
Em alguns ambientes de trabalho, a acumulação de eletricidade estática representa um risco significativo.
Desde a produção de componentes elétricos sensíveis até ao manuseamento de substâncias inflamáveis, uma simples descarga eletrostática pode causar danos materiais avultados, falhas de equipamentos ou, até mesmo, causar incêndios e explosões.
Para reduzir estes perigos, a adoção de medidas de segurança rigorosas é essencial.
É aqui que entram os uniformes antiestáticos, peças de vestuário projetadas especificamente para controlar e dissipar as cargas elétricas geradas pelo corpo humano e pelo atrito com outros materiais.

Este tipo de vestuário antiestático é um equipamento de proteção individual (EPI) fabricado com tecidos especiais que impedem a acumulação de eletricidade estática na superfície da roupa e no corpo do utilizador.
O tecido antiestático, referido frequentemente como “seda condutora”, é a chave para a segurança em áreas sensíveis.
As principais matérias-primas são as fibras condutoras, misturadas com tecido misto ou poliéster/algodão. Estas fibras sintéticas antiestáticas criam uma rede capaz de recolher e libertar de forma segura a carga estática. Dessa forma, há a garantia que não ocorrem descargas perigosas.
Os uniformes antiestáticos são extremamente importantes no local de trabalho porque a descarga eletrostática pode danificar irreversivelmente componentes microeletrónicos, como chips e placas de circuito, causar ignição de gases ou poeiras presentes no ambiente e, ainda, provocar desconforto ou choques ao trabalhador.
Por isso, a propriedade antiestática do uniforme cria um caminho seguro para a descarga da eletricidade.
As fibras condutoras no tecido distribuem uniformemente qualquer carga elétrica acumulada e descarregam-na para o solo, através de calçado e pavimentos adequados, ou para o ar de forma controlada.
Dessa forma, previne a formação de uma faísca ou descarga repentina.
Uma das características essenciais é a integração de filamentos condutores na estrutura do tecido, que garantem a continuidade elétrica em toda a superfície do vestuário, permitindo que a carga seja dissipada eficazmente.
O design do vestuário antiestático também é essencial, que visa minimizar a geração de partículas e a exposição. Os botões integrados por carcelas revestidas é um exemplo disso, obedecendo às regras de segurança a ter neste tipo de produto e de utilização.
Além disso, deve ser resistente à lavagem sem perder as suas propriedades de antiestatismo. Deve, ainda, garantir o conforto do trabalhador com tecidos leves e respiráveis.
Ao abrigo da legislação sobre uniformes de trabalho em Portugal, este tipo de uniformes de trabalho estão obrigados a cumprir normas internacionais, como a EN 1149-5 (para atmosferas explosivas) ou EN 61340-5-1 (para proteção de eletrónica sensível).

A utilização de batas antiestáticas oferece várias vantagens para os colaboradores que trabalham em ambientes onde a eletricidade estática pode ser um problema.
Desde a proteção contra a eletricidade estática até à conformidade com regulamentos específicos do setor, enumeramos sete vantagens que fazem com que optar por este vestuário no trabalho seja uma escolha benéfica e valiosa.
Em ambientes industriais, laboratórios e áreas de produção onde existem equipamentos eletrónicos ou sensíveis à eletricidade estática, a bata antiestática ajuda a evitar danos causados por descargas eletrostáticas.
Ou seja, o tecido antiestático garante assim a integridade e a qualidade dos produtos fabricados, prevenindo prejuízos financeiros e reputacionais da empresa.
Em ambientes onde substâncias inflamáveis ou explosivas estão presentes, como indústrias químicas ou farmacêuticas, a eletricidade estática pode ser uma fonte de ignição.
O uso de batas antiestáticas no uniforme de trabalho reduz o risco de acidentes causados por descargas de eletricidade estática nesses locais.
Por exemplo, a bata antiestática da Unifardas conta com a função livre de poeira e antiestática para prevenir eficazmente o dano dos componentes eletrónicos, sendo frequentemente utilizadas na indústria de dispositivos médicos e eletrónicos.
Em ambientes controlados, como salas limpas, laboratórios de pesquisa ou instalações de manufatura, a eletricidade estática pode atrair partículas de poeira e contaminantes, comprometendo a qualidade dos produtos ou pesquisas.
O vestuário antiestático ajuda a reduzir esse risco, evitando a atração de partículas carregadas e ajudando a manter os padrões de higiene essenciais em setores como o farmacêutico e o alimentar.
O tecido protege o trabalhador que lida com substâncias inflamáveis, minimizando o risco de lesões ou choques elétricos.
Por isso, este equipamento contribui para um ambiente de trabalho mais seguro, reduzindo o risco de descargas elétricas.
Os uniformes antiestáticos são fabricados com materiais leves e respiráveis, proporcionando conforto ao trabalhador mesmo em ambientes quentes.
Apesar da sua função técnica, permitindo a liberdade de movimento e o design ergonómico, o que melhora o conforto durante períodos prolongados de uso.
O uso destes uniformes permite que as empresas cumpram as regulamentações de segurança nacionais e internacionais, particularmente aquelas que exigem o uso de equipamentos de proteção específicos, como ambientes de produção eletrónica.
Além da conformidade normativa, o uso da bata antiestática demonstra o compromisso da organização com a proteção dos colaboradores.
Este uniforme também reduz custos associados a reparações e substituição de equipamentos danificados.
Assim, minimiza-se o desperdício de recursos financeiros, refletindo-se na redução dos custos operacionais.
A bata antiestática é indicada para setores industriais onde exista o risco de acumulação de carga eletrostática com potencial para causar danos a equipamentos, produtos ou, criticamente, ferir pessoas.
Encontra aplicação em indústrias com atmosferas potencialmente explosivas, tais como:
Os uniformes antiestáticos são essenciais em locais onde a acumulação de eletricidade estática constitui um risco, reduzindo o risco de acidentes causados por descargas eletroestáticas.
Nesse sentido, este equipamento deve fazer parte do kit essencial para os funcionários, protegendo-os e salvaguardando-os de qualquer imprevisto.
Na Unifardas, existem disponíveis diferentes modelos de uniformes antiestáticos, como a bata de senhora antiestática para a área industrial ou a versão masculina da mesma.
To subscribe, please enter your e-mail address and click on “Subscribe”.
You can stop receiving our communications by clicking on the link in the footer of any of our newsletters.
Para efetuar a sua subscrição, por favor insira o seu e-mail e clique em “Subscrever”.
Poderá parar de receber as nossas comunicações, ao clicar no link para o efeito encontrado nos rodapés de qualquer uma das nossas Newsletters.