Fique a conhecer o tecido mais indicado para o seu Uniforme de trabalho

Fique a conhecer o tecido mais indicado para o seu Uniforme de trabalho

Diferentes tipos de tecidos para uniforme de trabalho

Na produção de um uniforme de trabalho existem diversos aspetos a considerar. Um dos pontos não muitas vezes valorizados aquando da escolha de uma peça de vestuário profissional é o tipo de tecido que vai ser usado para fabricar essa mesma peça. Uma das vantagens em escolher o tecido certo para determinada função ou área de atividade é a segurança que este pode dar ao seu utilizador e o conforto que lhe pode proporcionar.

Ao percebermos qual o tipo de tecido que compõe a nossa peça de vestuário de trabalho, podemos pois compreender melhor se ele se adequará ás nossas necessidades, qual a forma mais adequada de lavagem, se é ideal para a temperatura em que estamos inseridos e  se nos garante a segurança para a execução das nossas funções.

Tendo em atenção todos estes aspetos criamos este artigo com o intuito de dar-lhe toda a informação sobre tecidos e fibras que pode encontrar na produção de uma peça de vestuário de trabalho.

Vamos começar pelas fibras!

As fibras podem ser naturais, artificiais ou sintéticas. Todas elas têm características muito próprias, bem como vantagens e desvantagens na sua utilização. As fibras naturais são o algodão, a seda, linho. Estas fibras fazem com que a pele “respire melhor”, libertando a transpiração fazendo assim com que o corpo se refresque mais rapidamente.

As fibras sintéticas, como poliéster e poliamida  são de secagem rápida não enrugam tanto mas são fibras mais abrasivas não deixando o corpo respirar com tanta facilidade.

uniforme-de-trabalho-tecidos-fardas

 

Conheça melhor os tecidos para o seu uniforme de trabalho!

Algodão

  • Devido à sua resistência e durabilidade, esta fibra tem uma grande versatilidade originando tecidos de excelente qualidade tanto para dias mais quentes como para dias mais frios.
  • As suas características permitem que a pele respire, o que é muito vantajoso em dias mais quentes pois esta fibra absorve a humidade evitando que o suor fique no corpo.
  • Uma das desvantagens do tecido em algodão é que enruga com muita facilidade.

Poliéster

  • É a fibra sintética mais utilizada, especialmente em misturas quando se quer diminuir o aspeto enrugado do tecido. O poliéster é originário do petróleo, ou seja, é um plástico por isso não facilita a respiração não permitindo tanta troca de calor com o meio externo. É comum este tecido aquecer mais e deixar um cheiro muito característico.
  • O mais comum é fazer-se misturas (como por exemplo com algodão) de modo a reduzir os aspeto enrugado do tecido, proporcionar-lhe um toque mais macio e mais confortável. Esta composição torna também o tecido mais durável, leve e forte sendo uma ótima solução para o seu uniforme de trabalho.

Viscose

  • É uma fibra artificial que combina celulose na sua composição. Os tecidos que têm como base a viscose são leves e frescos pois tal como o algodão, absorvem a humidade e secam com facilidade.
  • Tem um toque sedoso e fixam bem as cores.
  • Não devem ser sujeitos a centrifugação de modo a se evitarem deformações.

Tecidos sintéticos (100% poliéster,nylon,licra)são altamente sensíveis ao calor, por isso devem ser lavados em água fria, passados a ferro a baixas temperaturas e sem vapor.

Poliamida

  • A poliamida é uma fibra sintética que oferece uma série de vantagens somente encontradas anteriormente nas fibras naturais. Este tipo de tecido oferece conforto,durabilidade e funcionalidade. Uma das suas principais características é o toque macio que proporciona às peças de vestuário.
  • A elasticidade também se configura como uma qualidade da poliamida. Essa elasticidade permite uma longa durabilidade ao produto.
  • Quase não absorve humidade por isso seca muito rápido não precisando se ser passada a ferro.
  • A licra é muito utilizada com a poliamida para fabricar lingerie e sportwear

Mistura de Algodão com Poliéster

  • Esta mistura entre Algodão e Poliéster surgiu para resolver alguns problemas que as pessoas teriam ao vestir peças em 100% algodão (todo o tipo de vestuário teria rugas muito facilmente devido à absorção de todas as fibras naturais)
  • Misturas de poliéster e algodão são conhecidas pela sua durabilidade e versatilidade.

As especificidades são muitas e elas podem coexistir dentro da mesma atividade. Por isso, é necessário avaliar quais os fatores mais importantes e escolher o tecido mais adequado. No momento de escolher o uniforme de trabalho para os colaboradores da sua empresa, analise o ambiente e a função exercida por cada um deles, pois a escolha do tecido ideal pode fazer toda a diferença.

Partilhe: