É num ritmo forte e acelerado que a Unifardas está a preparar a sua participação no projeto iTechstyle Green Circle – Sustainability Showcase. É através da criação de um coordenado multifunções, inspirado no vestuário de trabalho moderno, na economia circular e na sustentabilidade ambiental que nos envolvemos nesta participação. O coordenado é constituído por um fato macaco e a parte superior de uma jardineira, o que possibilita a transformação num avental reversível, feito com uma gama de tecidos Ecogreen. Aliás, este tecido é sustentável , feito com 35% Lyocell (fibras de madeira de origem sustentável) e 65% poliéster reciclado mecanicamente a partir de garrafas de plástico.
De modo a contextualizar o desenvolvimento deste conceito e deste tipo de vestuário gostaríamos de lhe dar a conhecer o projeto iTechStyle Green Circle – Sustainability Showcase . Ademais, esta é uma iniciativa que visa promover, a excelência dos produtos têxteis portugueses ao nível da sustentabilidade e da economia circular. Assim sendo, o desafio é direcionado a empresas com projetos de inovação que evidenciem uma componente de responsabilidade ambiental, tal como a integração dos princípios da economia circular.
Dessa forma, a iniciativa organizada pelo CITEVE, em parceria com a Associação Selectiva Moda e curadoria de Paulo Gomes, procura apenas artigos com características devidamente comprovadas e certificadas. Deste modo, este e outros projetos vão ser apresentados nos showcases organizados pelo Green Circle, primeiramento no Modtissimo – a ter lugar entre os dias 23 e 24 de Setembro na Alfândega do Porto – e posteriormente em showcases nas principais feiras têxteis internacionais.
O Fato macaco que se transforma em Jardineira e Avental
Tendo como ponto de partida a área da Hotelaria e Restauração, duas das áreas de atividade que foram mais impactadas pela pandemia Covid-19, levamos como desafio a criação de algo que servisse as necessidades destas áreas de atividade no mundo pós COVID-19.
Sendo assim, criamos uma peça de vestuário multifuncional que permite uma utilização variada através da sua transformação. Este coordenado promove peças que permitem a adaptação às várias atividades dentro da hotelaria e restauração através da sua transformação em diferentes utilizações com diversas funcionalidades.

A polivalência deste fato macaco multifuncional é possível através da utilização de acessórios tais como molas, mosquetões, argolas, fivelas e fechos que facilitam a construção e desconstrução da peça de uma modo rápido, dinâmico e eficaz. Dessa forma, pormenores e detalhes tais como: bolsos que permitem a arrumação e organização dos objetos e pespontos em contraste que tornam a imagem mais elegante estão representados neste coordenado. De maneira idêntica, a paleta de cores estipulada (preto, cinzento e vermelho) remete para a imagem da Unifardas sendo cores extremamente atuais e elegantes.
Esta coleção foi criada para trabalhadores que têm a necessidade de serem versáteis e inovadores sem nunca esquecer o conforto, a segurança, a qualidade, a adptação e a simplicidade. Este é um coordenado de fácil manutenção que se adapta à ocasião e ás necessidades de quem o pretende usar.
Peças que mudam em função do gosto e das necessidades do utilizador.
Acima de tudo é um vestuário profissional multifuncional, inovador e sustentável – o fato macaco que se transforma em jardineira e avental
65% Poliéster reciclado a partir de garrafas de plástico e 35% Lyoncell fibras de madeira de origem sustentável
Adotando a Unifardas uma estratégia de sustentabilidade ambiental, o desenvolvimento deste coordenado inovador tem uma grande preocupação na defesa da sustentabilidade. Assim sendo, usamos a linha de tecidos Ecogreen. Esta é uma linha de tecidos sustentável mas que também eleva o conforto do usuário a um nível mais elevado – uma combinação única. Estes tecidos são fabricados com fibras 100% biocelulósicas de madeira FSC e 100% poliéster reciclado mecanicamente a partir de garrafas de plástico. Além disso, estes tecidos possuem um alto teor biocelulósico, proporcionando um toque muito suave e elasticidade incomparáveis.
Este é um tecido resistente, possuindo altas propriedades mecânicas e apresenta uma excelente capacidade de retenção de cor, garantindo uma aparência duradoura mesmo após repetidas lavagens industriais.

Vantagens fornecidas pelas fibras de Lyoncell
Na última década, as fibras de Lyoncell têm vindo a ser introduzidas no mundo do vestuário de trabalho. Uma das razões principais para o uso desta fibra prende-se com a consciência ambiental na indústria têxtil. Assim sendo, o Lyoncell é uma alternativa interessante ao algodão. Saiba quais as vantagens em usar esta fibra:
- origem sustentável
- tem uma melhor evaporação da humidade, resultando daí uma sensação mais seca e confortável
- fornece um toque macio na pele; as fibras de Lyocell têm uma superficie mais lisa, tornado-se mais agradável na pele
- alto desempenho de cor: as fibras possuem altas propriedades mecânicas e excelente capacidade de retenção da cor, mesmo após repetidas lavagens industriais
- altamente durável
A adoção desta fibra na produção de vestuário de trabalho é mais um passo na defesa da sustentabilidade ambiental. Um dos valores pelo qual nos regemos é pelo compromisso na defesa do meio ambiente. Deste modo estamos a adotar estratégias e medidas para que possamos contribuir ativamente para a redução da pegada de carbono de toda a nossa cadeia de abastecimento
Como é que uma garrafa de plástico é transformada em tecido
Esta coleção de tecidos sustentáveis que utilizamos neste coordenado é originada com fibras de poliéster recicladas mecanicamente feitas com garrafas de plástico misturas com fibras de Lyocell.
Mas como é que uma garrafa de plástico é transformada em tecido?
- Neste processo de reciclagem das garrafas PET, o plástico é transformado em fibras de poliéster. Para que isso aconteça, o primeiro passo é recolher uma grande quantidade de garrafas de plástico que passarão por um processo de lavagem, moagem e secagem. Após essas etapas o PET é transformado num produto que se designa de Flake (floco, objeto ou partículas de pequenas dimensões).
- No próximo passo o Flake é fundido a uma temperatura de 300º C e filtrado de modo a eliminar resíduos sólidos, pedras e metais
- Depois de ser resfriado com água, o material é encaminhado para um procedimento de granulagem. O produto é novamente exposto a uma temperatura elevada, tornando-se numa pasta
- Esta pasta, por fim, passa por uma bomba com saída que contém microfuros que vão separar o material em fibras
- Ao sair da bomba, o material é armazenado em tambores – já em formato de filamentos. Por fim, as fibras de plástico passam por um processo de secagem e são embaladas em fardos
- Nesta etapa o produto está pronto para ser transformado em fios.

Sabia que para fabricar um Uniforme Médico do tamanho M são necessárias 27 garrafas de plástico de 1/2 litro?