‹ Voltar à página de Clientes

CASE STUDY

Chef Rui Paula

Da ética se faz boa cozinha

CASE STUDY

À entrada nas cozinhas de Rui Paula, a camisola não se veste apenas como força de expressão. Aqui vive o respeito pelo planeta enquanto fornecedor de boa matéria-prima gastronómica e é visível a dedicação com que ele é cuidado - o combate ao desperdício, a reutilização de recursos, a reciclagem, até as jalecas.

A mão que cuida e trabalha

A circularidade do sistema alimentar está sempre em cima da bancada de Rui Paula. O Chef acredita que uma Natureza bem cuidada devolve recursos de melhor qualidade para trabalhar na cozinha, e por isso alimenta uma relação recíproca: utiliza cada recurso até ao fim para combater o desperdício alimentar, reaproveita tudo o que pode e faz questão de recorrer a produtores com certificado ambiental. 

Esta dança simbiótica obriga, inevitavelmente, a alguns ajustes na forma de cozinhar e de pensar a gastronomia - que tem de acompanhar os ciclos naturais para privilegiar os produtos frescos, locais e da época -, mas a equipa de Rui Paula já conhece os passos de cor. 

“Reciclamos, reutilizamos, repensamos, reaproveitamos e recusamos o que consideramos estar fora dos nossos critérios de sustentabilidade”

garante o Chef Rui Paula.

Jalecas com uma missão

Na procura de uma coleção de roupa de trabalho que, além de exclusiva, estivesse em conformidade com os princípios da sustentabilidade ambiental, Rui Paula encontrou na Unifardas um parceiro com valores éticos idênticos. Da colaboração nasceu um conjunto de peças respiráveis, leves e confortáveis que provam que a roupa técnica também pode ser amiga do ambiente.

Feita por encomenda e de forma exclusiva para o Chef, esta coleção dá corpo ao compromisso de contribuir para a redução do lixo no mundo, utilizando acessórios reciclados e tecidos sustentáveis – como o poliéster reciclado, produzido a partir de plásticos retirados do fundo do mar, recuperados do uso comum ou reaproveitados através da reciclagem de roupa.

Jalecas, aventais e calças foram desenhados e produzidos com a preservação da Natureza em mente, num conjunto sem distinção de género que também cabe na lógica circular.

Avental de peito

Com mosquetão de ajuste e duas alças a passar pelos ilhós. Tem, à direita, um bolso de cantos retos e, à esquerda, um acessório para a caneta e outro para segurar o pano.

65% Poliéster Reciclado

35% Tencel Lyocell

Calça

Com elástico nas laterais do cinto, aperta com botão e fecho (ambos reciclados) e tem vários bolsos para arrumação extra.

67% Poliéster Reciclado

29% Viscose

4% Elastano

Jaleca

Com gola chinesa e botões reciclados, feita com tecido sustentável e de qualidade superior para resistir ao desgaste natural do trabalho em cozinha (calor extremo, líquidos ferventes, explosões de vapor, facas afiadas).

67% Poliéster Reciclado

29% Viscose

4% Elastano

Fazer da ecologia uma tradição

Com as cores das peças da coleção exclusiva de Rui Paula podíamos pintar um retrato de cada um dos espaços do Chef. Uma cidade à beira-mar e um jardim em frente ao rio fazem-se em tons neutros (branco e cinzento) e frios (azul e verde), num casamento harmonioso entre a simplicidade e o detalhe, o tradicional e o contemporâneo, o prático e o sustentável.

Os materiais de cada peça, esses, foram escolhidos com o mesmo cuidado com que são selecionados os ingredientes de um bom prato: foi dada prioridade às fibras biodegradáveis (tencel), aos materiais que aproveitam o lixo recolhido do fundo do mar ou de produtos de consumo (poliéster reciclado) ou de outras indústrias (botões de papel reciclado) e às matérias primas que usam menos água para serem processadas (viscose ecovero). 

No fim, o fabrico da coleção de Rui Paula gastou menos recursos naturais e produziu menos poluentes do que uma coleção tradicional.

Levar a sustentabilidade a outras mesas

Esta coleção sustentável foi criada exclusivamente para o Chef Rui Paula, mas os princípios de conceção podem ser usados na criação de outras coleções personalizadas. 

O potencial dos tecidos ecológicos estende-se muito para lá do trabalho na cozinha e já é usado pela Unifardas em produtos de outras áreas, como as batas médicas - o objetivo será sempre o da máxima otimização, respondendo às necessidades específicas de cada atividade com o menor custo para o ambiente.

CASE STUDY

“O desenvolvimento sustentável está intimamente ligado à responsabilidade social”...“pela implementação de um plano interno de sustentabilidade, estaremos a contribuir para a sustentabilidade global e, ao mesmo tempo, influenciamos todos: colaboradores, fornecedores, produtores, distribuidores e clientes”. 

Também o seu negócio pode beneficiar do poder da natureza para criar roupas de trabalho confortáveis, resistentes e amigas do planeta.

CRIE A SUA COLEÇÃO SUSTENTÁVEL