Na HISI, loja online da UNIFARDAS®, estamos conscientes do rasto ecológico negativo que a indústria têxtil deixa no Mundo. Uma das medidas adotadas, por nós, para minimizar este impacto foi a adoção de uma embalagem de cartão reciclado e reciclável para fazer a sua encomenda chegar até si. Bem sabemos que esta prática não chega para neutralizar a nossa pegada mas aliando-a a outras ações que são já fundamentais para nós é, sem dúvida, mais um passo no caminho certo.
A limpeza anual das praias, após a época balnear, é já uma tradição da nossa empresa juntando funcionários e familiares nesta tão nobre e necessária ação.
Esta limpeza de praia integra o World Cleanup Day - iniciativa internacional que une voluntários, governos e organizações de mais de 190 países. O evento em Portugal é promovido e organizado pela Ciimar, Centro de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto; Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental (CMIA) e pelo The Great Bubble Barrier no âmbito do projeto europeu MAELSTROM, contando estas entidades com o apoio da LIPOR e da UNIFARDAS®.
“Somos responsáveis pelos problemas nos oceanos e precisamos fornecer soluções”
Esta declaração é do Secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, durante a Conferência dos Oceanos da ONU (UNOC), em Portugal, 2022.
Na UNIFARDAS®, temo-nos esforçado para implementar medidas que centrem as operações da empresa numa política de responsabilidade e sustentabilidade ambiental.
A primeira medida tomada por nós, em 2019, foi simples - um dispensador de água e garrafas reutilizáveis para todos os funcionários - e serviu como lançamento para a nossa missão interna de reduzir continuamente o uso de plásticos de utilização única na atividade da empresa.
Desde então que o princípio do desenvolvimento sustentável está integrado nas nossas atividades do dia-a-dia.
Consideramos esta prática – separação do lixo – o elementar e primeiro passo para entrar no mundo da sustentabilidade e, na UNIFARDAS®, já há muitos anos que se pratica esta ação.
Fazemos a separação do papel, plástico, vidro e orgânico em todas as nossas instalações. Fazemos ainda a separação das paletes de madeira utilizadas para suportar cargas e dos resíduos têxteis, nomeadamente tecido branco e tecido de cor. Esta separação do tecido de cor permite que, no caso da reutilização do tecido, ele não tenho que ser tingido de novo uma vez que isso consome consideráveis recursos hídricos e de energia, libertando poluentes durante o processo.
Trabalhamos com uma empresa certificada na recolha de todos estes resíduos, previamente separados por nós, que assegura o início do processo para que este “lixo” de outrora possa recuperar valor e voltar ao mercado.
A UNIFARDAS® colabora com o Espaço T, promovendo a inclusão e ampliando oportunidades de emprego para jovens com necessidades especiais ou marginalizados no mercado laboral, focando em condições de trabalho seguras, superando os padrões mínimos e fomentando programas de formação contínua para o desenvolvimento de competências.
Na UNIFARDAS® mantemo-nos atualizados acerca das novas tecnologias e inovações mais recentes que possam otimizar o nosso processo produtivo tornando-o mais eficiente e próximo do desperdício zero.
A UNIFARDAS® é parceira do Espaço T, uma organização inclusiva, de todos e para todos, sendo nosso objetivo comum aumentar as oportunidades de emprego para jovens com necessidades especiais e/ou que, por algum motivo, tenham sido excluídos do mercado laboral. Neste Espaço, também os imigrantes encontrarão uma rede de apoio na procura de trabalho e habitação.
A UNIFARDAS® demonstra seu compromisso ecológico organizando limpezas de praias no World Cleanup Day e colaborando com a Seaqual para transformar resíduos marinhos em plástico upcycled, usado depois na produção de tecidos sustentáveis, reforçando sua responsabilidade ambiental.
A UNIFARDAS® demonstra seu compromisso ecológico organizando limpezas de praias no World Cleanup Day e colaborando com a Seaqual para transformar resíduos marinhos em plástico upcycled, usado depois na produção de tecidos sustentáveis, reforçando sua responsabilidade ambiental.