Saiba tudo sobre Fardas Profissionais – respondemos a todas as suas questões!

Saiba tudo sobre Fardas Profissionais – respondemos a todas as suas questões!

Muitos setores de atividade estão sujeitos a diversas regulamentações relativas ao uso de EPI´s e Fardas Profissionais nas suas empresas e organizações. Construção civil, indústria, saúde, setor alimentar e muitos outros, são impactados pelo uso de vestuário adaptado a cada uma das suas profissões. Desde a sua criação, o Vestuário de Trabalho tem sido otimizado para melhor atender às necessidades dos trabalhadores em cada setor de atividade. 

Hoje em dia não se trata somente de fabricar Roupa de Trabalho mas sim ter em atenção diversos fatores que fazem toda a diferença quer ao nível do conforto, da proteção, da sustentabilidade e até da  produtividade e da motivação do utilizador desse mesmo vestuário. Desse modo, os fabricantes de Vestuário Profissional têm que inovar cada vez mais, ter atenção às necessidades de cada cliente, procurar novas soluções e matérias-primas que se adequem ao que os utilizadores procuram e trabalhar numa estratégia de ultra personalização

Tendo em conta todos os conceitos e questões que este assunto envolve, elaboramos um artigo onde respondemos a algumas das questões colocadas por quem procura o Vestuário de Trabalho mais adequado para os colaboradores da sua empresa. 

O que são Fardas Profissionais?

As Fardas Profissionais ou de Trabalho são um tipo de vestuário criado com o objetivo de proporcionar o máximo de conforto ao trabalhador, protegê-lo de possíveis riscos que possam ocorrer no ambiente laboral, criar uma imagem elegante e distinta e identificar facilmente o funcionário de cada empresa ou mesmo a função que ocupa.

Uma Farda de Trabalho adequada à sua empresa e aos trabalhadores da mesma fornece:

  •  uma credibilidade e confiança extra quer aos seus clientes, fornecedores e parceiros de negócio
  • reforça os valores e o nível de profissionalismo
  • os Uniformes de Trabalho são uma excelente representação de uma empresa, reforçando positivamente a imagem da mesma junto do mercado
  • usar um Vestuário Profissional com o logotipo e as cores da organização ajuda a criar uma imagem corporativa mais forte reforçando o valor da marca
  • promove e confere um grau de proteção e segurança aos colaboradores da sua empresa
  • as Fardas Profissionais contribuem para que os trabalhadores da sua empresa se sintam mais motivados e integrados na empresa, criando um espirito de equipa mais sólido 

Como escolher as Fardas de Trabalho mais adequadas para a minha empresa?

Escolher as Fardas Profissionais mais adequadas aos colaboradores da sua empresa exige conhecer primeiramente as suas necessidades e encontrar um parceiro com flexibilidade de forma a dar-lhe a melhor solução de Vestuário Profissional. 

Quando a sua empresa opta por adquirir Vestuário Profissional adequado ao que realmente necessita, precisa de ter atenção para que esse vestuário seja projetado e desenvolvido de acordo com as suas especificidades exatas, com funcionalidades especiais de forma a atender às necessidades dos trabalhadores da sua empresa e das várias funções que estes mesmos desempenham. O vestuário de trabalho para a área alimentar é completamente diferente do vestuário para uma metalomecânica,  já para não falar de uma outra área de atividade completamente diferente tal como a Hotelaria ou Saúde. Assim sendo, o primeiro passo é identificar muito bem juntamente com o fornecedor de Vestuário Profissional todas as especificidades do seu negócio e da área de atividade bem como o contexto onde esse mesmo vestuário será utilizado. 

A quem se destina?

Muito ligado ao ponto anteriormente referido temos que identificar muito bem para quem é essa farda de trabalho. Funcionários de uma loja, prestadores de serviços, enfermeiros e funcionários de uma indústria, todos exigem um Uniforme diferente para o trabalho que devem realizar no seu dia a dia. Diferentes Fardas Profissionais são desenvolvidos para diferentes tarefas, como por exemplo Uniformes usados por trabalhadores onde o atendimento ao público é uma constante, há que proporcionar a esse vestuário um estilo, conforto e elegância e Uniformes para uma Indústria onde se prioriza a funcionalidade em detrimento de outros aspetos; embora hoje em dia é a conjugação de proteção, conforto e estética que mais é valorizado

Que nível de conforto as Fardas Profissionais fornecem aos trabalhadores da minha empresa?

Este aspeto é muito importante a ter em conta, pois a Roupa de Trabalho faz parte do dia a dia dos utilizadores sendo fundamental proporcionar-lhes todo o conforto possível. 

Um Uniforme confortável resulta de um design inteligente e focado no utilizador, tecidos de alta qualidade e uma finalidade utilitária. O conforto inspira motivação e ajuda a desenvolver a confiança do funcionário tanto em si mesmo quando na sua empresa. Além do conforto físico, os funcionários precisam de se sentir emocionalmente ligados ao seu vestuário profissional. A ligação entre funcionalidade e estilo deve estar sempre presente de modo a reforçar o conforto, a proteção mas também a criar um elegância ao utilizador; um colaborador orgulhoso com o seu vestuário é um colaborador mais feliz

O tamanho do Vestuário está de acordo com as medidas de cada utilizador?

Se é difícil escolher os tamanhos de roupa causal corretos,  imagine como será fazê-lo quando se trata de vestuário profissional!

No momento de adquirir vestuário profissional é fundamental ter em atenção que os seus colaboradores possuem medidas corporais diferentes entre si mesmos. Comprar peças de vestuário de trabalho com o mesmo tamanho para todos os colaboradores demonstra uma falta de preocupação para com a equipa de trabalho bem como poderá colocar em risco a segurança do utilizador na realização das suas atividades laborais.

Senhora vestida com umas das fardas profissionais da Unifardas
Poderá consultar a nossa tabela de medidas no catálogo geral de Vestuário Profissional da Unifardas

Quanto custa adquirir um Vestuário Profissional?

Considerando todos os fatores que contribuem para a satisfação ou não relativamente a um Uniforme de Trabalho, a última coisa a considerar é o preço do mesmo. O orçamento é importante, especialmente para empresas menores, mas precisa de ser equilibrado com a segurança do funcionário e a imagem da marca. Ninguém vai querer contratar os serviços de uma empresa se a imagem for desleixada. Considerar investir em Vestuário profissional adequado, selecionando materiais de qualidade e durabilidade é um investimento que colocará a sua marca e a sua empresa num patamar superior face à concorrência. 

Não se esqueça que muitas das vezes o diferencial de uma empresa parte da imagem corporativa, da comunicação e da motivação dos recursos humanos sendo que um Uniforme de Trabalho adequado conjuga todos esses fatores.

Quais as Calças de Trabalho mais indicadas para a minha empresa?

Umas calças de trabalho de qualidade não deve apenas resistir às duras condições de trabalho, mas também contribuir para uma boa vestibilidade e permitir movimentos sem esforço ao longo do dia. Desde os tecidos usados no fabrico de uma calça de trabalho até aos vários recursos encontrados em toda a peça de vestuário, há alguns pontos que precisa de considerar antes de fazer a sua compra. 

Para dar sentido a tudo isto, estamos aqui para a ajudar. Nesta questão iremos partilhar consigo algumas considerações importantes nas quais deverá pensar antes de comprar calças de trabalho para as fardas profissionais da sua empresa. 

As características das suas calças de trabalho são umas das considerações mais importantes ao adquirir estas peças de vestuário de trabalho. Considere os recursos que os funcionários da sua empresa necessitam para fazerem o seu trabalho da melhor maneira; talvez necessitem de um bolso utilitário ou joelheiras. 

Talvez os trabalhadores necessitem de um calça com bolsos de corte reto ou bolsos laterais nas pernas. Talvez o fato macaco ou a jardineira seja o mais adequado caso o seu trabalho se desenrole em ambientes exteriores. Qualquer que seja a calça ou a peça de vestuário de trabalho que escolher, certifique-se que ela atende às necessidades dos trabalhadores da sua empresa ou organização.

Características importantes a procurar numas Calças de Trabalho

Gostaríamos de destacar os seguintes pontos de a modo a facilitar a sua opção de escolha, aquando da necessidade de compra de calças de trabalho para os funcionários da sua empresa: 

  • Bolsos utilitários: os bolsos são particularmente importantes caso necessite de transportar objetos de trabalho mais pequenos. Neste ponto os bolsos traseiros também são muito importantes numa calça de trabalho. Pode não parecer, mas o seu ambiente de trabalho pode mudar drasticamente, sendo que o trabalhador pode necessitar do maior armazenamento possível. O bolso traseiro é o lugar perfeito para os trabalhadores da construção prenderem a fita métrica, por exemplo.
  • Tecido elástico: a presença de elastano numas calças melhora o conforto e a facilidade de movimentos sendo um fator muito importante para os utilizadores de vestuário profissional. Muitas vezes vemos é a opção de escolha por umas calças mais largas, mas isso pode-se tornar perigoso pois o tecido pode ficar preso por exemplo numa máquina e causar ferimentos graves ao trabalhador. 
  • Tecido Rip Stop: este tecido advém de uma técnica de reforço especial que o torna resistente a rasgos; é um ótimo recurso para calças que sofrem um desgaste muito grande durante o dia de trabalho. Embora este tecido possa ser feito em tecidos diferentes, é mais comum ser feito em algodão reforçado com nylon. O tecido Rip Stop é considerado perfeito para situações que exigem muito desgaste. Aqui o tecido é utilizado para não fazer rasgos, mas se eventualmente acontecer, o entrelaçamento dos fios faz com que o rasgo não aumente. Tecnicamente falando o Rip Stop é uma espécie de reforço de tecido devido á introdução de uma fibra mais durável na estrutura. Essa fibra mais durável evita a destruição da trama principal, tornando-a mais resistente à abrasão e a rasgos.  
  • Vestibilidade: o ajuste da calça que faz parte das fardas profissionais, depende do tipo de trabalho feito pelo trabalhador. Um ajuste padrão, por exemplo, geralmente ajusta-se diretamente nos quadris, pernas e nádegas. Não está muito solto nem apertado. Um ajuste mais relaxado é mais flexível nessas mesmas áreas. Um ajuste fino será mais justo. É importante referenciar que esses mesmos termos não são definidos da mesma forma em todos os setores.  

Que estilo de calça terá melhor desempenho tendo em conta a minha área de negócio?

Senhora vestida com umas calças para fisioterapia cor de rosa da mara HISI Collection by unifardas healthcare
Calça para a área da Saúde: A presença de elastano é fudamental para que a calça respeite os seus movimentos mas se seja de igual forma resistente a rasgos. Caracteristicas como elástico na cintura é muito importante pois proporcionam uma melhor amplitude de movimento e ajuste ao utilizador. As calças para a área da saúde normalmente são feitas num tecido respirável e que confere muito conforto e leveza ao profissional de saúde.
Túnica masculina na cor marinho em manga curta
Calça para Indústria: É um estilo de calça onde a presença dos bolsos laterais tem uma grande importância para o trabalhador, pois permite-lhe guardar alguns acessórios de trabalho. Aqui é muito importante ter um tecido que garanta conforto, uma boa resistência e mobilidade. Nesta área de atividade é importante também garantir a segurança do trabalhador, sendo que existem setores da indústria onde é importante proporcionar um acabamento especial (por exemplo retardador de chama) de modo a aumentar o grau de proteção das fardas profissionais
Colete preto masculino para restauração
Calça para Uniforme de Hotelaria e Restauração: Mais do que as funcionalidades muito especificas aqui o importante é escolher uma calça que forneça conforto e uma imagem elegante ao trabalhador. Este tipo de calça confere uma imagem de grande profissionalismo, cuidado e estilo atual e moderno.
Colete de trabalho de ganga para homem
A ganga é um ótimo tecido quando se quer dar uma robustez e durabilidade às Fardas Profissionais. Além desta resistência também confere um estilo mais moderno e um look diferenciador.

Onde comprar Batas Médicas?

As Batas Médicas são Fardas Profissionais desenhadas para proteger a roupa e a pele dos profissionais de saúde,  de substâncias químicas que se podem derramar ou salpicar o utilizador. Existem diferentes tipos de batas que conferem diferentes benefícios a estes profissionais de saúde.

Como equipamento de proteção as batas médicas de mangas compridas são essenciais para profissionais de saúde quer durante o surto de COVID-19 quer no seu trabalho diário. Como equipamento de proteção individual ( EPI ), eles ajudam a proteger os profissionais de saúde contra gotículas respiratórias.

Os prestadores de cuidados médicos usam batas numa série de ambientes , incluindo urgências, unidades de terapia intensiva e clinicas médicas. 

Existem de dois tipos de funcionalidades para as batas médicas: 

  • isolamento
  • cirúrgico

Batas de isolamento protegem o vestuário dos profissionais de saúde. Também protegem visitantes e pacientes pois evitam a transferência de microrganismos e fluidos corporais em situação de isolamento. 

Batas cirúrgicas os profissionais de saúde usam por norma essas batas quando estão a trabalhar em ambiente estéril.

Para adquirir Batas Médicas poderá faze-lo de duas formas: 

  • Caso pretenda Batas Personalizadas poderá fazer-nos chegar o tipo de Personalização e Customização pretendida e poderemos desenvolver para a sua instituição um projeto com todas as características quer técnicas quer de design. Nestes moldes podemos criar uma Bata Médica de raiz tendo em conta o tipo de tecido, a cor, os acabamentos, os contrastes, pormenores e todos os detalhes pretendidos. Nesta tipologia temos como quantidade mínima de venda as 10 unidades, pois teremos que iniciar um novo processo produtivo.
  • Poderá também adquirir na nossa loja online, Batas Médicas na quantidade que pretender mas onde não é possível fazer qualquer alteração ao modelo e à cor do tecido. 

Qual o tecido mais indicado para a minha Farda Médica?

Com o lançamento da coleção HISI, direcionada para Profissionais de Saúde foram introduzidos novos tecidos de forma a ir ao encontro das reais necessidades destes mesmos profissionais. Deste modo destacamos 3 tecidos que poderão fazer parte da sua Farda Médica e que lhe irão fornecer um conforto extra, uma maior flexibilidade, resistência e sustentabilidade ambiental

  • Nylon Reciclado – esta matéria-prima é feita de resíduos provenientes do ciclo de produção principal da empresa fabricante do tecido. Estes materiais não seriam reutilizados de outra forma, tendo como destino mais provável o lixo industrial. Com este aproveitamento foi possível dar uma nova vida e criar um tecido sustentável e reutilizável
  • Algodão orgânico é produzido e certificado de acordo com padrões da agricultura orgânica. A sua produção sustenta a saúde dos solos, ecossistemas e processos naturais. O tecido de algodão é um tecido para qualquer clima; mantem-nos frescos em ambientes mais quentes e fornece-lhe um isolamento da temperatura corporal para dias mais frios. Hipoalergénico:  Segundo os dermatologistas, o algodão orgânico raramente causa irritações ou qualquer outro tipo de alergias. Menos tóxico, por ser uma fibra natural e por passar por um tratamento também ele natural, é muito menos tóxico do que algumas outras fibras. Quem não gosta de um vestuário de trabalho macio e confortável? Este tipo de tecidos fornece às suas Fardas Profissionais uma respirabilidade e conforto muito grande. 
  • Lyocell possui propriedades antibacterianas devido ao seu controlo de humidade. Este tecido tem maior absorção de humidade do que o algodão e respirabilidade natural. Isto faz com que o tecido Lyocell seja escolha perfeita para pessoas com problemas de transpiração ou para pessoas com pele sensível agravada pela humidade
Fizemos um artigo que fala sobre as 7 tendências de tecidos sustentáveis para Vestuário Profissional, clique no link e saiba mais sobre este assunto.

Estas são algumas das questões colocadas por diversos utilizadores nas suas pesquisas sobre Fardas Profissionais. Caso tenha alguma dúvida ou assunto que gostasse que fosse esclarecido sobre Vestuário Profissional faça-nos chegar que teremos todo o gosto em lhe responder. 

Partilhe: