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Uniforme de Trabalho Personalizado – 5 razões porque deve usar!

Uma pesquisa conduzida pela JD Power and Associates para a Indústria Têxtil descobriu que os clientes estão mais inclinados para fazer negócios com empresas que os seus funcionários usem Uniforme de Trabalho Personalizado. Isto porque, eles destacam-se e são vistos como mais competentes e mais informados. 

Os resultados desta pesquisa ajudam a reforçar os benefícios reais para as empresas que optam por um programa de utilização de uniformes de trabalho para os seus funcionários.

O que é um Uniforme de Trabalho?

Seguindo uma definição mais abrangente, Uniforme é um tipo de vestuário usado no âmbito laboral sendo primeiramente implementado em trabalhos que envolviam um trabalho manual. Isto acontecia porque o vestuário de trabalho era visto como algo que só servia para oferecer proteção ao trabalhador. 

Atualmente esta definição e sobretudo a visão do uso do Uniforme de Trabalho Personalizado mudou muito, sendo hoje valorizado também o conforto, a mobilidade, o design, a sustentabilidade e o reforço de uma imagem corporativa empresarial transmitida através do uso da farda de trabalho. 

Numa visão atual podemos afirmar que o vestuário profissional é transversal a todas as áreas de atividade, sendo completamente adaptável a cada empresa, a cada negócio e às necessidades especificas de cada área de trabalho. 

 

Quais as 5 razões para usar Uniforme de Trabalho Personalizado?

Não importa o setor ou o tamanho da empresa em que está inserido. Como anteriormente referido o uso de um uniforme de trabalho corporativo traz diversas vantagens quer à empresa, quer aos funcionários e até aos clientes dessa mesma organização. 

Deste modo abaixo deixamos-lhe as 5 razões pelas quais usar Uniforme de trabalho Personalizado lhe trará inúmeras vantagens enquanto empresa, marca e utilizador. 

1 - Conforto e Proteção

Quando se trata de Vestuário Profissional, o conforto e a segurança andam de mãos dadas. Se os trabalhadores sentirem que as suas roupas de trabalho são desconfortáveis de usar, as consequências até para a sua segurança podem ser maiores do que parece. 

Para um Uniforme de Trabalho Personalizado conferir todo o conforto necessário existem dois pontos em que temos que nos focar; as matérias-primas utilizadas para a produção desse vestuário e o próprio design da peça. Foquemos a atenção nas matérias-primas e mais concretamente nos tecidos. 

Para entender melhor o significado de conforto quando se trata de tecidos a serem usados num Uniforme de Trabalho Personalizado é importante explicar como certas características dos tecidos contribuem para uma experiência de trabalho agradável e confortável. Essas características são: 

  • Gramagem – Os tecidos mais pesados costumam ser mais densos, mais grossos e portanto menos flexíveis. Este tipo de tecido é mais indicado para ambientes ou épocas do ano mais frias. Quanto maior a gramagem mais calor se acumula dentro da peça de vestuário. 
  • Absorção da Humidade  – Em alguns ambientes laborais os trabalhadores são expostos a temperaturas mais extremas. Se a respirabilidade, a absorção e a libertação de suor não forem “geridas” da melhor forma pela roupa de trabalho, os utilizadores passam por uma sensação muito desagradável durante a sua atividade. 
  • Respirabilidade – Os altos níveis de respirabilidade dos tecidos usados, significam uma rápida transmissão de calor através do material, o que dará aos utilizadores uma sensação bem mais agradável ao usar a sua farda de trabalho 
  • Suavidade do Tecido – Como é a sensação do tecido na pele? É áspero ou macio? Esta característica é determinada pela mistura das fibras, construção e acabamento do tecido.  

Características como a gramagem, respirabilidade, absorção da humidade e suavidade têm um grande impacto nos níveis de conforto do vestuário profissional e , portanto, um grande impacto na segurança. 

2 - Maior Durabilidade

Quando falamos de maior durabilidade de um Uniforme de Trabalho Personalizado, queremos dar a conhecer quais características tornam este tipo de vestuário mais durável em comparação com o vestuário mais casual. 

A durabilidade está estritamente interligada à qualidade; qualidade dos tecidos, qualidade dos materiais, pormenores de design que tornam a peça mais resistente logo mais durável e a qualidade da confeção da peça. 

Por ser usado diariamente durante todo o dia, um Uniforme de Trabalho é sujeito a um desgaste muito grande. Assim sendo, é importante garantir o fornecimento da farda de trabalho mais adequada para cada utilizador tendo em conta a sua área de atividade e o contexto onde vai ser usada essa farda. 

Por exemplo, a farda de trabalho de um funcionário que trabalha na indústria alimentar nunca poderá ter as mesmas características do que um utilizador que trabalhe na área da hotelaria. Este exemplo serve sobretudo para demonstrar que a durabilidade tem muito haver com o contexto onde o Uniforme de Trabalho Personalizado será usado e a confeção do mesmo terá que respeitar as especificidades técnicas de cada área de atividade. 

3 - Relação custo / benefício

Tanto para a empresa como para o utilizador, os uniformes possuem um bom custo/beneficio. Para as empresas, adquirir uniformes de trabalho é relativamente barato tento em conta os benefícios que estes mesmos trazem ao longo do tempo. Esses mesmos benefícios prendem-se tanto com a segurança dos trabalhadores como com a imagem cuidada e profissional que um uniforme de trabalho personalizado transmite. 

Uniforme de trabalho personalizado de indústria produzido pela Unifardas

4 - Reforço da Imagem

Uma boa impressão é essencial para conquistar a confiança do seu cliente. A primeira impressão define muitas vezes o sucesso ou insucesso na conquista de um negócio, assim sendo, um uniforme bem pensado, que reforce a estratégia da sua marca é essencial. Este é mais um ponto que o irá diferenciar da sua concorrência. 

Os clientes percebem que os funcionários que usam um uniforme de trabalho adequando, têm mais orgulho e mais motivação no seu trabalho e, portanto estão mais dispostos a prestar um serviço com melhor qualidade. 

Pense nas suas experiências como cliente. Certamente terá mais confiança nos conselhos de um funcionário que veste o uniforme de uma empresa do que noutro que não tem qualquer identificação corporativa. 

 Um Uniforme de trabalho personalizado bem projetado torna-se um outdoor portátil, promovendo os produtos e serviços de uma empresa de uma forma barata e eficaz. 

5 - Melhor desempenho e motivação do funcionário

Os funcionários trabalham de forma mais eficiente quando usam fardas de trabalho da empresa. É um efeito psicológico que advém do uso de um uniforme de trabalho personalizado, que faz com que os funcionários da sua empresa se sintam uma parte integrante da mesma. Em última análise, isso aumenta a confiança no relacionamento entre a empresa e os seus clientes. 

Um outro ponto muito importante é o espirito de equipa criado pelo uso de um uniforme. Quando as pessoas vestem o mesmo tipo de roupa de trabalho, elas sentem-se parte de uma equipa. Instala-se um sentimento de pertença e orgulho pelo trabalho e pela empresa. Deste modo, podemos concluir que os uniformes de trabalho ajudam a incutir o sentido de orgulho e a responsabilidade podendo converter os funcionários em “embaixadores” da marca fora e dentro do local de trabalho. 

O uso de Vestuário de Trabalho adequado agrega valor à marca e ao utilizador. Neste artigo referenciamos 5 dos aspetos positivos que o uso deste vestuário traz nas suas diferentes dimensões, existindo muitos outros aspetos que serão discutidos e debatidos noutros artigos do nosso blog. 

De referir que a Unifardas, estando no mercado do Vestuário de Trabalho à 25 anos, tem um profundo conhecimento quer das necessidades dos clientes quer no aconselhamento do Uniforme de Trabalho Personalizado para as diversas empresas e áreas de atividade.  

Quais as cores mais indicadas para o meu Uniforme Profissional Personalizado?

A cor tem o poder de criar emoções e desejos. Um estudo realizado no Canadá descobriu que 90% das primeiras impressões dos consumidores são baseadas apenas na cor. Do mesmo modo, a Business Insider, descobriu através de uma pesquisa que a cor do vestuário é capaz de comunicar o seu status e o nível de inteligência a outras pessoas. Esse tipo de decisão de vestir não influencia apenas o que os outros pensam de si, mas também o que você pensa de si mesmo. Por isso, ao escolher o  uniforme de trabalho personalizado para os colaboradores da sua empresa tenha em atenção a escolha da cor.

Uniforme de Trabalho Personalizado - Entenda a simbologia das cores

  • Preto

– O preto reflete a autoridade e o poder

-Na verdade, ao vestir o preto com frequência, a cor pode atrair admiração e respeito. Esta é também a cor da elegância, do luxo e da modernidade (o fato preto, o vestido preto, a gravata preta, os objetos de luxo; significa profundidade e riqueza)

  • Cinzento

– Cor da ressurreição, a dor, do luto e os estados de espírito de tristeza e melancolia (Na simbologia cristã, o cinzento é sinónimo de ressurreição e de vida após a morte; O tempo é cinzento quando está enevoado e chove, o que imediatamente se relaciona com estados de alma tristes e melancólico)

– Cor das cinzas (uma matéria residual da combustão, a sua cor cinza simboliza aquilo que resta depois de o fogo da vida se ter extinguido

– Tom que exprime aborrecimento e monotonia

–  Referência da personalidade e partir da qual todas as outras cores se distinguem para existirem

– A cor cinza está associada também ao princípio Yang chinês, e ao fogo, ao Sol e ao Ouro

– Ele é, para o historiador e o antropólogo, não somente uma cor no sentido pleno, mas para um pintor e fotografo, a cor mais rica, a que permite os mais subtis jogos de luz e de sombra, a que faz «falar» com mais precisão e volubilidade todas as outras cores

  • Branco

– Cor da pureza, da castidade, da virgindade, da inocência

–  Higiene,  limpeza, do frio, do que é estéril (Higiene: os sabões, as lixívias, são brancos; Lençóis, roupa interior, tecidos que tocam o corpo, foram, durante séculos, de cor branca; Cor do frio, da neve, do Norte; Bombons de mentol (forte); Frigorífico. Eletrodomésticos que conservem ou lavem. Cozinhas, casas de banho: prioridade para a cor branca.)

– Cor da simplicidade, da discrição, da paz

– Tom da sabedoria e da velhice

– Cor da aristocracia, da monarquia (O branco, cor do rei. Os partidos realistas. A bandeira branca na França do século XIX; Elegância dos fatos brancos. Camisa branca; Colarinhos brancos na indústria (por oposição aos «colarinhos azuis»)

– Ausência da cor (Os fantasmas, as aparições. A morte; O medo, a inquietação; • O grau zero da cor. A oposição preto e branco/cores)

-Cor do divino (O branco, cor das pessoas divinas, dos anjos; A eternidade, o paraíso; A felicidade («marcar com uma pedra branca»)

  • Cor-de-rosa

– Cor associada ao romantismo, ao amor, à ternura e a outros sentimentos de afeto

– Culturalmente é uma cor associada à mulher

– Cor associada à beleza, à suavidade, à pureza, à delicadeza e à fragilidade

– As tonalidades mais claras do rosa, por exemplo, são associadas ao romantismo e ao amor. Já os tons mais escuros de rosa simbolizam, em geral, ao poder de sedução das mulheres e à sua sensualidade

– Cor associada à sofisticação e ao luxo

–  Pode representar, espiritualmente, a prosperidade e a alegria

– Cor associada aos sonhos, à juventude, ás flores

  • Azul

– Cor escolhida pela Pantone para 2020

– Tonalidade preferida por quase toda a população mundial

-Cor do infinito, do longínquo, do sonho, da calma

  Os blues. Estar azul (melancólico, nostálgico)

– Cor da noite (nas bandas desenhadas e nos cartazes publicitários, a noite é mais frequentemente azul do que preta) e da sombra

-A famosa «hora azul» nos EUA e no Canadá (saída dos escritórios). Bares, álcool (em alemão, embriagado diz-se blau)

 Nas embalagens de medicamentos, os calmantes e os soníferos têm a ver com a cor azul

-Cor da fidelidade, do amor, da fé

 Uniforme de Trabalho Personalizado –  Azul representa a cor das grandes instituições internacionais: O.N.U., U.N.E.S.C.O., Conselho da Europa. Bandeiras azuis na maior parte dos grandes organismos internacionais (é o que há de mais neutro e de mais pacífico)

-O azul, cor do amor fiel (por oposição ao verde, cor do amor infiel)

– Cor da renúncia, espécie de cinzento ou preto. Humildade do azul, que não agride

– Cor do frio, da frescura, da água

-Tonalidade real e aristocrática

– Um subpreto (Durante séculos, dificuldades para fingir de azul. Fatos azuis, sempre tingidos de cinzento e depois desbotados. Fatos de trabalho (azul camponês, azul operário)

– Os Jeans, calças moralizadas (azul = preto ou sombrio), fato protestante

Se a cor do seu Uniforme de Trabalho Personalizado pode influenciar os nossos pensamento, então têm também a capacidade de influenciar o nosso humor e a sensação de bem-estar. No livro Mind What Your Wear, Karen Pine destaca a pesquisa de Adam Galinski, um psicólogo que foi o primeiro a cunhar o termo “cognição envolta”. Psychology Today relatou que esta frase-chave inicialmente se referia às melhorias feitas na “agilidade mental de uma pessoa ao usar uma bata branca”. A bata branca , como um uniforme médico, “preparou o seu cérebro para assumir as capacidades mentais mais aguçadas que associavam a ser um médico”. Então, essencialmente, os psicólogos acreditam que nos tornamos no que vestimos

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