Tecidos e acabamentos

Repelente de água

‹ Voltar à página de Tecidos e Acabamentos

Dificulta assentamento das gotículas de água no tecido.

O primeiro conceito a guardar é que um tecido impermeável não é o mesmo que um tecido com acabamento repelente de água. O tecido impermeável representa o nível mais elevado de resistência à água, sendo, por isso, impenetrável. O acabamento resistente/repelente de água pode ser dado num tecido impermeável ou não. A sua função passa por não deixar assentar no tecido as pequenas gotículas de água a que o mesmo é exposto e, consequentemente, dificultar a sua penetração.

Type 1

Tipo 1 (EN 943-2): Proteção contra químicos sólidos, líquidos e gasosos.

No caso da figura acima, ela é acompanhada por dois algarismos à direita, um em cima do outro. O algarismo de cima refere-se ao grau de impermeabilidade da peça de vestuário profissional em causa, enquanto que o de baixo está relacionado com o grau de respirabilidade da mesma. Tanto uma característica como outra pode variar entre o nível 0 e o 3. Neste caso específico da imagem, estaríamos perante um produto que apresenta, comprovadamente, o nível mais alto de impermeabilidade e respirabilidade.

Nem todos os postos de trabalho precisam de uma peça com este grau de impermeabilidade. Por exemplo, uma farda não impermeável mas com um acabamento repelente/resistente de água pode perfeitamente satisfazer as necessidades de um trabalhador que esteja esporadicamente exposto a salpicos de água.

Posto isto, quando estiver a escolher vestuário de trabalho resistente à água/chuva, para os colaboradores da sua empresa, tenha em atenção a função e o ambiente de trabalho de cada um dos funcionários. Só assim poderá aferir as condições meteorológicas a que cada um está exposto e providenciar o vestuário de trabalho resistente à água mais adequado a cada função.

Aplicações:

Trabalhadores expostos permanentemente a gotículas de água.