Vestuário antiestático

Vestuário antiestático

Proteja os seus colaboradores e a sua empresa com o vestuário antiestático

A Unifardas tem como “missão” esclarecer todas as questões relacionadas com a indústria do vestuário profissional. Portanto, foi criado este artigo de modo a dar-lhe a conhecer todas as especificidades do vestuário antiestático e quais os benefícios na utilização do mesmo.

Em  primeiro lugar  há que definir o significado de antiestático – que pretende evitar ou reduzir a electricidade estática”  por exemplo (bata antiestática,calçado antiestático…).

A electricidade estática pode ser um grande problema para muitas indústrias sendo um fenómeno natural que não deve ser subestimado. Uma pesquisa americana estimou, na indústria electrónica, perdas gigantescas directamente atribuídas aos problemas causados pela electricidade estática na ordem dos 18 biliões de dólares. Além disso,esta é uma perda maciça que se repete em todo o mundo em diversos sectores. Em outras palavras, não devemos ignorar essa questão.

No entanto,a acumulação electrostática e a sua descarga descontrolada podem ter consequências muito graves para as pessoas. Portanto, de modo a mostrar-lhe com mais eficácia estes perigos, damos como exemplo um cenário real que mostra uma situação do dia-a-dia que se passa em diversas indústrias.

Cenário – Um funcionário que trabalha na indústria alimentar acciona sem qualquer intenção uma descarga inflamável durante uma actividade rotineira – causando uma explosão.

Muitos de nós têm conhecimento de situações destas. No entanto, isto acontece devido ao atrito criado pelos movimentos do funcionário. Um exemplo concreto de acumulação de energia electrostática é quando duas pessoas passam entre si e uma parte superior do braço esfrega contra o tronco, causando acumulação electrostática. Como resultado, se essa energia fosse repentinamente libertada poderia causar uma explosão devido à mistura de poeira e ar ou mesmo ar e gás causada por esse fenómeno.

roupa-antiestatica-batas-vestuario-antiestatico

A melhor forma de reduzir a acumulação de electricidade estática é equipar os colaboradores da sua empresa com vestuário antiestático. Este tipo de vestuário profissional é feito usando fibras que se esticam em vez de quebrar. Estas fibras são sintéticas combinadas com plásticos e borracha para garantir que estas mesmas se estiquem e gerem o mínimo de electricidade estática possível.

A Unifardas dispõe de uma gama de produtos de vestuário antiestático, os quais damos-lhe a conhecer:

  • Bata de Homem com gola e virados. Peça de vestuário profissional confortável para a realização das funções de trabalho. Esta bata aperta na frente com molas escondidas por carcela, de modo a não provocar nenhum contacto com o metal e as molas. Manga comprida de punho solto com mola de ajuste. Bolsos de chapa de cantos cortados, de modo a tornar uma bata técnica numa peça também ideal para o uso diário.

Para este tipo de vestuário foi criada a Norma EN1149-1 – Antiestático

vestuario-antiestático-unifardas

A presente norma europeia especifica as exigências electrostáticas e os métodos de ensaios para as roupas de protecção, dissipando a electricidade estática para evitar a formação de chispas capazes de provocar um incêndio.

 

  • Bata de Senhora com gola chinesa, aperta na frente com molas escondidas por carcela. Manga comprida com punho na mola, pinças nas costas que tornam a bata mais cintada.

batas-vestuário-antiestatico-roupa-de-trabalho

Em conclusão,todos os produtos que a Unifardas fabrica enquadram-se na actual legislação, possuindo todas as características técnicas exigidas para o devido efeito.

Partilhe: