Vestuário antiestático – Saiba o que é e como o protege

Vestuário antiestático – Saiba o que é e como o protege

A eletricidade estática é de forma geral inofensiva, mas causa prejuízos anuais na ordem dos 5 mil milhões de dólares em produtos das indústrias eletrónicas e informática. As componentes eletrónicas estão presentes em grande parte dos artigos sendo que dessa forma as empresas sentem uma necessidade acrescida de implementar medidas que controlem esse problema. Uma dessas medidas a serem tomadas é a adoção de vestuário antiestático, uma vez que a maior carga estática no local de trabalho são as pessoas. 

Em primeiro lugar há que definir o significado de antiestático ” que pretende evitar ou reduzir a eletricidade estática” por exemplo (batas antiestáticas, calçado antiestático…) 

O que é energia estática?

A eletricidade estática ocorre quando há uma acumulação de cargas elétricas (positivas ou negativas) numa superfície, o que leva geralmente a um desequilíbrio de cargas. Esta acumulação de energia é chamada de estática, pois as cargas elétricas não se deslocam, como ocorre com a corrente elétrica, que por sua vez fluem através de um condutor. 

Esta situação é um grande problema para muitas indústrias sendo um fenómeno natural que não deve ser subestimado. Um estudo americano estimou, por exemplo que na indústria eletrónica, acontecem perdas gigantescas diretamente atribuídas aos problemas causados pela eletricidade estática. 

Nas estações do ano mais secas, pode ocorrer com mais frequência descargas quando as roupas são esfregadas por exemplo. Isto acontece devido ao atrito criado pelos movimentos de uma pessoa. Um exemplo concreto de acumulação de energia eletrostática pode acontecer quando duas pessoas passam entre si existindo contacto e fricção através do seu vestuário causando acumulação eletrostática.  

Portanto é necessário recorrer a um vestuário antiestático que combata este problema.

O que é o tecido antiestático?

As principais matérias-primas utilizadas nos tecidos antiestáticos são essencialmente fibras subcondutoras, fibras sintéticas antiestáticas, que permitem que a eletricidade estática gerada pelo atrito seja libertada rapidamente. Esses materiais são misturadas com tecido misto ou poliéster / algodão, sendo um tecido antiestático. Este mesmo tecido pode ser usado para o fabrico de batas antiestáticas

Caraterísticas do tecido antiestático

  • Para neutralizar a eletricidade estática as peças com este tipo de tecido são fabricadas com base em tecidos condutores. O tecido antiestático é concebido recorrendo à adição de fibras condutoras ou através da aplicação de um tratamento a um produto têxtil já finalizado.
  • Uma das características mais vincadas do tecido antiestático é a sua grande resistência à condução de cargas elétricas, bem como a sua capacidade de dispersão do componente condutor da fibra.
  • O vestuário antiestático é também livre de poeira, ou seja, o seu uso é adequado para locais sensíveis, como por exemplo, onde há maior risco de incêndios ou explosão. 

Indústrias que usam tecidos antiestáticos incluem: indústria eletrónica, indústria de mineração e metalurgia, industria petrolífera, indústria química, aeroespacial, indústria alimentar e farmacêutica entre muitas outras. 

Vestuário antiestático e suas características

A melhor forma de reduzir a acumulação de eletricidade estática é equipar os colaboradores da sua empresa com vestuário antiestático. Este tipo de vestuário profissional é feito usando fibras que se esticam em vez de quebrar. Estas fibras são sintéticas combinadas com plásticos e borracha para garantir que estas mesmas se estiquem e gerem o mínimo de eletricidade estática possível.

A Unifardas dispõe de uma gama de produtos de vestuário antiestático, os quais damos-lhe a conhecer:

Para este tipo de vestuário foi criada a Norma EN1149-1 – Antiestático

Senhora vestida com uma bata para vestuário antiestatico

Bata de Senhora antiestática com gola chinesa, aperta na frente com molas escondidas por carcela. Manga comprida com punho na mola, pinças nas costas que tornam a bata mais cintada.

bata-para-roupa-antiestatica

Bata de Homem antiestática com gola e virados. Peça de vestuário profissional confortável para a realização das funções de trabalho. Esta bata aperta na frente com molas escondidas por carcela, de modo a não provocar nenhum contacto com o metal e as molas. Manga comprida de punho solto com mola de ajuste. Bolsos de chapa de cantos cortados, de modo a tornar uma bata técnica numa peça também ideal para o uso diário

Independentemente da forma de como cada empresa utiliza esta barreira de proteção, o crescimento e a necessidade de obter um eficaz vestuário antiestático é inquestionável até pela crescimento utilização de aparelhos eletrónicos nas empresas. 

Partilhe: