You are currently viewing Roupa Sustentável: Unifardas desenvolve coleção para equipa do Chef Rui Paula

Roupa Sustentável: Unifardas desenvolve coleção para equipa do Chef Rui Paula

Roupa Sustentável é uma das últimas tendências da moda que circula no setor do vestuário. Mas será simplesmente um conceito passageiro ou é algo que veio para ficar? 

O que é exatamente Roupa Sustentável?

O movimento da roupa sustentável tem como objetivo criar vestuário que tenha em todas as suas fases produtivas, uma carga ética e ecologicamente correta. Quando falamos de Ética ligada ao vestuário, relacionamos um termo que também prevalece no mundo do consumo consciente, isto é, o termo moda ética refere-se a roupas desenvolvidas que valorizam o bem-estar social e os direitos dos trabalhadores.

O problema é que ser “ético” tende a andar de mãos dadas com a perda de lucro, sendo que por isso mesmo, algumas marcas e empresas mostram alguma relutância em colocar em prática essas ações. Felizmente vê-se cada vez mais, marcas e empresas a adotarem políticas sustentáveis na produção e comercialização dos seus produtos. 

“Roupa sustentável refere-se a vestuário pensado, desenvolvido, fabricado e distribuído de formas não prejudiciais ao meio ambiente” 

O que são Tecidos Sustentáveis?

Os tecidos sustentáveis são geralmente feitos de materiais naturais ou reciclados, para reduzir danos por meio dos processos de produção, propriedades das fibras ou impacto ambiental geral. Estes tecidos podem também contribuir para a redução do desperdício, tratamento de água, redução das emissões e regeneração dos solos. 

No desenvolvimento desta coleção para a equipa do Chef Rui Paula foram utilizados diversos tecidos sustentáveis visto ser esta a principal preocupação do Chef e da sua Equipa; ter um Fardamento de Cozinha Sustentável em defesa do meio ambiente. 

  • Lyocell Tencel: é uma fibra obtida a partir de matérias-primas naturais. Esta é uma fibra que confere ao tecido um toque muito macio e relativamente firme. Graças ao seu toque sedoso é muito suave para a pele podendo ser usado em qualquer peça de roupa.

    Lyocell combina perfeitamente as propriedades de fibras naturais conhecidas: fresco como o linho, aquece como a lã e é mais absorvente do que o algodão. 

    Sendo uma fibra ambientalmente sustentável, o Lyocell apresenta as seguintes características no campo da sustentabilidade: 

    • o tecido Lyocell é naturalmente biodegradável
    • nenhum subproduto prejudicial é gerado na produção de tecido de Lyocell
    • o solvente usado não é libertado para o meio ambiente, pois é reciclado continuamente na produção
    • o processo de produção não é muito demorado, sendo que no total leva apenas cerca de duas horas e meia
    • Em comparação com a produção de outras fibras de celulose, a produção de Lyocell consome significativamente menos água e energia.

 Lyocell promove uma excelente vestibilidade na sua Roupa Sustentável e caimento, tornando-se leve e muito confortável, apresentando as seguintes vantagens

Respirável

Outra grande vantagem do Tencel é que é um tecido particularmente respirável. É por isso que as fibras Tencel são também muito usadas nas roupas desportivas. 

Alta absorção da Humidade

Este tecido tem maior absorção de humidade do que o algodão e respirabilidade natural. Isto faz do tecido Lyocell seja escolha perfeita para pessoas com problemas de transpiração ou para pessoas com pele sensível agravada pela humidade. Lyocell absorve cerca de 50% mais de água do que o algodão, libertando-a diretamente para o meio ambiente, enquanto o algodão teria que ser arejado por muito mais tempo para obter o mesmo efeito. 

Lyocell possui propriedades anti bacterianas devido ao seu controlo de humidade oferecendo um conforto extra à sua Roupa Sustentável. 

Duradouro

Lyocell / Tencel é durável e não se desgasta rapidamente. Também é muito resistente a vincos. 

Adequado para pele sensível

A superfície sedosa e a boa capacidade de absorção de humidade tornam o Lyocell particularmente agradável em peles sensíveis.  

Em forma de resumo as vantagens do uso do Lyocell são as seguintes: 

  • Durabilidade: As fibras são lisas, elásticas e muito resistentes às rugas
  • Anti bacteriano: Lyocell é considerado anti bacteriano devido às suas propriedades de controlo da humidade
  • Textura do Tecido: O tecido produzido com este material possui uma superfície muito lisa e macia. Em termos de toque é bastante macio, respirável, leve e confortável
  • Absorve a Humidade: Este tecido tem uma maior absorção da humidade do que o algodão. Isso torna o tecido Lyocell uma excelente escolha para pessoas com problemas de transpiração ou para pessoas com pele sensível agravada pela humidade
  • Flexível: O tecido de Lyocell é bastante flexível, pois pode ter diversas opções de acabamento, desde um acabamento mais macio e sedoso até a um acabamento mais duro e resistente

Tecido Sustentável criado a partir do Poliéster Reciclado: É do lixo depositado no fundo dos oceanos, mais concretamente os plásticos, que se encontra a matéria-prima para produzir o Poliéster Reciclado que  é aplicado a algumas peças de vestuário desta mesma coleção. 

Seaqual Initiative é uma comunidade muita ativa na luta contra a poluição nos oceanos. Um dos papéis desta organização é reunir indivíduos, empresas e outras organizações para ajudar a limpar os oceanos e consciencializar sobre a questão do plástico presente na vida marinha e  agregarem valor aos resíduos recolhidos. 

A recolha de lixo que a Seaqual coleta, engloba todos os tipos de resíduos; plásticos, metais, vidro, borracha e muitos outros materiais poluentes para a vida marítima.

A Sequal dedica-se a dar uma segunda vida a este material; aqui não se procura materiais para reciclar, mas sim reciclam os materiais encontrados

Mas como esta matéria-prima e este processo é aplicado a esta coleção? 

O lixo marinho encontrado nas nossas praias, no fundo dos oceanos e na superfície dos mesmos é recolhido por estes programas de limpeza. Em seguida, é classificado em diferentes tipos de materiais. A quantidade de plástico é limpa e transformada em Upcycled Plastic nas instalações aprovadas pela Seaqual Initiative. Em seguida, é devolvido à indústria, neste caso específico à indústria têxtil, para ser transformado em produtos novos e sustentáveis. 

Em Portugal existem alguns fabricantes de tecido que apoiam esta iniciativa, transformando o plástico marinho reciclado em fio de tecido cuja composição é composta por Polyester Reciclado Seaqual. 

Depois de este processo, a Unifardas adquire este tecido e como fabricante de vestuário profissional produz estas mesmas peças tendo em conta todas as características e benefícios que queremos proporcionar aos diferentes utilizadores. 

Cozinheiro a usar roupa sustentável fabricada pela Unifardas
Fonte: Chef Rui Paula

Conceito e desenvolvimento da coleção

Para o desenvolvimento da nova coleção tivemos como fonte inspiração a arquitetura e o meio ambiente dos diversos espaços do Chef Rui Paula. Dois pontos que estão localizados numa cidade rodeada por mar e rio com uma paleta de cor de tons neutros (branco e cinzento) e frios (azul e verde), permitiu-nos criar peças (jalecas, calças, aventais e Longsleeve) com um ‘design’ elegante e simples e, ao mesmo tempo moderno e tradicional.

São encontrados detalhes rigorosos e discretos (linhas de costura em contraste; botões escondidos por carcela) acessórios reciclados (botões e fecho) e matérias-primas sustentáveis (poliéster reciclado, algodão orgânico, lyocell). É uma coleção de roupa sustentável que leva à libertação do estigma social que diz que temos de nos vestir de acordo com um género.

Para o desenvolvimento desta coleção foram englobados quatro pontos que se complementam e que caracterizam muito bem o conceito presente:

  • Simplicidade
  • Sustentabilidade
  • Estilo contemporâneo
  • E defesa do tradicional
Cozinheiro a usar uma jaleca feita com tecidos sustentáveis fabricada pela Unifardas
Fonte: Chef Rui Paula

Roupa Sustentável: Conheça os produtos desta coleção

  • Avental de Peito: Avental de peito com mosquetão para ajuste. Aperta com duas alças a passar pelos ilhós. Possui um bolso de cantos retos no lado direito, um acessório para colocar a caneta e outro para segurar o pano do lado esquerdo.
    Este avental além de proteger o utilizador, transmite uma imagem inovadora e moderna além de possuir um grande grau de sustentabilidade.

    Composição:  65% RPet (poliéster reciclado) 35% Tencel Lyocell (fibra sustentável obtida através de matérias-primas naturais)

Cozinheiro vestido com avental para roupa sustentável para cozinha produzido pela unifardas
Fonte: Chef Rui Paula
  • Calça com elástico nas laterais do cinto: Aperta com botão e fecho. A presença de diversos bolsos nesta calça oferece uma arrumação extra, relativamente aos acessórios de trabalho utilizados. Conforto, ‘design’ e sustentabilidade estão bem patentes nesta peça de Vestuário Profissional

    Composição: 67% Polyester Reciclado 29% Viscose e 4% Elastano

    Esta composição além de garantir uma grande sustentabilidade oferece ao utilizador uma frescura e conforto extra, bem como facilita a mobilidade através da presença do elastano nesta peça de vestuário profissional. 

  • Jaleca de Chef: Jaleca com gola chinesa o que confere um aspeto mais elegante e moderno. Esta Jaleca tem na sua composição um tecido sustentável e de qualidade superior, sendo ao mesmo tempo, leve combinando conforto com proteção. Uma Jaleca adequada, tanto em relação ao tecido, modelo e ‘design’ devem ser capazes de resistir aos seguintes perigos:
  1. Calor extremo
  2. Líquidos ferventes
  3. Explosões de vapor
  4. Facas de Chef afiadas e utensílios de cozinha

Um outro aspeto que reforça a sustentabilidade desta coleção é a presença de botões reciclados quer nas Calças, quer na Jaleca de Chef.

Estes botões reciclados são compostos por cerca de 70% de papel reciclado sendo o restante misturado com outras matérias-primas tais como a resina de poliéster. Os materiais biodegradáveis são triturados e transformados em farinha, sendo depois misturados com outras matérias-primas em amassadeiras da indústria da panificação, formando uma pasta que é prensada, cortada em círculos, furada e cozida até à formação dos botões.

Partilhe: