You are currently viewing Uniformes Profissionais – Saiba como tirar as medidas de forma correta

Uniformes Profissionais – Saiba como tirar as medidas de forma correta

Se é difícil escolher os tamanhos de roupa causal corretos, imagine como será fazê-lo quando se trata de Uniformes Profissionais. 

No momento de adquirir vestuário profissional é fundamental ter em atenção que os seus colaboradores possuem medidas corporais diferentes entre eles. Comprar peças de vestuário de trabalho com o mesmo tamanho para todos os colaboradores demonstra uma falta de preocupação para com a equipa de trabalho bem como poderá colocar em risco a segurança do utilizador na realização das suas atividades laborais.

Uma farda profissional adequada a cada utilizador além de motivar o colaborador, deixa-o vaidoso em usar esse mesmo vestuário bem como reforça a imagem corporativa da empresa e marca posição aos olhos dos clientes e fornecedores.

Antes de tirar as medidas corporais dos colaboradores da sua empresa para os Uniformes Profissionais que vão usar, algumas considerações devem ser consideradas. Na altura de tirar as medidas, os colaboradores deverão usar roupas mais leves e finas de modo que essas medidas representem a realidade o mais próximo possível. 

Todas as medições, devem ser feitas em pé e na posição vertical. Recomendamos que use uma fita métrica flexível, pois as de metal limitam o movimento e a curvatura, algo essencial para medir as circunferências, quadril, busto e ombros.

De modo a tornar esta informação completa e de fácil entendimento fizemos um passo a passo que a irá guiar acerca das etapas a seguir. 

Uniformes Profissionais - Como tirar medidas corporais para um ajuste perfeito?

Um dos pontos-chave na altura de utilizar Vestuário Profissional, é usar o tamanho adequado de modo a garantir o maior nível de proteção mas também de elegância e conforto

Tirar as medidas corporais de uma forma assertiva é um dos pontos fundamentais para se conseguir um melhor ajuste quando falamos de Uniformes Profissionais.

Recomendamos o máximo de atenção e cuidado possível durante o processo de medição, pois este passo é fundamental para que ao vestir uma peça de Vestuário Profissional, essa mesmo tenha um caimento perfeito e uma boa vestibilidade. Assim sendo, dê o máximo de atenção a esta questão de modo a obter os Uniformes Profissionais mais adequados a cada colaborador da sua empresa. 

Fita métrica a ser usada para tirar medidas para fabrico de Uniformes Profissionais

Uniformes Profissionais - Como tirar as medidas dos ombros

Para tirar a medida correta dos ombros, necessita de saber a sua largura. Para fazer isso, devem ser identificados dois pontos-chave: o que marca a transição entre o pescoço, ombro e braço e o que indica a extremidade do ombro. 

  • Para a base do pescoço deve procurar um ponto de recuo que fica logo antes da curva do ombro na parte superior
  • Para localizar a extremidade do ombro, deve fixar como ponto de referência o acrômio, o osso que se tende a projetar e marca o ponto onde o ombro e o braço se encontram.

Após obter os pontos, meça o espaço entre eles usando uma fita métrica. Deve ter em mente que o medidor não pode ser reto, mas deve, sim, ser levemente dobrado assim como a curva dos ombros de modo a obter as medidas corretas. 

Poderá também medir os ombros de frente, colocando a fita métrica horizontalmente, de ombro a ombro, a cerca de um centímetro do pescoço.

Uniformes Profissionais - Como tirar as medidas dos braços

Para saber o tamanho da circunferência dos seus braços deve colocar a fita métrica no centro do músculo, bícep. Ou seja, deve colocá-lo apenas a meio “caminho” entre o cotovelo e o ombro. Esta circunferência irá dar-lhe a medida da largura do braço. 

Caso o que você pretenda é medir o comprimento do braço, deve colocar a fita métrica acima do ombro e descer pelo braço até chegar à ponta do dedo médio da mão. A medida resultante corresponderá ao comprimento do braço. 

Lembre-se que o rigor nas medidas é um ponto fundamental de modo a ter os Uniformes Profissionais mais adequados a cada um dos seus colaboradores, garantindo assim o conforto e a proteção sempre necessária. 

Uniformes Profissionais - Como medir o peito?

Para tirar corretamente as medidas do peito, os seus colaboradores deverão estar de pé e colocar a fita métrica ao redor do busto. A fita deverá ser colocada no contorno do peito, sob os braços e acima da parte mais saliente do busto. O ponto onde a fita métrica encontra a circunferência será a marca que indicará a medida do seu peito. 

Uniformes Profissionais - Como medir a cintura?

Para medir a circunferência da cintura deve seguir um processo semelhante ao de medir o peito. Coloque a fita métrica à volta da cintura, logo acima da parte superior do osso da anca, na altura do umbigo. Envolva a cintura com a fita métrica, circundando o abdómen e as costas. 

Segure as pontas da fita métrica e quando elas se unirem poderá verificar a medida da cintura. De modo a obter a medida correta, recomendamos que execute este processo de medição duas vezes. Se o resultado corresponder, a medição está correta, mas se ambas as medições variarem repita o processo uma terceira vez e faça uma média com as três medições. 

Uniformes Profissionais - Como saber as medidas das pernas?

Para medir o comprimento total das pernas, necessitará de colocar a ponta de fita métrica de lado na altura da cintura. A partir dessa posição inicial, solte a fita da anca até ao tornozelo. A medida marcada pela fita corresponderá ao comprimento da perna. 

Caso queira saber a medida das coxas (parte mais larga das pernas), terá que enrolar a fita métrica na parte mais larga da coxa, ou seja, a parte superior logo abaixo das nádegas. 

Uniformes Profissionais adequados aos colaboradores da sua empresa fazem uma enorme diferença quanto ao Conforto, ao nível da Proteção e quando à Elegância oferecida. Por um Uniforme bem ajustado queremos dizer que se trata de um vestuário que se adapta à forma do corpo do utilizador, permitindo a mobilidade desejada e não adiciona volume extra desnecessário. Bainhas que estão na medida correta, costuras que não puxam, mangas que não se precisa de enrolar no comprimento e sobretudo Uniformes Profissionais que não fazem o utilizador parecer desleixado é algo fundamental num Vestuário de Trabalho adequado.  

Quais as Principais Normas de Proteção do Vestuário de Trabalho?

O vestuário profissional de proteção desempenha um papel crucial em garantir a segurança e o bem-estar dos trabalhadores numa ampla gama de setores industriais. Em Portugal, existem várias normas de proteção e regulamentos que regem o design, produção e uso adequado do vestuário de proteção. Neste artigo, iremos explorar as

Read More
Conforto, Proteção, Durabilidade através das Fardas Industriais

A Unifardas tem o prazer de anunciar o lançamento da sua mais recente coleção de fardas industriais, desenvolvida para satisfazer as necessidades dos trabalhadores das diversas áreas indústrias. Esta nova linha de vestuário profissional inclui uma variedade de peças, desde coletes e calças de trabalho até jardineiras, fatos macaco e

Read More
Fardas para Saúde e Bem-Estar: Conheça os Benefícios que lhe oferecemos

Seja qual for o ambiente profissional, o vestuário de trabalho desempenha um papel crucial na expressão da identidade, conforto e funcionalidade. Na procura de uma solução que vá ao encontro das exigências rigorosas do setor de saúde e bem-estar, a HISI apresenta a sua mais recente coleção, combinando estilo e

Read More
Partilhe: