You are currently viewing HISI – A nova geração de Vestuário de Trabalho

HISI – A nova geração de Vestuário de Trabalho

Os acontecimento de 2020 e 2021 criaram as bases para as mudanças nas nossas relações com o vestuário de trabalho, mais concretamente na área da saúde. Tendo em conta  esta grande mudança a Unifardas criou a HISI Collection, coleção de roupa de trabalho direcionada para os profissionais das várias áreas da saúde. 

O mundo está a mudar a um ritmo inédito. Todos nós estamos a incorporar rapidamente novos hábitos e novos estilos de vida e de trabalho. A pandemia do coronavírus tem sido o maior propulsor global das mudanças dos últimos tempos, resultando em novos hábitos de consumo e num novo cenário para as empresas e organizações. 

Neste novo cenário, compreender o que as pessoas necessitam e como criar produtos que lhes trarão os benefícios que elas tanto necessitam é mais importante do que nunca. Deste modo, a HISI Collection está assente em diversos benefícios que queremos oferecer ao utilizador e que sabemos que ele tanto necessita. 

O que exigem os consumidores do mundo atual e de que forma a HISI Collection se encaixa?

À medida que a nossa vida foi mudando, a tecnologia tornou-se mais integral do que nunca. Globalmente, o contacto humano diminuiu e entramos numa fase de um maior distanciamento. Esta pandemia trouxe também um reforço muito grande com as preocupação ambientais por parte dos consumidores, o que forçou marcas e negócios a serem verdadeiramente sustentáveis. O consumidor moderno já começa a estar muito sensível a estas questões de “saúde” do planeta e valoriza muito a sustentabilidade dos processos e dos produtos. 

A questão da sustentabilidade leva-nos a falar de um dos pontos / benefícios dos quais fazem parte do desenvolvimento da HISI Collection.  

HISI Collection e a Sustentabilidade Ambiental

A Sustentabilidade é uma preocupação presente na coleção, que usa Poliéster Reciclado feito a partir de plástico recolhido no oceano (através da iniciativa Seaqual), Poliamida Reciclada, Liocell Tencel ( produzida por processos ambientalmente responsáveis a partir da madeira; matéria-prima natural de origem sustentável), Algodão Orgânico bem como Botões produzidos a partir do papel reciclado

Nesta coleção procuramos dar uma forte componente de sustentabilidade, quer no processo produtivo, quer no produto propriamente dito. Aliamos o design à escolha de matérias-primas sustentáveis e com isso fomos ao encontro do conceito do Ecodesign, ou seja desenvolver produtos ambientalmente sustentáveis e capazes de oferecerem os benefícios que os consumidores procuram.

A Indústria têxtil é considerada uma das mais poluentes do mundo. Tomar uma decisão consciente de adotar medidas sustentáveis por parte das empresas fabricantes é algo fundamental para a defesa do planeta e de todas as pessoas que vivem nele.   

Dentro do tema Sustentabilidade e na defesa do Ecodesign  apoiamo-nos em três pontos para aplicarmos este beneficio à HISI Collection.

  • A qualidade reduz o desperdício – No desenvolvimento da HISI apostamos na qualidade sendo que utilizamos materiais e acabamentos feitos para ter uma maior durabilidade respeitando desse modo o meio ambiente. Por outro lado as roupas produzidas por marcas fast fashion não são feitas para durar – o objetivo é aumentar a rotação de consumo por parte do consumidor.  Um utilizador ao escolher uma marca sustentável que lhe proporciona qualidade, ajuda a reduzir o desperdício e também a quantidade de vestuário que compra. 
  • Compromisso com o ambiente – Um dos valores defendidos e praticados pela Unifardas é contribuir ativamente para a redução da pegada de carbono de toda a cadeia de abastecimento, ou seja, é adotarmos comportamentos e ações que defendam a sustentabilidade ambiental enquanto empresa fabricante de vestuário profissional. Um dos bons exemplos que podemos referir é a criação desta mesma coleção, assente numa politica de sustentabilidade muito sólida. 
  • O melhor para as pessoas – O vestuário sustentável prioriza o respeito dos recursos naturais e a sociedade em todas as suas etapas, valorizando as pessoas envolvidas na produção para incentivar o consumo consciente.  Com base nestes princípios, esta politica de produção ambiental influencia as pessoas a trabalharem com matérias-primas menos poluentes, também produzidas de forma sustentável. Deste modo, a sustentabilidade aplicada ao vestuário de trabalho propõe uma produção mais consciente, sem a exploração de mão de obra e com uma remuneração mais justa. 

Como já referimos anteriormente a escolha e utilização de matérias-primas sustentáveis a serem aplicadas ao produto é que acrescentaram a vertente de sustentabilidade à HISI Collection. Assim sendo, gostaríamos de referenciar dois tipos de materiais que irão conferir inúmeras vantagens às peças de vestuário desta coleção. 

Lyocell a fibra ambientalmente sustentável

Bata médica de senhora da HISI Collection desenvolvida pela Unifardas

Conhecidas pelo seu conforto natural as fibras de Lyocell Tencel são muito versáteis e podem ser combinadas com uma ampla gama de fibras têxteis, como o algodão, poliéster, lã e a seda para aprimorar a estética e a funcionalidade dos tecidos. As propriedades únicas das fibras de Lyocell levam à sua grande resistênciaabsorção de humidade e suavidade para a pele. 

Na HISI Collection utilizamos esta fibra em duas das nossas batas médicas; na bata feminina de médica e na bata para médico.

Esta fibra aplicada ao tecido das batas médicas confere a este vestuário as seguintes características:

Durabilidade

As fibras Lyocell são lisas, elásticas e muito resistentes às rugas, tornando as Batas Médicas muito resistentes, duráveis, muito flexíveis e ergonómicas.

Antibacteriana

Lyocell é considerado antibacteriano devido às suas propriedades de controlo da humidade

Textura do tecido

Este material tem uma superfície muito lisa e macia. Confere uma sensação de suavidade, respirabilidade, leveza e conforto

Absorção da Humidade

Este tecido tem uma maior absorção da humidade do que o algodão. Isso torna o tecido Lyocell uma excelente escolha para pessoas com problemas de transpiração ou para pessoas com pele sensível agravada pela humidade

Flexível

O tecido de Lyocell é bastante flexível pois pode ter diversas opções de acabamento, desde um acabamento mais macio e sedoso até a um acabamento mais duro e resistente

Tecidos Sustentáveis criados a partir de Poliéster Reciclado

É do lixo depositado no fundo dos oceanos, mais concretamente os plásticos, que se encontra a matéria-prima para produzir o Poliéster Reciclado que é aplicado a algumas peças de vestuário da coleção HISI

O lixo marinho encontrado nas nossas praias, no fundo dos oceanos e na superfície dos mesmos é recolhido por estes programas de limpeza. Em seguida, é classificado em diferentes tipos de materiais. A quantidade de plástico é limpa e transformada em Upcycled Plastic nas instalações aprovadas pela Seaqual Initiative. Em seguida, é devolvido à indústria, neste caso especifico à indústria têxtil, para ser transformado em produtos novos e sustentáveis. 

Em Portugal existem alguns fabricantes de tecido que apoiam esta iniciativa, transformando o plástico marinho reciclado em fio de tecido cuja composição é composta por Polyester Reciclado Seaqual. 

Depois de todo este processo, a Unifardas adquire este tecido e como fabricante de vestuário profissional produz estas mesmas peças tendo em conta todas as características e benefícios que queremos proporcionar aos diferentes utilizadores.

Na coleção HISI esta matéria-prima está presente na Long Sleeve Feminina e na Long Sleeve Masculina.  

Detalhe do estampando da long sleeve masculina para ser usado por baixo de uma túnica ou bata médica

HISI Collection e a Proteção Antiviral

Relativamente a esta coleção os clientes podem solicitar a aplicação de um acabamento antiviral. O acabamento dado ao tecido que compõe algumas peças da HISI Collection inibe o crescimento e persistência do vírus no tecido, reduzindo até 99% da carga viral, sendo que existem diversos estudos relativamente a este acabamento que garantem que também contribui para uma maior higienização e controlo de odor. Isto acontece através de um mecanismo que bloqueia a sua ligação nas células hospedeiras, impedindo assim o seu crescimento e proliferação.

O acabamento permite a inibição de vírus, graças à combinação inovadora de tecnologia que utiliza partículas de prata (antimicrobiano), gerando reações antivirais ao atrair o vírus e ligá-los permanentemente aos grupos de enxofre presentes na superfície que envolve o vírus, tendo os testes realizados comprovado a sua eficácia e durabilidade.

Este acabamento é durável e muito resistente à lavagem, mantendo a sua eficiência mesmo após várias lavagens domésticas. Os tecidos tratados foram testados contra o vírus de acordo com a norma ISO 18184: 2019, um teste padrão para a determinação da atividade antiviral em produtos têxteis após um período de duas horas, sendo necessário uma redução em 99% do vírus para comprovar a eficácia do mesmo. Este produto foi testado segundo a norma 18184:2019 contra um coronavírus – human coronavirus 229E (mesma família do SARS-CoV-2) após 50 lavagens, demonstrando uma eficácia de redução de carga viral de 98,3% duas horas após a contaminação do provete de ensaio.

Estilo Sportswear com um design moderno - o conforto acima de tudo

O design aplicado à HISI Collection tem como objetivo proporcionar ao utilizador o maior conforto possível bem necessário ao longo do seu dia de trabalho. Além do conforto, o estilo mais descontraído, mais urbano e sportswear trouxe à HISI Collection uma elegância e uma distinção maior. A tendência sportswear é um estilo que preza pelo conforto em conjunto com a elegância, apostando em combinações e num design mais desportivo, apicado neste caso ao Vestuário Profissional para a área da saúde.

O estilo Sportswear é dado à HISI Collection através dos seguintes pontos:

  • composição de elastano presente nas peças de vestuário que promovem uma maior mobilidade e flexibilidade de movimentos
  • design ergonómico e moderno com pormenores mais desportivos
  • utilização de tecidos que promovem o conforto mas também a resistência e funcionalidade
  • a presença de diversos bolsos é também uma mais valia para guardar os acessórios que necessita para o seu dia de trabalho
Partilhe: