Vestuário de Trabalho – as 5 vantagens em utilizar este tipo de Vestuário

Vestuário de Trabalho – as 5 vantagens em utilizar este tipo de Vestuário

Dependendo do tipo de ambiente e setor de atividade em que a empresa está inserida, o uso de Vestuário de Trabalho pode ter um impacto muito poderoso tanto nos funcionários quanto nos clientes e no mercado em geral. 

Ter um Uniforme de Trabalho Profissional pode ajudar a impulsionar a imagem da marca, aumentando o conhecimento da mesma, ajuda também a criar uma imagem profissional, promove a lealdade da empresa, confere segurança aos trabalhadores da empresa e promove a formação de equipas no local de trabalho. 

A imagem de uma empresa nasce da perceção de como é vista por parte do público, tendo em conta uma grande quantidade de fatores entre eles os valores que a empresa defende, a sua atividade profissional e o seu grau de profissionalismo e credibilidade junto do mercado. Além disso, a criação dessa mesma identidade passa muito pelo vestuário de trabalho que os colaboradores das empresas exibem no seu dia a dia. A utilização de uma forma mais generalizada de vestuário de trabalho, surgiu da necessidade de conjugar a imagem da empresa à necessidade de segurança e proteção por parte dos utilizadores desse vestuário.

Vestuário de Trabalho como reforço da imagem corporativa da marca

As fardas profissionais já não são mais vistas apenas como uma forma de padronização do funcionário, mas sim como uma “ferramenta” de criação de uma imagem corporativa forte por parte da marca que transmite credibilidade, grandeza, sendo muitas das vezes o principal fator de identificação da marca e da organização. Depois disso e aliado a esses fatores de criação de uma imagem corporativa mais forte, a questão da segurança, do conforto e da melhoria do trabalho também são fatores que as empresas têm em conta ao adotarem a utilização de um vestuário de trabalho de qualidade.

Embora os Uniformes de Trabalho e o Dress Code das empresas tenham-se tornado mais “descontraídos” do que costumavam ser, ainda existem muitas atividades profissionais que exigem um uniforme mais tradicional de modo a ajudar a transmitir uma mensagem, emoção ou identidade de uma marca especifica, reforçando o poder que um Uniforme de Trabalho representa. 

Homem e senhora vestidos com com vestuário de trabalho da unifardas para a área da saúde

Qual a importância do Vestuário de Trabalho?

Qualquer que seja a área de atividade de uma empresa, é importante que o utilizador se vista de forma adequada e profissionalmente regular. 

Quando um trabalhador se sente confortável no seu posto de trabalho é mais provável que tenha uma maior produtividade e se sinta confiante na realização das suas tarefas. Sob o ponto de vista das empresas os Uniformes também desempenham um papel muito importante, entre os quais destacamos:

  • transmite uma imagem profissional da marca ou empresa
  • reforça o senso de confiança dos clientes
  • oferece proteção e segurança
  • funciona como uma excelente ferramenta de marketing

O uso de Vestuário de Trabalho é uma aposta cada vez maior por parte das empresas com o objetivo de projetar a sua imagem corporativa e facilitar o reconhecimento da sua marca. Esta aposta prende-se com o reconhecimento das inúmeras vantagens que este tipo de vestuário oferece aos trabalhadores e às empresas. 

As 5 vantagens em utilizar Vestuário de Trabalho

Assim sendo, deixamos-lhe 5 vantagens que vai obter ao permitir que os colaboradores da sua empresa usem um vestuário de trabalho adequado às suas necessidades.

  • Melhor desempenho e brio profissional – As condições de segurança, higiene e saúde no local de trabalho estão diretamente relacionadas com a produtividade do trabalhador. O colaborador irá sentir-se mais motivado e o seu desempenho profissional será com toda a certeza maior se tiver todas as condições salvaguardas, entre as quais a segurança que um bom vestuário de trabalho lhe oferece.
  • Reforço da imagem corporativa da empresa – O uso de vestuário de trabalho é um excelente elemento na criação da uma imagem corporativa sólida. Transmite uma imagem forte e de confiança para o exterior (clientes e fornecedores) mas também envolve os colaboradores na construção da imagem da empresa. Os uniformes de trabalho identificam a empresa pela cor, pelo logótipo e até pelos acessórios o que é importante para que esta seja reconhecida por todos os que com ela contactam.

Segurança, conforto, brio profissional, imagem de marca são pontos a seu favor! 

  • Vestuário de trabalho como uma ferramenta de comunicação – O uso correto das fardas de trabalho é uma forma da empresa ser lembrada sempre que os colaboradores que a usam forem vistos, quer internamente quer a nível externo. Com este tipo de marketing indireto a empresa consegue elevar o nome da marca a patamares que outras formas de divulgação muitas vezes não conseguem.
  • Colaboradores mais integrados – É aqui que a expressão “vestir a camisola” faz mais sentido. Ao usarem vestuário profissional, os funcionários sentem-se mais envolvidos com a empresa. Todos se passam a sentir mais integrados no local de trabalho com uma sensação de igualdade que é muito vantajosa num ambiente corporativo.
  • Fim dos problemas de roupas inadequadas – Quando não existe a obrigatoriedade de usar vestuário profissional, os colaboradores podem usar livremente a roupa que bem entenderem para o exercício da sua atividade profissional. Isso poderá acarretar um uso de roupas inadequadas. Usar roupas muito curtas ou informais não é o indicado em ambiente de trabalho. Até por uma questão de segurança, usar vestuário de trabalho adequado à catividade profissional é um ponto fulcral.

Estas são as grandes vantagens que a Unifardas aponta como sendo as mais importantes no uso de vestuário de trabalho adequado às especificidades da sua empresa. 

Partilhe: