Tecidos e acabamentos

Antiviral

‹ Voltar à página de Tecidos e Acabamentos

O acabamento antiviral dado aos tecidos pode inibir a propagação de vírus e reduzir significativamente o risco de infeção cruzada.

A pesquisa de têxteis antivirais tem recebido uma atenção considerável devido ao surgimento contínuo e global de novas doenças infeciosas. Nos últimos anos, investigadores têm estudado diversos materiais antivirais que podem impedir a propagação e reprodução de vírus eliminando e reduzindo a sua fixação. Este acabamento confere assim uma maior proteção aos utilizadores e também a quem os rodeia. 

O elemento chave no desenvolvimento de um acabamento antiviral é aumentar o ângulo de contacto entre a gotícula (onde normalmente estão os vírus) e a superfície onde essa gotícula cai. Quanto maior for o ângulo de contacto, maior é a capacidade antiviral do acabamento. Para aumentar o ângulo do contacto pode-se, por exemplo, aumentar a rugosidade do acabamento 

O acabamento antiviral com recurso a elementos metálicos nomeadamente prata, zinco e cobre tem vindo a ser amplamente estudado e testado:

Numa infeção viral típica:

  1. A partícula viral adere à parede celular
  2. Penetra na célula
  3. Liberta o seu conteúdo viral
  4. Replica o seu RNA viral.

Os elementos metálicos conseguem interferir  nas fases 1), 2) e 4) de forma a interromper o ciclo de infeção. 

A desvantagem desta tecnologia é a libertação dos iões metálicos, inclusive na lavagem, o que faz com que esta tecnologia seja menos amiga do ambiente

Testes sérios, standardizados e reprodutíveis são essenciais para fazer comparações sólidas e com base científica de modo a que se possa continuar a evoluir

Todos os fornecedores que consultamos garantem e comprovam a elaboração de estudos e certificações que atestam a eficácia antiviral. Num desses estudos, os tecidos foram testados de acordo com a ISO 18184:2019, um teste padrão para determinar a atividade antiviral em produtos têxteis após um período de duas horas, sendo necessário uma redução de 99% da carga viral para comprovar a eficácia do mesmo.

Aplicações:

Trabalhadores de hospitais ou espaços de saúde, trabalhadores em espaços públicos muito movimentados (diminuição da infeção cruzada).

Thank you for wanting to receive information about our products and services.

To subscribe, please enter your e-mail address and click on “Subscribe”.

You can stop receiving our communications by clicking on the link in the footer of any of our newsletters.

Obrigado por querer receber informações sobre os nossos produtos e serviços.

Para efetuar a sua subscrição, por favor insira o seu e-mail e clique em “Subscrever”.

Poderá parar de receber as nossas comunicações, ao clicar no link para o efeito encontrado nos rodapés de qualquer uma das nossas Newsletters.