Com a chegada do Outono e do Inverno é muito normal encontrar situações de frio intenso. É por isso que nos devemos proteger tanto quanto possível e ter roupas de trabalho que nos protejam dessas condições climatéricas, ainda mais se trabalharmos ao ar livre. O Casaco Polar é uma das excelentes “inovações” da indústria têxtil de modo a combater o frio. Combina leveza, proteção contra baixas temperaturas, com um material sintético, durável e muito utilizado no mundo da roupa de trabalho.
O tecido polar ou polar fleece (em inglês), que compõe o Casaco Polar, representa uma alternativa da lã, mas numa composição sintética, de ótimo isolamento térmico e fabricado em máquinas circulares. É também um tecido cuja relação peso/pelagem é muito favorável, pois apesar de ser muito leve é também muito quente. O melhor tecido é o que é produzido em Poliéster Fiado. O Casaco Polar ganha assim um toque mais “fofo”, o que lhe confere a característica de ter mais volume e menos peso.
O tecido mais utilizado neste tipo de vestuário é feito com ambas as faces cardadas, sendo que uma delas passa por um processo de anti pilling de modo a evitar a formação de borboto, que geralmente podem aparecer nas roupas de poliéster.
O tecido polar funciona como um isolamento térmico de malha sintética, sempre apresentado como um substituto da lã. Embora a lã seja uma fibra “quente”, que ainda mantém as suas características quando molhada, o uso da fibra sintética tem algumas vantagens sobre a lã: tem a mesma capacidade de isolamento do calor, mas com um peso menor, por ser uma fibra sintética tem uma secagem mais rápida, maior respirabilidade e melhor retenção do calor. Assim sendo, a sua principal função é reter o calor gerado pelo corpo, evitando assim o seu arrefecimento ao mesmo tempo que permite uma boa circulação do ar.
Hoje em dia temos uma boa compreensão de como o corpo reage ao frio. Conhecendo também as propriedades de certos materiais, desenvolvemos e fabricamos Fardas de Trabalho feitas com uma ampla variedade de tecidos.
Para que o Casaco Polar funcione de maneira eficaz é necessário que:
Existem diversas vantagens que este tipo de tecido oferece ao seu Casaco Polar ou a outra peça de vestuário de trabalho que use este mesmo tecido. Entre os diversos benefícios gostaríamos de realçar os seguintes:
Muita das vezes ao comprar um determinado produto, fazemos essa aquisição, pois só temos conhecimento desse mesmo produto e não conhecemos outras opções que até podem ser as mais indicadas para nós e para a nossa empresa. Assim sendo, gostaríamos de lhe dar a conhecer outro conceito; tecido Micropolar.
Quando falamos de Polar e Micropolar podemos concluir que ambos os materiais possuem uma estrutura no seu tecido que criam pequenas bolsas de ar, retendo o calor e facilitando a circulação da humidade. Assim sendo, estes dois tecidos, têm uma leveza maior do que, por exemplo, o algodão, retendo o calor e secando muito mais rápido.
A diferença é que o micro polar é um tecido mais leve e fechado.
As diferenças entre Polar e Micro polar são:
Polar:
Micropolar:
O Micropolar é basicamente um polar de menor gramagem, ou seja, de menor densidade. É um tecido mais leve e flexível e de secagem rápida. Este é um tecido mais fino, possuindo uma trama mais fechada, de menor densidade, porém mais estreita de modo a facilitar a captação de calor e rápida “expulsão” da transpiração.
A micro é reconhecida por mudar o conceito em roupas mais técnicas, alcançando grande capacidade de revestimento com volume mínimo.
A resposta a esta questão é sim. Sendo a Unifardas fabricante de vestuário profissional, temos como objetivo desenvolver e fabricar o Vestuário de Trabalho mais adequado às diversas empresas, consoante a sua área de negócio e a imagem da sua organização. Para responder a todas as suas questões elaboramos uma página de perguntas e respostas que o podem ajudar a tirar todas as suas dúvidas. Em alternativa poderá também entrar em contacto connosco onde teremos todo o gosto em esclarecer as suas questões.
Agora que estamos a atravessar as estações mais frias do ano, é quando existe uma maior necessidade que o vestuário de trabalho seja o mais adequado para combater o frio. São muitas as opções dentro da gama de roupa de trabalho para o frio de modo a tornar o trabalho mais suportável e confortável nestas condições climatéricas.
Polares
Muito já foi falado sobre estas peças de vestuário, inclusive do Casaco Polar. Este vestuário que é uma excelente solução para ser usado como uma peça para o seu Vestuário de Trabalho, tem uma composição 100% Poliéster com diferentes densidades que podem ir das mais básicas de 220 gr. às mais pesadas, indicadas para uso em climas muito frios. Deve-se notar que são agradáveis ao toque e dependendo da densidade escolhida pode ser usada sobre uma T-shirt ou como uma segunda camada de roupa de inverno.
Softshell
São casacos leves e impermeáveis que oferecem alta proteção térmica contra o frio. Estas peças de vestuário profissional são indicadas para trabalhos realizados ao ar livre em condições climáticas adversas e que, além disso, necessitam de manter a liberdade de movimentos. São feitos de tecidos impermeáveis, windproof e softshell, sendo algo comum encontrá-los com uma composição maioritariamente em Poliéster e um mínimo de Elastano, ou em 100% Poliéster e com densidades entre 350 a 525 gr.
Parkas
São peças de vestuário desenvolvidas num tecido mais técnico, geralmente com tratamento à prova de água e enchimento acolchoado. Com costuras seladas a quente para evitar a passagem de água, é uma peça de roupa de trabalho para combater o frio e a chuva. Geralmente são feitas em 100% Poliéster ou poliéster sobre um revestimento de PVC. Além disso, para ofereceram um melhor isolamento do frio, é comum serem incluídos tecidos polares.
Coletes Acolchoados
Outra peça de vestuário de trabalho indicada para o frio são os coletes acolchoados.
Os coletes podem ser feitos numa grande variedade de composições de poliéster com algodão e, além disso, pode-se incluir um enchimento acolchoado e forro polar interno. É por tudo isto que é uma peça de roupa de trabalho especialmente eficaz para combater o frio sem deixar de lado o conforto.
Quando trabalhamos mais expostos ao frio, temos a necessidade de nos agasalharmos de uma forma mais eficaz para nos mantermos saudáveis, confortáveis e quentes. Antigamente, eram usados casacos muito grossos, provenientes de tecidos “naturais” como a lã, mas isso teve que sofrer uma alteração de modo a ajudar na preservação da natureza.
Graças aos avanços tecnológicos, diferentes tipos de tecidos sintéticos foram descobertos e introduzidos no vestuário de trabalho de modo a serem criados tecidos mais duráveis, resistentes e até impermeáveis que o protegem da chuva e do frio. Este tipo de Vestuário, inclusive o Casaco Polar, protege os trabalhadores das baixas temperaturas de uma forma eficaz oferecendo uma leveza e um conforto extra.
Fique a conhecer também as 10 peças de vestuário de trabalho que o protegem do frio que forma a garantir um Conforto, Proteção e também uma elegância aos seus colaboradores mas também à imagem da sua empresa.