You are currently viewing Casaco Polar para Farda de Trabalho: Saiba quais os Benefícios que esta peça de vestuário lhe oferece

Casaco Polar para Farda de Trabalho: Saiba quais os Benefícios que esta peça de vestuário lhe oferece

Com a chegada do Outono e do Inverno é muito normal encontrar situações de frio intenso. É por isso que nos devemos proteger tanto quanto possível e ter roupas de trabalho que nos protejam dessas condições climatéricas, ainda mais se trabalharmos ao ar livre. O Casaco Polar é uma das excelentes “inovações” da indústria têxtil de modo a combater o frio. Combina leveza, proteção contra baixas temperaturas, com um material sintético, durável e muito utilizado no mundo da roupa de trabalho

O que é o tecido Polar?

O tecido polar ou polar fleece (em inglês), que compõe o Casaco Polar , representa uma alternativa  da lã, mas numa composição sintética, de ótimo isolamento térmico e fabricado em máquinas circulares. É também um tecido cuja relação peso/pelagem é muito favorável, pois apesar de ser muito leve é também muito quente. O melhor tecido é o que é produzido em Poliéster Fiado. O Casaco Polar ganha assim um toque mais “fofo”, o que lhe confere a característica de ter mais volume e menos peso

O tecido mais utilizado neste tipo de vestuário é feito com ambas as faces cardadas sendo que uma delas passa por um processo de anti-pilling  de modo a evitar a formação de borboto, que geralmente podem aparecer nas roupas de poliéster. 

O tecido polar funciona como um isolamento térmico de malha sintética, sempre apresentado como um substituto da lã. Embora a lã seja uma fibra “quente”, que ainda mantém as suas características quando molhada, o uso da fibra sintética tem algumas vantagens sobre a lã: tem a mesma capacidade de isolamento do calor mas com um peso menor, por ser uma fibra sintética tem uma secagem mais rápida, maior respirabilidade e melhor retenção do calor. Assim sendo, a sua principal função é reter o calor gerado pelo corpo, evitando assim o seu arrefecimento ao mesmo tempo que permite uma boa circulação do ar. 

Hoje em dia temos uma boa compreensão de como o corpo reage ao frio. Conhecendo também as propriedades de certos materiais, desenvolvemos e fabricamos Vestuário de Trabalho feitos com uma ampla variedade de tecidos. 

Para que as roupas polares funcionem de maneira eficaz é necessário que: 

  • Mantenham o corpo quente e retenham esse calor de forma efetiva
  • Permitam que a transpiração de disperse 
  • Permita movimentos livres
  • Mantenha o conforto do utilizador em qualquer clima
Casaco Polar Vermelho fabricado pela Unifardas para Roupa de Trabalho
Casaco Polar desenvolvido num Projeto 3D pela Unifardas

Vantagens em usar este tipo de tecido no seu Casaco Polar

Existem diversas vantagens que este tipo de tecido oferece ao seu Casaco Polar ou a outra peça de vestuário de trabalho que use este mesmo tecido. Entre os diversos benefícios gostaríamos de realçar os seguintes: 

  • Confere ao seu Casaco Polar um grande conforto e suavidade
  • Torna o seu Casaco Polar muito quente e leve
  • Material hidrofóbico, que retém menos de 1% do seu peso em água quando completamente embebido facilitando simultaneamente a respiração
  • O casaco polar feito com este tecido é lavável na máquina secando rapidamente. Algumas instruções recomendam que a temperatura máxima da água não seja superior aos 30ºC não aconselhando o uso de ferro de engomar
  • Esta fibra sintética é uma excelente alternativa para quem tem alergia ou sensibilidade à lã
  • O Casaco Polar é uma excelente peça de Roupa de Trabalho de Inverno, pois garante-lhe uma proteção eficaz contra o frio
  •  Secagem rápida sendo que retém muita da sua capacidade de isolamento mesmo quando molhado, devido às suas propriedades hidrofóbicas.

Polar ou Micropolar? Qual a melhor solução para o seu Casaco Polar?

Muita das vezes ao comprar um determinado produto, fazemos essa aquisição pois só temos conhecimento desse mesmo produto e não conhecemos outras opções que até podem ser as mais indicadas para nós e para a nossa empresa. Assim sendo, gostaríamos de lhe dar a conhecer um outro conceito; tecido Micropolar.

Quando falamos de Polar e Micropolar podemos concluir que ambos os materiais possuem uma estrutura no seu tecido que criam pequenas bolsas de ar, retendo o calor e facilitando a circulação da humidade. Assim sendo estes dois tecidos, têm uma leveza maior do que por exemplo o algodão, retendo o calor e secando muito mais rápido

A diferença é que o micropolar é um tecido mais leve e fechado. 

As diferenças entre Polar e Micropolar são: 

Polar: 

  • Tecido um pouco mais volumoso
  • Peso de 300 gramas por metro quadrado ( em média)
  • Espessura média do tecido 3 milímetros

Micropolar: 

  • Tecido mais leve
  • Peso até 150 gramas por metro quadrado (média)
  • Espessura média do tecido 1 milímetro 

O Micropolar é basicamente um polar de menor gramagem, ou seja, de menor densidade. É um tecido mais leve e flexível e de secagem rápida. Este é um tecido mais fino, possuindo uma trama mais fechada, de menor densidade porém mais estreita de modo a facilitar a captação de calor e rápida “expulsão” da transpiração. 

A micro é reconhecida por ter mudado o conceito em roupas mais técnicas, alcançando grande capacidade de revestimento com volume mínimo. 

Poderei adquirir Casacos e Vestuário Polar na Unifardas?

A resposta a esta questão é sim. Sendo a Unifardas fabricante de vestuário profissional, temos como objetivo desenvolver e fabricar o Vestuário de Trabalho mais adequado às diversas empresas, consoante a sua área de negócio e a imagem da sua organização. Para responder a todas as suas questões elaboramos uma página de perguntas e respostas que o podem ajudar a tirar todas as suas dúvidas. Em alternativa poderá também entrar em contacto connosco onde teremos todo o gosto em esclarecer as suas questões. 

Roupa de Trabalho para o Frio: Quais as soluções?

Agora que estamos a atravessar as estações mais frias do ano, é quando existe uma maior necessidade que o vestuário de trabalho  seja o mais adequado para combater o frio.  São muitas as opções dentro da gama de roupa de trabalho para o frio de modo a tornar o trabalho mais suportável e confortável nestas condições climatéricas. 

Polares

Muito já foi falado sobre estas peças de vestuário, inclusive do Casaco Polar. Este vestuário que é uma excelente solução para ser usado como uma peça para o seu Vestuário de Trabalho tem uma composição 100% Poliéster com diferentes densidades que podem ir das mais básicas de 220 gr às mais pesadas  indicadas para uso em climas muito frios. Deve-se notar que são agradáveis ao toque e dependendo da densidade escolhida pode ser usada sobre uma T-shirt ou como uma segunda camada de roupa de inverno. 

Softshell

São casacos leves e impermeáveis que oferecem alta proteção térmica contra o frio. Estas peças de vestuário profissional são indicadas para trabalhos que são realizados ao ar livre em condições climáticas adversas e que, além disso, necessitam de manter a liberdade de movimentos. São feitos de tecidos impermeáveis, windproof e softshell, sendo algo comum encontrá-los com uma composição maioritariamente em Poliéster e um mínimo de Elastano, ou em 100% Poliéster e com densidades entre 350 a 525 gr. 

Casaco softshell desenvolvido e fabricado pela Unifardas

Parkas

São peças de vestuário desenvolvidas num tecido mais técnico, geralmente com tratamento à prova de água e enchimento acolchoado. Com costuras seladas a quente para evitar a passagem de água, é uma peça de roupa de trabalho para combater o frio e a chuva. Geralmente são feitas em 100% Poliéster ou poliéster sobre um revestimento de PVC. Além disso, para conferirem um melhor isolamento do frio, é comum serem incluídos, tecidos polares. 

Coletes Acolchoados

Outra peça de vestuário de trabalho indicada para o frio são os coletes acolchoados.

Os coletes podem ser feitos numa grande variedade de composições de poliéster com algodão e , além disso, pode-se incluir um enchimento acolchoado e forro polar interno. É por tudo isto que é uma peça de roupa de trabalho especialmente eficaz para combater o frio sem deixar de lado o conforto.  

Homem vestido com colete acolchoado de trabalho para roupa de trabalho de inverno

Quando trabalhamos mais expostos ao frio, temos a necessidade de nos agasalharmos de uma forma mais eficaz para nos mantermos saudáveis, confortáveis e quentes. Antigamente, eram usados casacos muito grossos, provenientes de tecidos “naturais” como a lã, mas isso teve que sofrer uma alteração de modo a ajudar na preservação da natureza. 

Graças aos avanços tecnológicos, diferentes tipos de tecidos sintéticos foram descobertos e introduzidos no vestuário de trabalho de modo a serem criados tecidos mais duráveis, resistentes e até impermeáveis que o protegem da chuva e do frio. Este tipo de Vestuário, inclusive o Casaco Polar, protege os trabalhadores das baixas temperaturas de uma forma eficaz oferecendo uma leveza e um conforto extra. 

Fique a conhecer também as 10 peças de vestuário de trabalho que o protegem do frio que forma a garantir um Conforto, Proteção e também uma elegância aos seus colaboradores mas também à imagem da sua empresa. 

10 razões pela quais optar por T-Shirts Personalizadas é bom para o seu negócio

Com a chegada do calor e mais concretamente do Verão, usar vestuário de trabalho desadequado pode ser uma tarefa desafiante. Quando falamos de vestuário desadequado, referimo-nos essencialmente a tecidos pesados mais indicados para o vestuário de  Inverno, em peças com gramagens mais elevadas indicadas para épocas mais frias e peças de vestuário de

Read More
Vestuário de Trabalho – as 10 vantagens em utilizar este tipo de Vestuário

Dependendo do tipo de ambiente e setor de atividade em que a empresa está inserida, o uso de Vestuário de Trabalho pode ter um impacto muito poderoso tanto nos funcionários quanto nos clientes e no mercado em geral. Ter um Uniforme de Trabalho Profissional pode ajudar a impulsionar a imagem

Read More
Escolha as Calças de Trabalho mais indicadas para si

Muito se fala da importância do uso de Equipamentos de Proteção Individual adequados para os mais diversos contextos laborais. No entanto, o maior ênfase é colocado em capacetes, botas e equipamentos de proteção facial, sendo que raramente se fala da importância do uso de calças de trabalho adequadas. Ao contrário

Read More
Partilhe: