You are currently viewing Fardas Hospitalares – Quais as vantagens que este Vestuário lhe oferece

Fardas Hospitalares – Quais as vantagens que este Vestuário lhe oferece

Proteção e segurança sempre foram as prioridades do ser humano. O vestuário mostra-se assim, como um dos pontos que mais contribuíram para a segurança pessoal no trabalho. Neste artigo gostaríamos de lhe falar sobre Fardas Hospitalares e dar-lhe algumas dicas de como deverá escolher as mais indicadas para si.

Hoje em dia, ao ir a um hospital, farmácia ou a um posto de saúde, um dos primeiros símbolos característicos dos profissionais de saúde é o seu Uniforme Profissional. Mesmo inconscientemente, cada um de nós associa cada tipo de uniforme à função desempenhada. É por isso que a escolha correta da Roupa de Trabalho contribui para a sua imagem enquanto profissional e para a confiança que você transmite.  As Fardas Hospitalares também apresentam atributos bem diferenciados quanto aos benefícios procurados de modo a fornecerem todo o conforto e proteção aos utilizadores.

Quem usa Fardas Hospitalares?

Todos reconhecemos os profissionais de saúde pelas famosas Batas Brancas, pelos Pijamas Cirúrgicos e pelas Túnicas Azuis ou Verdes. Se pensarmos bem, este tipo de vestuário não é só usado em ambiente hospitalar. Se você tem animais de estimação, certamente já encontrou um veterinário com um uniforme semelhante, mesmo em farmácias, clinicas dentárias ou em clinicas de fisioterapia. As Fardas Hospitalares, não são exclusivas apenas para médicos ou enfermeiros, sendo necessárias para qualquer profissional da área da saúde. 

Mas porque é que é necessário que todos os que trabalham na área da saúde usem este tipo de vestuário profissional

Os Uniformes Médicos são feitos com materiais especiais e devem cumprir requisitos essenciais de modo a serem adaptados às normas de higiene e saúde pública.

Fardas Hospitalares para que servem e quais as suas vantagens:

  • Conforto: Todo e qualquer profissional de saúde que tenha que contactar com pacientes trabalha em média 8 horas por dia, por isso, necessita de roupas leves que permitam qualquer movimento e garantam o máximo conforto durante o horário de trabalho. 
  • Cores de Identificação: As cores utilizadas nos Pijamas Cirúrgicos são quase sempre o azul, verde e branco. Está cientificamente comprovado que estas cores proporcionam um elevado grau de tranquilidade aos pacientes e por isso foram escolhidas para representar os profissionais deste setor. Além disso, cada uma destas cores representa uma área médica, por exemplo a cor verde representa a cirurgia e emergências médicas e a branca e azul é utilizada por enfermeiros e clinicas especializadas.  
  • Fardas Hospitalares Antibacterianas: Os centros médicos são espaços onde se concentra uma grande número de vírus e bactérias, por isso é essencial que os Uniformes de Saúde, sejam feitos com tecidos respiráveis e se possível antibacterianos. 
  • Tecidos Especiais: Uma grande variedade de tecidos é utilizada para a confeção de Fardas Hospitalares, entre os quais se destacam o algodão, tecidos impermeáveis e tecidos descartáveis. Atualmente também se usam tecidos provenientes da Lyocel Tencell que possui propriedades antibacterianas e muito sustentáveis
  • Lavagem fácil e secagem rápida: As Fardas Hospitalares devem ser lavadas praticamente todos os dias. Esse processo é realizado dentro do próprio hospital sendo que devido ao número elevado de peças de vestuário, é fundamental que os Uniformes Médicos sejam fáceis de lavar e sequem rapidamente.
  • Identificador dos Profissionais de Saúde: É importante que o estilo e a cor do Uniforme sirva para diferenciar médicos, enfermeiros e pacientes. Desta forma, os pacientes são reconhecidos pelas batas largas azuis , as enfermeiras por um pijama cirúrgico azul ou branco e os médicos por um coordenado azul ou verde com uma bata branca. 
Homem e senhora com fardas para profissionais de saúde da marca hisi collection

Características de um bom Uniforme Médico

  • Deve ser feito com tecidos que promovam o Conforto e a Mobilidade do utilizador
  • Este tipo de Uniforme deve ser fabricado com tecidos respiráveis, com boa absorção da humidade e que garanta uma boa resistência a este tipo de vestuário
  • Possibilidade de acabamento antiviral aplicado às Fardas Hospitalares de modo a garantir uma maior proteção ao profissional de saúde e ao paciente
  • O tecido escolhido deverá oferecer ao Uniforme um toque suave e uma sensação de total conforto
  • Design que reforce a elegância e facilite a mobilidade do utilizador

Como escolher as Fardas Hospitalares mais indicadas para a sua organização

Dependendo do tipo de trabalho que faz, necessitará de um tipo de Uniforme que lhe ofereça todo o conforto. É também essencial que esse vestuário facilite a mobilidade durante o seu dia de trabalho. 

  • Pijamas Cirúrgicos: o mais importante ao escolher este coordenado, túnica e calça é que o tecido seja o menos propenso à propagação de micro-organismos, que tenha alguma resistência a substâncias químicas e que ofereça a elegância cada vez mais valorizada pelo utilizador. 
  • Batas Médicas: Usam-se muitas das vezes por cima dos Pijamas Cirúrgicos de modo a protege-los de eventuais derramamentos ou manchas. A Bata Médica serve também para identificar os médicos aos olhos dos pacientes. Na Unifardas poderá encontrar diversos tipos de Batas Médicas, em diferentes tecidos e com um design diferenciado. 
  • Túnica Médica com decote em V:  Além da funcionalidade de uma Túnica Médica com decote em V, este estilo de decote alonga a aparência do pescoço e a proporcionalidade. Os decotes em V tendem a ficar bem em quase todos os tipos e tamanhos de corpo. Os decotes em V também são mais fáceis de vestir e despir. Em termos de moda, o uso de uma linha em V para as batas médicas também tem a ver com a elegância que este formato oferece. 

Processo de Higienização de Fardas Hospitalares

O uso de Fardas Hospitalares envolve o contacto com superfícies, microrganismos e substâncias químicas cuja propagação é um risco que nenhum profissional de saúde deve correr. Por isso, a higienização de Fardas Hospitalares é essencial para cumprir as normas sanitárias. 

  • Limpeza das Fardas Hospitalares: para a limpeza dos uniformes de saúde é necessário considerar fatores como a dureza da água. Quando se trata de Uniformes usados em clinicas ou hospitais é recomendado o uso de um sistema de lavandaria especializada de modo aos possíveis riscos envolvidos ao lavá-los em casa. 
  • Armazenamento: no intervalo de tempo que decorre entre o depósito do Uniforme sujo e a sua lavagem, é importante (no caso de trabalho em hospitais, clínicas ou laboratórios) que o local onde a roupa é guardada tenha as condições adequadas. 

O uso de Uniformes de Saúde é imprescindível para as equipas de trabalho de hospitais, clinicas, postos de saúde, laboratórios, farmácias entre muitos outros. Neste ambientes laborais, os profissionais necessitam de roupas que resistam às condições a que estão submetidos para realizar as suas tarefas da melhor forma possível. Da mesma forma, a personalização desse Vestuário de Trabalho é fundamental quando se trata de equipas de trabalho cuja imagem corporativa está posicionada, pois fornece confiança e credibilidade. Escolher corretamente o Uniforme de Saúde não só oferece segurança no trabalho, como também evita a necessidade de renová-lo constantemente.

Sugestão de Fardas Hospitalares desenvolvidas pela Unifardas

Túnica e Calça Unissexo para ser usado como Uniforme para a área da saúde. Este coordenado  poderá ter um acabamento antiviral reduzindo a carga viral na peça de vestuário até 99%. Este tratamento contribui para uma maior higiene e controlo de odor, através de um mecanismo de desativação de bactérias, impedindo o seu crescimento e proliferação.

Uniforme para a área da saúde com um design e uma ergonomia moderna. Por ser feito em poliéster reciclado é um produto sustentável e amigo do ambiente. O elastano na sua composição confere uma mobilidade , um conforto extra, alta resistência, uma maior durabilidade e uma secagem mais rápida da peça de vestuário

Bata médica com manga comprida e punho com mola. Este tecido confere à peça uma sensação de conforto total, bem como uma suavidade e fluidez do tecido dadas pelas propriedades amigas do ambiente. Esta bata tem na sua composição um grande grau de sustentabilidade, isto porque usa diversos tecidos reciclados, como por exemplo o Poliéster reciclado, transformado através da recolha de garrafas de plástico dos diversos oceanos.

Partilhe: