgiões que usam estes Pijamas , sendo que em muitas outras áreas da saúde a cor branca é muito utilizada e sem qualquer restrição ou problemática.  

Pontos a ter em conta aquando da escolha de um Pijama Cirúrgico

  • O pijama é composto por uma túnica e uma calça
  • Sendo um vestuário muito usado nos diversos procedimentos médicos, está sem dúvida alguma, exposto a um desgaste enorme, assim sendo é importante garantir que as peças de vestuário sejam resistentes e mantenham a sua qualidade ao longo do tempo
  • O conforto é algo fundamental para quem usa este tipo de vestuário. Escolher peças com um design apropriado, com tecidos leves e que promovam o conforto é essencial
  • Valorize a vestibilidade e a mobilidade que este vestuário lhe permite ter
  • As calças que compõem este pijama poderão ter elástico na cinta de modo a ajustar-se melhor ao utilizador e também a torná-las ainda mais confortáveis
  •  Túnicas leves, confortáveis, resistentes e que garantam a mobilidade desejada são as ideias para fazerem parte do seu pijama cirúrgico

Qual a diferença entre uma Bata Médica e um Pijama Cirúrgico?

Tanto as batas médicas como os pijamas cirúrgicos são muito utilizados pelos profissionais de saúde, porém cada um deles tem características e indicações muito próprias. 

Os pijamas cirúrgicos são usados essencialmente em cirurgias mas também muito utilizados  por enfermeiros fora dos centro cirúrgicos bem como de outras áreas da saúde. Diferentes das Batas Médicas, eles são compostos por duas peças, sendo que os tons mais comuns a serem utilizados, são o branco, verde e azul. 

Já as Batas são um pouco mais versáteis e utilizadas por um número maior de profissionais, que vão desde médicos, nutricionistas, dentistas entre muitos outros profissionais de saúde e até de outras áreas de atividade.  

Pijama CirúrgicoBata Médica
Onde é utilizadoAmbientes médicos e hospitalaresClinicas, hospitais, lares
Quem usaCirurgiões, enfermeiros, auxiliares de saúdeMédicos, Veterinários, Nutricionistas
Como éComposto por calça e túnicaPoder ser uma bata curta ou mais longa, ter diveros tipos de gola , corte e personalização
CoresAs mais comuns são branca, verde e azulA cor mais comum é o branco mas existem muito mais possibilidades de cores
Pijamas cirúrgicos fabricados pela Unifardas para fardas de saúde

Existe a possibilidade de personalizar os Pijamas Cirúrgicos?

Existe uma grande padronização neste tipo de vestuário profissional. No entanto há a possibilidade de customizar quer a túnica quer a calça de acordo com a necessidade e o gosto do cliente. 

A túnica pode possuir diversas variáveis, tal como o número de bolsos, o tipo de gola, a própria manga poder ter diferentes dimensões, pode ter botões ou ser uma túnica de trespasse entre muitas outras formas de customização. Por outro lado pode possuir contrastes de cores de forma a reforçar a imagem corporativa da sua organização ou simplesmente tornar a túnica mais bonita. 

Por sua vez, a calça pode apertar com botões ou ter elástico na cinta. Estas variáveis e a presença de bolsos ou não, são as variações mais consideráveis neste tipo de peça de vestuário. 

Na maioria dos casos existe uma tendência para seguirem o mesmo padrão relativamente aos Pijamas Cirúrgicos, ou seja túnica de manga curta com decote em V e calça com elástico na cintura. 

Onde comprar Pijamas Cirúrgicos?

A Unifardas coloca à sua disposição duas formas de tipologia de venda. Tradicionalmente atuamos no mercado B2B onde conseguimos desenvolver qualquer tipo de vestuário profissional tendo em conta o tipo de tecido, as cores, acabamentos, customização e personalização valorizando sempre as necessidades de cada cliente. Neste formato damos ao cliente a possibilidade de ter um vestuário único e completamente ajustado às suas necessidades

Para ficar a conhecer as possibilidades de customização poderá consultar o nosso website e ver alguns exemplos  do vestuário profissional que fabricamos. 

Por outro lado servimos de igual modo o mercado B2C através da nossa loja online. Aqui o cliente poderá adquirir os pijamas cirúrgicos entre muitas outras peças de vestuário profissional num formato mais padronizado. 

Loja Online Unifardas

Pijamas Cirúrgicos, Batas Médicas, Calças Hospitalares bem como EPIs Hospitalares Certificados. Adquira conforto, proteção e funcionalidade. 

Quais os cuidados a ter com o seu Pijama Cirúrgico?

Por ser um vestuário utilizado para procedimentos médicos, o pijama cirúrgico deve estar sempre limpo e o mais esterilizado possível.  

Para lavar as peças pode utilizar lixivia sem cloro. Esse produto irá desinfetar o pijama sem correr o risco de desbotá-lo. Depois de lavado e seco, deve-se submeter o pijama cirúrgico ao calor com um ferro de passar a roupa. Isso é importante porque é mais uma forma de eliminar as bactérias que possam estar no vestuário. 

Partilhe: