You are currently viewing Vestuário Retardador de Chama: Qual o mais indicado?

Vestuário Retardador de Chama: Qual o mais indicado?

No que se refere ao vestuário de proteção para Indústria aconselhamos o uso de Vestuário Retardador de Chama de modo a puder protege-lo das grandes fontes de calor que estão inerentes à atividade profissional em questão.

Em muitas Indústrias é comum que os profissionais estejas expostos a vários riscos – como incêndios, queimaduras, acidentes na movimentação de ferramentas, choques, entre muitos outros. Quando estes perigos não são prevenidos, podem gerar diversas consequências para os colaboradores e para as empresas. Por isso mesmo, o uso de Vestuário Retardador de Chama é extremamente importante quando trabalha perto de fontes de chama ou em contacto com temperaturas muito elevadas que possam causar algum tipo de queimaduras ou fogo. 

Os setores industriais onde esses acidentes ocorrem com mais frequência são os do setor petroquímico, pois existem gases voláteis no ambiente que, em alta concentração combinados com alguma faísca poderão causar uma explosão causando graves queimaduras aos  trabalhadores. Deste modo é fundamental estarem “equipados” com Vestuário Retardador de Chama e outros EPIS capazes de os proteger eficazmente. Um outro setor onde estes acidentes podem ocorrer com mais frequência é o setor elétrico e mais especificamente locais onde são trabalhados elementos de média e alta tensão. 

O que é Vestuário Retardador de Chama?

Vestuário Retardador de Chama são peças de vestuário especialmente concebidas para proteger os trabalhadores do calor ou do contacto breve com chamas. 

Dependendo das tarefas executadas, o Vestuário Retardador de Chama deve ter propriedades específicas dependendo do tipo de Indústria em que será usado. Por exemplo trabalhar num corpo de Bombeiros não é o mesmo que trabalhar numa Indústria de fundição ou no setor elétrico. Claro que, como regra geral, este tipo de Vestuário de Trabalho tem que obedecer pelo menos um dos três tipos de calor por propagação que existem, embora atualmente existam peças de vestuário que o fazem contra uma possível combinação de todos eles. 

Quais os tipos de transmissão de calor existentes?

Existem três tipos de transmissão de calor, dependendo da forma como eles se espalham: 

  • Condutor: É gerado pelo contacto direto com superfícies quentes, como metais, mas também por respingos de metal fundido ou uma combinação de ambos
  • Radiante: Aquele que é produzido por uma alta fonte de calor (fogos, chamas controladas) onde o calor se espalha pela massa e não pelo ar circundante
  • Convectivo: Aquele que vem da queima de fluídos e cujo calor se espalha pelo ar circundante. 

O Vestuário Retardador de Chama deve ter várias características. Assim, estes EPIS devem ser feitos de materiais flexíveis para proteger o corpo, ser confortável para o trabalhador e facilitar a mobilidade do mesmo. 

Mas o que é o material retardador de chama?

Materiais retardadores de chama são materiais que podem conter ou retardar a combustão. Assim sendo, eles são amplamente utilizados nas áreas do vestuário, indústria química, metalurgia, indústria naval, controlo de fogo e defesa militar.

Após a exposição a chama e objetos quentes, este tipo de vestuário pode evitar a inflamação ou incandescência e proteger os utilizadores de fogo ou danos causados pelo calor. O chamado retardador de chama não significa que o tecido, com este acabamento, não queime ao entrar em contacto com o fogo mas significa sim que o tecido poderá diminuir a velocidade de propagação.

Fardas de trabalho da indústria produzidas pela Unifardas

Características de um bom tecido retardador de chama

  • Quanto a fibra é colocada em contacto com o fogo ela liberta pouco fumo não libertando gases tóxicos
  • Bom isolamento térmico fornecendo assim uma boa proteção térmica
  • Excelente desempenho retardador de chama. A lavagem (desde que respeite a aconselhada) e a fricção não afetará as propriedades retardadoras de chama
  • Tecido com um excelente grau de proteção mas também que confere leveza à peça e conforto

Como escolher este tipo de Vestuário Profissional?

Para escolher esse tipo de roupa, deve considerar quatro fatores importantes:

  • Quais os cuidados a ter na lavagem do Vestuário Retardador de Chama? 

  • O grau de desgaste é alto ou baixo?

  • De que material é feito o Vestuário Retardador de Chama?

  • Que outros riscos você precisa considerar, por exemplo, alta visibilidade ou antiestático

Quais os cuidados a ter na lavagem deste tipo de Vestuário?

  • Lave separadamente um ciclo normal  em qualquer temperatura da água até um máximo de  40ºC. Use qualquer detergente doméstico típico. Não use sabão .
  • Vire as roupas do avesso antes de lavar para reduzir os riscos causados pela abrasão. Encha a máquina de lavar não mais que 2/3 e use um nível de água alto.
  • Não use lixivia à base de cloro 
  • Não use amaciador, pois eles podem revestir as fibras e mascarar o desempenho do retardador de chama e/ou servir como combustível no caso de ignição da roupa.
  • É importante que todas as sujidades e outros contaminantes sejam completamente removidos das roupas
  • Não seque demasiado o Vestuário Retardador de Chama 
  • Consulte sempre o fabricante do Vestuário Retardador de Chama para obter instruções e precauções detalhadas.

O grau de desgaste é alto ou baixo?

O Vestuário Profissional que você precisa vai depender do tipo de atividade que desempenha. 

Com um baixo grau de desgaste, o trabalhador pode perfeitamente usar vestuário retardador de chama. Este vestuário terá uma maior durabilidade. Vestuário com baixo desgaste são ideais por exemplo para operadores. 

Para Vestuário de Trabalho com alto nível de desgaste há que ter uma maior preocupação com o vestuário mais indicado. Neste caso o desgaste das Fardas é muitas vezes mais rápido levando a um desaparecimento do acabamento retardador de chamas nas lavagens. 

Este tipo de acabamento pode ser mais eficaz entre as 50 a 100 lavagens. Em muitas profissões ou atividades, o vestuário tem rasgos ou outro tipo de desgaste muito antes desse estágio.

Nesta situação o mais indicado é contactar-nos para lhe darmos a solução mais adequada à sua atividade. 

De que material é feito o Vestuário Retardador de Chama?

Em seguida, verifique o material usado para fazer o Vestuário Retardador de Chama. Nesse sentido, alguns pontos importantes devem ser levados em consideração:

A escolha entre materiais inerentemente retardadores de chama e materiais tratados tem uma diferença significativa no preço, durabilidade e qualidade.

Considere os riscos e a aplicação, mas também outros perigos além do calor e da chama.

As roupas retardadoras de chama poderão ser feitas de:

Fibra modacrílica é uma fibra sintética que:

  • é inerentemente retardador de chama;
  • é fácil de tingir em cores brilhantes e, portanto, também é adequado para alta visibilidade (EN ISO 20471);
  • é muito resistente a ácidos;
  • mantém sua forma após lavagem frequente;
  • é macia e confortável

Aramida:

  • é ainda mais durável que a fibra modacrílica;
  • é muito mais caro do que a fibra modacrílica;
  • é amplamente utilizada na indústria petroquímica, pelos militares e bombeiros;
  • é mais difícil de obter

Algodão retardador de chamas (tratado):

  • Em muitos casos, o Vestuário Retardador de Chama  é feito em algodão. O algodão é então tratado durante o processo de produção com um acabamento especial
  • Este material: é menos dispendioso do que a fibra modacrílica ou a aramida
  • Mantém em média o seu retardamento da chama entre 50 a 100 lavagens;
  • É muito confortável e respirável

Que outros riscos você precisa considerar, por exemplo, alta visibilidade ou antiestático

Na indústria, nem sempre lidamos com um único risco. Muitas vezes os riscos estão inter relacionados ou um risco particular causa outro perigo.

O perigo de explosão é um deles. Roupas retardadoras de chama são, portanto, muitas vezes também antiestáticas para evitar faíscas. Em ambientes ATEX (atmosferas explosivas), por exemplo, é essencial usar roupas que não sejam apenas retardadoras de chama, mas também antiestáticas.

Em muitos locais de trabalho existem grandes máquinas, guindastes e veículos motorizados (por exemplo, empilhadoras).

Nesses casos, seria sensato investir em vestuário de alta visibilidade que lhe oferecem um maior destaque visual e proteção. 

Trabalhadores vestidos com roupa de trabalho de alta visibilidade fabricada pela Unifardas

Qual a diferença entre Vestuário Ignífugo e Vestuário Retardador de Chama?

O Vestuário de Trabalho Ignífugo  é feito com um  material inerentemente resistente a chamas. O que significa que os fios e fibras se autoextinguirão naturalmente. Esta proteção é definida como sendo algo inerentemente resistente ao fogo, sendo que não derrete ou pinga quando exposto diretamente ao calor extremo.  

Por outro lado o Vestuário Retardador de Chama ganha essa propriedade através da aplicação de um tratamento no tecido, com o intuito de retardar a propagação da chama no vestuário. 

Como pode constatar, a grande diferença entre estes dois conceitos está sobretudo no tipo de material usado em cada tipo de vestuário bem como o grau de proteção oferecido em caso de propagação de chama nesse mesmo vestuário profissional.

Consideramos que o mais importante é dar-nos a conhecer o contexto onde será usado este tipo de vestuário, de forma a aconselharmos qual o tipo de acabamento ou tecido mais indicado para a sua empresa e para os seus colaboradores.  

Elastano – O que é e quais as Vantagens que oferece ao seu Uniforme Profissional?

Elastano é o termo genérico para descrever têxteis de marca, como a Lycra. Esse tipo de tecido também é chamado de spandex, sendo o seu principal atributo a sua incrível elasticidade. Embora Lycra, spandex e elastano sejam todos do mesmo material, as variantes do termo "elastano" são mais usadas para

Read More
Fardas de Saúde com Proteção Antiviral | Unifardas

Como ter um vestuário profissional que lhe garanta uma proteção antiviral? Neste e-book com uma sustentabilidade e proteção antiviral irá conhecer: O conceito em que nos baseamos para desenvolvermos esta coleção direcionada aos profissionais de saúde Os benefícios que a HISI Collection lhe vai proporcionar O porquê desta coleção lhe

Read More
Vestuário antiestático – Saiba o que é e como o protege

A eletricidade estática é de forma geral inofensiva, mas causa prejuízos anuais na ordem dos 5 mil milhões de dólares em produtos das indústrias eletrónicas e informática. As componentes eletrónicas estão presentes em grande parte dos artigos sendo que dessa forma as empresas sentem uma necessidade acrescida de implementar medidas

Read More
Vestuário de Alta visibilidade – Importância do seu uso no Posto de Trabalho

O uso correto de Vestuário de Alta Visibilidade é uma precaução relativamente simples e barata de colocar em prática, mas que desempenha um papel muito importante na manutenção da segurança e prevenção de acidentes. Vestuário de Alta Visibilidade reduz o risco de acidentes e mortes em ambientes onde existe por exemplo

Read More
Partilhe: