BLOG

Fardamento Empresarial como Estratégia de Marketing para a sua Empresa

Dois trabalhadores da restauração e hotelaria vestidos com fardamento empresarial fabricados pela unifardas

A utilização de Fardamento Empresarial apresenta inúmeras vantagens para uma empresa, uma vez que um colaborador devidamente uniformizado transmite um maior sentido de profissionalismo para com os clientes. Uma das características mais importantes do vestuário corporativo é a capacidade de transmitir uma boa imagem, sobretudo se o seu negócio tiver algum tipo de contacto com o público.

Hoje em dia e mais do que nunca, as empresas procuram estratégias eficazes para se destacarem da concorrência e para se posicionarem como marcas de referência. As marcas e as empresas de sucesso levam sempre em linha de conta a imagem que transmitem ao cliente através dos seus colaboradores. Desse modo, é importante avaliar a possibilidade de incluir personalização no seu Fardamento Empresarial.

O simples fato de usar cores corporativas e incluir o logótipo da sua empresa no Uniforme de Trabalho, pode fazer toda a diferença quando se trata de promover a marca da sua empresa. Esses detalhes transmitem visualmente confiança ao cliente, que verá a sua empresa como uma verdadeira organização com um bom funcionamento estrutural.

Estudos recentes demonstram que a aposta num Fardamento Empresarial adequado quer ao nível de benefícios como o Conforto e a Proteção, quer ao nível de uma personalização adequada, garante às empresas e às suas marcas um maior reconhecimento por parte dos clientes e do mercado relativamente a elas mesmas.

Está mais do que provado que a imagem que os colaboradores transmitem oferecem uma maior confiança aos clientes quando estes mesmos procedem a uma compra.

Fardamento Empresarial como Estratégia de Marketing para a sua empresa

Cada vez mais o Marketing e a definição de uma estratégia correta é um fator muito diferenciador no crescimento de uma empresa. Independentemente de cada negócio, uma boa estratégia de Marketing deverá envolver vários canais de comunicação de modo a chegar de uma forma mais eficaz à sua Persona. A sua empresa provavelmente já desenvolveu um website, projetou um branding corporativo, já trabalha de uma forma profissional nas Redes Sociais de modo a manter uma relação com os seus clientes e talvez use uma estratégia de e-mail marketing de modo a informar e a relacionar-se ainda mais com a sua audiência. Mas já pensou no verdadeiro poder do Vestuário de Trabalho Personalizado como uma estratégia de ‘Marketing’ Complementar? 

Existem diversas vantagens para as empresas investirem parte do seu orçamento em Fardamento Empresarial, sejam elas empresas Industriais, Cabeleireiros, Clínicas de Saúde, Hotéis ou Estabelecimentos de Ensino entre muitas áreas de negócio.

Saiba quais os benefícios que o uso de Roupa de Trabalho oferece tendo em conta o Posicionamento da sua marca ou empresa: 

  • Publicidade de baixo investimento – quando a sua organização investe em Fardamento Empresarial Personalizado com a marca da sua empresa, a sua equipa transforma-se em publicidade dinâmica da marca. A Personalização pode ser tão simples como colocar o logótipo na frente de um blusão ou incluir o endereço do website da sua empresa por baixo do logótipo situado nas costas de um casaco de trabalho. Qualquer ação que contribua para aumentar o reconhecimento de marca, representa uma ação muito positiva em termos de ‘Marketing’.
  • Reforça a reputação da marca – Uma marca forte e confiável reforçada por um Uniforme Profissional pode alinhar melhor a sua empresa como os seus objetivos. Como? Nos negócios, a confiança é tudo; quanto maior for a familiaridade e a confiança com a sua marca (reputação) mais fácil será incentivar a repetição de negócios e atrair novos clientes.
  • Melhora o atendimento e a experiência do cliente – Se os colaborares da sua empresa têm contacto com muitos clientes ou potenciais clientes, como um restaurante, hotel ou um espaço público, ser facilmente identificável é extremamente benéfico. Quanto mais rápido e fácil for para que os clientes encontrem ajuda, obter as respostas de que necessitam e alcançarem o resultado desejado, maior será o seu grau de satisfação. Clientes satisfeitos têm maior probabilidade de voltar, de deixar comentários positivos e de recomendar a sua empresa a amigos e familiares.
  • Estabelece o padrão – Fornecer um Fardamento Personalizado significa que a empresa define o padrão de vestuário para todos os colaboradores da empresa. Essa uniformização do Vestuário de Trabalho significa que a empresa não tem que se preocupar com vestuário menos adequados que possa ser utilizados pelos colaboradores. A utilização de Fardamento pode também ser usado para unir os diferentes departamentos e a identidade da empresa.

Modernize a sua marca com uma mudança de Fardamento Empresarial

Com a chegada de um novo ano civil, muitas marcas optam por fazer um Rebranding de modo a acompanharem as mudanças e as inovações existentes no mercado e no mundo empresarial.

O tempo que dura um Fardamento Empresarial varia muito, dependendo da Indústria ou do setor de atividade. Mas o desgaste não é o único fator a considerar – talvez seja boa altura fazer uma reformulação da marca do seu negócio.

Normalmente, o trabalho numa área mais industrial faz com que o desgaste do Uniforme Profissional seja muito maior, ao passo que as roupas de trabalho utilizadas num hotel podem durar muito mais tempo devido ao menor “stress” exercido sobre o vestuário.

Fatores que levam a sua empresa a ter que mudar de Fardamento Empresarial

  • Durabilidade – A qualidade do Fardamento que compra para os colaboradores da sua empresa é um fator muito importante na sua longevidade. Comprar tendo em conta só o preço é um erro tremendo, pois a durabilidade será muito menor, bem como o grau de conforto e proteção. Se na sua área de negócio a sua equipa trabalha em ambientes mais sujos, onde os derramamentos, objetos cortantes e abrasões são frequentes, existe a necessidade de ter que substituir o Fardamento Empresarial com uma maior frequência.

Por outro lado, se a sua equipa trabalhar num escritório ou numa loja, uma camisa personalizada de boa qualidade pode ter uma maior durabilidade. Supondo que a sua empresa forneça três camisas a cada funcionário, você pode esperar obter uma vida útil dessa peça de vestuário entre 12 a 18 meses de uso ideal. Claro, que isso depende e muito do uso e dos cuidados de lavagem.

Embora no início o investimento de aquisição de Fardamento Empresarial de qualidade possa parecer alto, a vida útil desse tipo Uniforme diminui a repetibilidade de compra, o que faz com que a sua empresa poupe dinheiro.

Logótipo da Unifardas

 

  • Rebranding da Marca – À medida que o tempo avança, as perceções dos negócios vão mudando e evoluindo. Quando a sua empresa decide mudar de estratégia, de metas ou de objetivos, pode ser benéfico considerar uma mudança ou reformulação de branding. Assim sendo, uma forma complementar de reformulação e posicionamento do novo branding é a mudança de Fardamento Empresarial para consolidar a sua nova imagem e a garantir que o Uniforme da sua equipa esteja no auge do ciclo de vida.
  • Sazonalidade – Uma das principais preocupações que o comprador de Fardamento Empresarial tem ao comprar este tipo de vestuário para a sua equipa, prende-se com os tamanhos e o ‘design’, mas uma consideração frequentemente negligenciada é a mudança de clima de uma estação para outra. Uma utilização inadequada de Vestuário de Trabalho, tendo em conta a época do ano, pode prejudicar a produtividade, afetar a saúde e a segurança da sua equipa de trabalho e até diminuir a vida útil do fardamento empresarial. A solução passa por adquirir o Vestuário de Trabalho mais adequado tendo em conta a estação do ano em que este mesmo será utilizado. Equipar a sua equipa com uniformes sazonais garantirá que a produtividade e a motivação dos seus funcionários aumentem por meio de um maior conforto.
  • Tendências – Um dos objetivos das empresas é certamente manterem-se competitivas e inovadoras. E como isso se aplica ao Fardamento Empresarial? Quer as mudanças nas tendências seja resultado da força concorrencial, dos desejos dos clientes ou gostos dos colaboradores, é muito importante evoluir e diversificar. As tendências podem ser abordadas por uma transição mais suave e, muitas vezes, caminham lado a lado com a reformulação das marcas da empresa. No entanto, as tendências podem ser de curta ou longa duração; por isso, é importante que antes de tomar a decisão de substituir o Vestuário de Trabalho da sua equipa, trace a estratégia de todas as mudanças que serão feitas a curto ou longo prazo de modo a rentabilizar essa compra ao longo do tempo.
  • Novas abordagens do negócio – À medida que o negócio da sua empresa vai crescendo, é natural surgirem novos departamentos e novas funções mais direcionadas para o cliente. Esse crescimento pode desviar muitas das vezes a política do Fardamento Empresarial que a empresa tem em vigor. Ao garantir que cada um dos seus colaboradores tem um uniforme específico tendo em conta a sua função, é possível garantir que o desempenho profissional esteja sempre no seu melhor.

Para concluir, é essencial destacar a importância de escolher o vestuário profissional adequado para reforçar a identidade e profissionalismo de qualquer empresa. A Unifardas, como uma empresa de fardamento de referência nacional, , oferece uma solução personalizada e de alta qualidade, garantindo que cada negócio encontre a opção ideal para as suas necessidades. Com uma equipa experiente e pronta para aconselhar sobre as melhores opções de vestuário, a Unifardas é o parceiro de confiança para empresas que procuram aliar conforto, segurança e estilo no seu ambiente de trabalho.

Partilhe este artigo