Fazer parte ou liderar uma cozinha é uma operação muito stressante e agitada mas também onde a organização e o profissionalismo é fundamental de modo a garantir um bom funcionamento. As Fardas para Restauração traduzem isso mesmo. Identificam todo o profissionalismo, limpeza e sobretudo respeito que um Chef deve transmitir. O seu símbolo mais icónico é o toque blanche, nome francês para Chapéu de Chef. Em qualquer lugar do mundo, este é um dos acessórios mais emblemáticos capazes de identificar logo de imediato um Chef de Cozinha.
O uso de Chapéu de Cozinheiro é recomendado para todos os profissionais de uma cozinha. O seu uso é sobretudo utilizado por razões de higiene. O objetivo é evitar que os cabelos se soltem e acabem nos pratos dos clientes, o que pode ser um incómodo muito grande.
Este acessório é também usado nas Fardas para Restauração, pois é muito prático quando os fogões estão a funcionar a toda a velocidade. O chapéu de cozinheiro ajuda a absorver a humidade da testa, na maioria das vezes sujeita a uma transpiração intensa. Este acessório combina a higiene com o conforto diário no local de trabalho.
As tradicionais Fardas para Restauração são compostas pelo Chapéu de Cozinheiro, a Jaleca Branca e as Calças ao Xadrez. Este tipo de Uniforme Profissional para a área da Hotelaria e Restauração está repleto de História, e os Chefs que optam por usá-lo não só o fazem como uma homenagem a essas tradições, mas como uma marca de estima e respeito pela sua profissão e pelos clientes dos seus restaurantes.
Além da história imbuída nestas Fardas para Restauração, cada peça deste Uniforme Profissional tem também um propósito especifico de proteger e auxiliar o Chef no desempenho do seu trabalho. Nada é posto de parte, desde o design, o tipo de tecido e os acabamentos dados à peça de Vestuário de Trabalho.
O Uniforme tradicional de um Chef de Cozinha é composto por:
Os chapéus de chef tradicionais podem ter mais a ver com posição e identidade do que com conforto ou funcionalidade. A versão moderna de um chapéu de chef passou por alguns ajustes no design, de forma a cumprir os regulamentos de higiene alimentar mais rigorosos para torná-los mais higiénicos e seguros, bem como mais fáceis de lavar e manter.
O chapéu de chefe deve ser o mais leve e confortável possível para proporcionar um bem-estar ao utilizador. Deve caber firmemente sobre a sua cabeça e ajustar-se da melhor forma à mesma.
As Jalecas de Cozinheiro devem ser feitas com um tecido substancial e de qualidade superior, porém, deverá ser leve que combine conforto com proteção. Uma Jaleca adequada, tanto em relação ao tecido, modelo e design devem ser capazes de resistir aos seguintes perigos:
Existem alguns pontos que deverá pensar antes de comprar a sua Jaleca de Chef. Quer mangas compridas ou curtas? Com gola chinesa ou gola redonda? Com punho de cozinheiro ou punho solto?
Não há uma resposta certa ou errada, sendo que na maioria das vezes é uma questão de preferência pessoal e também de algumas características próprias do seu espaço.
Considere o seguinte:
Os Casacos de Chefe são tradicionalmente de cor Branca, mas muitos Chefs começam a “quebrar” essa tradição. Hoje em dia, há muitos profissionais da cozinha que estão a adotar uma abordagem mais moderna das suas Fardas para Restauração, afastando-se do branco clássico. Alguns Chefs gostam de usar Jalecas Pretas, enquanto o resto dos outros elementos vestem-se de branco, pois assim há uma identificação imediata da hierarquia. Jalecas Pretas ou de outras cores são ótimas para cozinhas abertas. A mudança na cor pode também consolidar a identidade da sua marca, tornando-a atraente e diferenciadora.
As cozinhas são locais com muita movimentação podendo ocorrer derramamentos e manchas. O segredo de manter a Jaleca Branca do Chef é tratar manchas o mais cedo possível. Uma lavagem rápida ajudará a remover mais facilmente essas manchas, bem como óleo, sujidade e odores de cozinha que podem penetrar no tecido.
Também é importante ter vários casacos limpos para a suas Fardas para Restauração, de modo a trocá-los caso seja necessário.
No caso de manchas, trate-as previamente com um removedor à base de enzimas, ou um pouco de detergente líquido de qualidade, aplicado diretamente nas áreas sujas. Esfregue o removedor de manchas em cada uma delas usando uma escova macia. Deixe o removedor de manchas atuar no tecido pelo menos 15 minutos antes de lavar.
Visto que as Jalecas para Cozinha não podem ser lavados imediatamente após cada uso, a pré-imersão facilitará remover as manchas. Desse modo, encha um recipiente com água morna, detergente, um copo de bicarbonato de sódio e lixívia sem cloro (no caso das Jalecas Brancas).
Siga as instruções do produto quanto à quantidade de detergente e de lixívia sem cloro a serem usadas por litro de água. Mergulhe a Jaleca branca deixando-as de molho até à hora de lavar. Este passo dará início ao processo de remoção de manchas e odores.
Por fim, lave as peças brancas separadas das de cor usando a temperatura da água recomendada na etiqueta. De modo a remover, as manchas deverá usar sempre água mais quente, pois a água fria não remove as manchas mais entranhadas.
Se trabalhar à frente de um fogão o mais indicado é usar uma Jaleca de manga comprida e um avental, enquanto se trabalhar um posto de preparação de alimentos, pode usar uma Jaleca de Manga Curta sem avental.
As Jalecas para Fardas de Cozinha, são uma parte importante dos Uniformes Profissionais. Elas protegem o utilizador dos perigos inerentes à função de Cozinheiro, como o calor direto dos fogões ou salpicos quentes de óleos. Existem muitos estilos disponíveis, incluindo manga comprida, manga curta, com gola chinesa ou decote redondo. O tipo de Jaleca escolhido depende da sua preferência pessoal bem como da imagem que quer transmitir aos clientes do seu restaurante. As Jalecas Personalizadas ajudam a construir uma imagem mais profissional e diferenciadora ao seu negócio.
Assim com as Jalecas, as Calças de Chef ajudam a proteger os profissionais que trabalham numa cozinha e a evitar a contaminação dos alimentos na sua preparação. As calças deverão permitir a mobilidade e respirabilidade do utilizador, proporcionando assim todo o conforto necessário.
A coleção de Fardas para Restauração é o resultado do compromisso da Unifardas em fornecer aos seus clientes produtos de alta qualidade e desempenho. Os uniformes são fabricados para ir ao encontro das necessidades dos trabalhadores do setor hoteleiro e da restauração, oferecendo uma imagem elegante e moderna, além de proporcionar conforto e praticidade para o dia a dia de trabalho.