Calças de trabalho, escolha as mais indicadas para si!

Calças de trabalho, escolha as mais indicadas para si!

Muito se fala da importância do uso de Equipamentos de Proteção Individual adequados para os mais diversos contextos laborais. No entanto, o maior ênfase é colocado em capacetes, botas e equipamentos de proteção facial, sendo que raramente se fala da importância do uso de calças de trabalho adequadas. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, as calças de trabalho não são de forma alguma semelhantes às calças convencionais. O seu objetivo é proteger o utilizador dos perigos do local de trabalho e também fornecer uma arrumação extra dos utensílios de trabalho usados pelos utilizadores. 

A roupa de trabalho, normalmente é mais técnica que aquela que usamos nos tempos livres, mas isso não significa que tenha que ser uma “dor de cabeça” a escolha do vestuário profissional para a sua empresa. No que toca a calças de trabalho esqueça as calças pretas de corte direito e pernas vincadas, porque há muito mais opções elegantes que poderá usar sem comprometer o dress code da sua empresa bem como as características técnicas a que a sua função profissional obriga.

Escolher de uma forma assertiva as fardas de trabalho de modo a sentir-se confortável e seguro no ambiente laboral é fundamental. Mas como pode saber se fez a escolha acertada? Para responder a essa questão, a Unifardas elaborou este artigo sobre os diversos tipos de calças de trabalho de modo a puder ajudá-lo aquando da compra desta peça de vestuário profissional.

Artigo do Blog sobre calças de trabalho da Unifardas

Calças de Trabalho - quais os pontos a ter em conta?

Ao contrário das calças do dia a dia, as calças de trabalho são desenvolvidas com tecidos e acabamentos mais resistentes e de alta qualidade, o que permite uma proteção mais durável do que as calças casuais fornecem. As calças para workwear geralmente são feitas com uma mistura de poliéster, algodão, ganga ou outro qualquer material mais resistente, possuindo muitas vezes multibolsos bem como uma costura dupla para garantir a sua resistência aquando de movimentos de desgaste. 

As calças de trabalho, essencialmente na área da indústria, têm uma utilização bem como um desgaste maior, pelo que é muito importante desenvolver características que reforcem a sua durabilidade e resistência. Existem muitos estilos diferentes de calças de trabalho, sendo que cada uma é projetada para um uso especifico. Por exemplo, as calças de trabalho multibolsos permitem que o trabalhador guarde alguns acessórios e itens que trabalho sem ter que usar outro tipo de complemento ao uso de vestuário de trabalho. Independentemente do estilo de calças escolhido, o fundamental é garantir que elas se ajustam corretamente ao tipo de trabalho efetuado, que sejam confortáveis e que ofereçam a segurança ideal para o tipo de condições em que o utilizador trabalha. 

Alguns dos perigos mais comuns no local de trabalho podem ser evitados com o uso de calças de trabalho apropriadas. As lacerações são o tipo mais comuns de lesão que podem ser prevenidas ao usar umas calças resistentes que ajudam a reduzir as hipóteses de objetos pontiagudos causarem algum ferimento ao trabalhador.  Este tipo de acidente é muito comum em ambientes de construção, pois existem muitos objetos pontiagudos presentes. Assim sendo, é importante ter todas as partes do corpo bem protegidas incluindo as pernas. 

Homem vestido com calças de trabalho com retardador de chama

As calças de trabalho com retardador de chama são usadas principalmente por trabalhadores que lidam com materiais combustíveis ou com grandes fontes de calor. Este tipo de vestuário de trabalho com acabamento retardador de chama é usado principalmente para proteger contra incêndios, grandes fontes de calor e arco elétrico.

Uma das principais confusões é que os utilizadores acreditam que o vestuário retardador de chama é 100% resistente ao fogo. No entanto isto não corresponde à verdade, isto porque este tipo de tecido tem a função de retardar e interferir com o processo de combustão, significando isto, que os materiais de roupa de trabalho retardadores de chama não derreterão na pele como os tecidos sem este tipo de acabamento. 

 

Calças de Trabalho tendo em conta o seu setor de atividade

De forma a ficar a conhecer as calças de trabalho mais adequadas para a sua área de atividade deixamos-lhe alguns exemplos desta peça de vestuário profissional e suas principais características: 

Calça de Trabalho para Indústria ou Construção

Calça de homem com reforço no joelho permitindo uma proteção e uma resistência maior nessa parte do corpo do utilizador. Esta calça fecha com zip e botão. Trata-se de uma peça de vestuário profissional bastante confortável e resistente. Possui igualmente diversos bolsos que lhe confere bastante arrumação para os seus acessórios de trabalho. Os contrastes conferem a esta calça uma beleza e um design diferenciador. Poderá usar a cor da sua empresa nos contrastes, de modo a reforçar a sua identidade corporativa. 

 Calça de senhora com bolso na perna. Confere-lhe uma elegância extra devido aos contrastes existentes. Calça ideal para trabalhos que requerem resistência aos movimentos de desgaste. Pala lateral no bolso da perna direita em contraste. Aperta com botão e zip. Calça extremamente confortável e com um corte moderno

"A escolha do tecido para umas calças de trabalho é algo muito importante. Para áreas de atividade tais como a Indústria é importante escolher um tecido resistente e com uma gramagem mais alta, para áreas como a saúde ou hotelaria os tecidos podem ser mais leves e frescos"

Calças de Trabalho para Hotelaria e Restauração

Tecido ligeiro, funcional e confortável. Calça ideal para hotelaria e restauração. Confere-lhe uma imagem elegante e distinta, algo muito importante nesta área de atividade. Calça ajustável ao corpo, fecha com botão e zip. Facilita a mobilidade do utilizador sendo também uma calça resistente e duradoura

Calça de senhora, aperta com fecho e botão. Confere um aspeto muito elegante possuindo uma excelente vestibilidade. Calça muito confortável e respirável graças à sua composição. Por ser uma calça com um design moderno pode ser utilizada em diversas áreas de negócio, entre as quais Hotelaria e Restauração.

 

"As calças de trabalho podem conferir-lhe um aspeto elegante, muito valorizado em algumas áreas de atividade. Explore essa mais valia que essa peça de vestuário lhe dá"

Calças de Trabalho para Estética

Calças de homem e de mulher indicadas para a área dos serviços, como por exemplo estética. Calças leves e de fácil manutenção de modo a tornarem-se confortáveis. Calça com elástico no cinto de modo a ajustar-se da melhor forma ao utilizador. Peça de vestuário de trabalho que promove a mobilidade e a flexibilidade devido à estrutura do seu modelo.

Calças de Trabalho para Saúde

Calça de Trabalho Unissexo para profissionais das diversas áreas da saúde. Esta calça para fisioterapia poderá ter um acabamento antiviral reduzindo a carga viral na peça de vestuário até 99%. Elástico no fundo da perna dá a esta calça uma imagem mais moderna e um conceito mais sportswear. O tecido usado nas calças para fisioterapia caracteriza-se por ser um tecido de elevada qualidade, de fácil manutenção tendo sido desenvolvido para satisfazer as exigências de um utilizador moderno

Calça de trabalho unissexo para roupa hospitalar. O tecido usado é uma fibra de nylon reciclada e eco sustentável obtida de matéria-prima regenerada e atende aos critérios e requisitos da rastreabilidade moderna. A presença das duas pinças no traseiro ajuda no ajuste da calça. Este tecido confere à peça uma sensação de conforto total, bem como uma suavidade e fluidez do tecido dadas pelas propriedades amigas do ambiente.

É um facto que cada tipo de ambiente necessita de diferentes tipos de calças de trabalho devendo-se escolher em conformidade. Calças de trabalho são usadas com frequência e por isso são feitas para serem duráveis e facilmente laváveis. Estas peças de vestuário de trabalho normalmente são feitas com materiais de alta qualidade que permitem garantir uma maior resistência tendo em conta o desgaste do tempo e o uso excessivo. Estas calças são geralmente fabricadas tento em conta as exigências dos utilizadores e por isso nunca se deve comprometer a qualidade dos produtos. 

Partilhe: