Tecido Anticloro – saiba como pode proteger o seu Fardamento para Limpeza

Tecido Anticloro – saiba como pode proteger o seu Fardamento para Limpeza

Um dos grandes desafios das equipas e das empresas que prestam Serviços de Higiene é manterem o seu Fardamento para Limpeza em boas condições e com um aspeto cuidado devido à utilização de produtos químicos inerentes à realização das suas ações laborais. A utilização de lixivia e cloro na limpeza e desinfeção causam inúmeros danos no Vestuário Profissional tornando-o com um mau aspeto não havendo solução para retroceder essa mesma situação. 

Deste modo tentamos aplicar uma solução capaz de promover uma “defesa” eficaz para que o Vestuário de Trabalho destas empresas seja capaz de resistir à agressividade imposta pelos químicos de limpeza. Assim sendo, desenvolvemos peças de vestuário onde fosse aplicado um acabamento anticloro ao tecido. 

A maioria das roupas que estão em contacto com a lixivia ou o cloro acabam por desbotar. Os tecidos perdem algumas características importantes, como a elasticidade, ficam queimados, perdem a sua boa vestibilidade, entre outros problemas.  

As altas concentrações de cloro não só significam problemas para a sua saúde, bem como irá atuar como um agente de branqueamento que fará que o vestuário desbote com o tempo. O cloro também reduz a integridade dos tecidos do seu Fardamento para Limpeza, corroendo as fibras até que se tornem finas, mais fracas e com tendência a decomporem-se. Para manter a qualidade da sua Farda de Trabalho é vital usar um Vestuário capaz de o proteger destes químicos.

5 aspetos em que o uso do cloro pode ser prejudicial

O cloro tem sido a escolha para a desinfeção de água em sistemas da rede pública. Essa escolha até se torna compreensível, pois o cloro torna esse tratamento barato e eficaz na redução de substâncias nocivas da água. 

Piscinas e serviços de higiene e limpeza são outros dois pontos onde é usado muito este químico. Desde modo, há que tomar algumas precauções e cuidados de forma a utilizar da forma mais adequada e segura quer o Cloro quer a Lixivia. 

De seguida são referenciados 5 aspetos em que o uso do cloro pode ser prejudicial: 

  • Bactérias: Em primeiro lugar o cloro não é totalmente nocivo: quando usado de forma “cientifica” e controlada para desinfetar a água, pode reduzir muito a quantidade de bactérias. Ao eliminar muitos agentes patogénicos, o cloro reduz o risco de contrair doenças através do consumo de água. 
  • Pele: Os nadadores de natação estão sempre muito expostos ao contacto com o cloro das piscinas. De qualquer forma estes mesmos estão bem cientes que esta situação pode causar uma irritação crónica da pele. As mãos, braços e até o rosto podem ficar vermelhos mesmo por um período de curto de tempo. O cloro é também uma das principais causas de dermatite irritante. Caso apresente sintomas como a descamação de pele, manchas vermelhas ou erupções cutâneas que não desaparecem, pode ser necessário evitar o contacto com o cloro.  
  • Cabelo: O cloro pode causar danos semelhantes no cabelo e na pele. O cabelo pode ficar áspero e ressequido, mesmo usando um condicionador durante o banho. De igual forma, o cloro pode causar estragos em cabelos pintados. 
  • Eletrodomésticos: O cloro é um forte oxidante sendo que essa característica causa danos inevitáveis a certos aparelhos elétricos. 
  • Fardamento para Limpeza: Os profissionais de Serviços de Higiene e Limpeza utilizam cloro e lixivia de forma a desinfetarem da melhor forma as superfícies e os locais em que procedem a esta mesma limpeza. A utilização destes agentes químicos é importante para eliminarem as bactérias e sujidades presentes nestes locais. Quando o cloro é adicionado não só elimina as bactérias naquele momento, mas também permanece nas superfícies desinfetadas de modo a combater os indesejados micro-organismos que são trazidos mais tarde. Infelizmente, este produto químico pode ser maléfico para a sua roupa, danificando os tecidos e muitas vezes deixando-os completamente desbotados e muito feios. Deste modo, a Unifardas dá-lhe a conhecer um tecido com Acabamento Anticloro capaz de proteger o seu fardamento para limpeza.
" Acabamento têxtil é o termo para o processos químicos e mecânicos usados em têxteis depois de estes estarem produzidos...existem processos de acabamentos que controlam encolhimentos e outros que agregam qualidades especiais como resistência a manchas, proteção antiviral ou repelência a insetos entre muitos outros"

Como proteger o seu Fardamento para Limpeza?

Tendo a Unifardas diversos clientes na área dos Serviços de Higiene e Limpeza, possuímos algum conhecimento desta área de atividade de forma a perceber as causas pelo qual o Fardamento para Limpeza se danifica com alguma regularidade bem como,  qual a necessidade de desenvolvermos uma solução que minimize este problema. 

O uso de Cloro e Lixivia algumas vezes com uma diluição menos correta faz com que o vestuário seja danificado através dos salpicos desses líquidos. Assim sendo, damos-lhe a conhecer um Tecido com Acabamento Anticloro capaz de proteger o seu Fardamento de Limpeza desse risco que tantas vezes danifica irremediavelmente o seu Vestuário de Trabalho, tornando-o com um aspeto pouco elegante e com uma imagem muito pouco profissional. 

Este acabamento poderá ser aplicado a diversas peças da sua Farda de Trabalho, desde Batas, Calças de Trabalho e outras peças que façam parte do seu Uniforme de Trabalho. 

Para obter um desempenho excecional na combinação de proteção contra respingos de produtos químicos, é usada uma tecnologia diferenciadora capaz de fornecer níveis excelentes de resistência contra estes produtos químicos.  Quando o liquido derramado entra em contacto com o tecido, forma-se uma barreira protetora não deixando esse químico penetrar nas fibras do tecido. 

Este acabamento foi igualmente projetado para durar e permanecer eficaz tendo em conta os repetidos ciclos de lavagem. Um alto grau de respirabilidade do tecido é também um fator critico, juntamente com as propriedades protetoras deste acabamento que oferecem uma excelente proteção ao utilizador.

Este tecido tem uma elevada solidez de cor sendo ideal para utilização outdoor ou que envolva contacto com hipocloritos. 

Partilhe: