Segurança e Saúde no trabalho – 10 dicas a ter em conta

Segurança e Saúde no trabalho – 10 dicas a ter em conta

Depois de um aparente regresso à normalidade laboral muitas empresas estão a estruturar o seu novo funcionamento depois da pandemia do Covid 19. Assim sendo, a segurança e a saúde no trabalho são as principais preocupações de modo a que colaboradores, clientes e fornecedores estejam salvaguardados de qualquer problema de saúde. Deste modo, fique a conhecer as 10 dicas pelas quais se pode guiar de modo a garantir a sua segurança e a dos seus trabalhadores no ambiente laboral.

 

Medidas importantes a tomar de modo a garantir a segurança e saúde no trabalho

O regresso das atividades laborais está a normalizar completamente sendo que todos nós sabemos que o cenário não será como antes e os processos deverão ser reestruturados. As empresas devem estar bem informadas em relação às medidas de prevenção e aos cuidados que precisam  adotar.  Este período pede consciência e cautela de modo a evitar uma nova disseminação do coronavirus no ambiente de trabalho.

Na maioria dos setores de atividade não existe a possibilidade de realizar o home office ou manter um isolamento prolongado. Então, pensando nisso, apresentamos 10 dicas que irão apoiar empresas para um regresso e para uma continuidade mais segura no ambiente laboral. Siga as ações que estão ao seu alcance!

  • Procurar fontes de confiança

Com tanto volume de informação e a difusão de fake news, é recomendado seguir novas orientação de fontes confiáveis. Isso vai garantir que tenha conhecimento de toda a evolução quer legislativa, regulamentadora e social. Portanto, consulte a documentação de orgãos oficiais, da maneira adequada, de forma a garantir a tranquilidade de funcionários e clientes da sua empresa.

  • Siga as orientações de segurança e saúde no trabalho da DGS

Diariamente é divulgada informação oficial da DGS direcionada para a comunidade mas também para as empresas. Com o regresso ao trabalho o Governo e a Direção Geral de Saúde têm aplicado medidas de modo a garantir a proteção dos trabalhadores de cada empresa. Assim sendo, é muito importante consultar o site da DGS e outros sites oficiais de modo a ter sempre presente a regulamentação e as ações a serem implementadas.

  • Saiba quais as normas a ter em conta quanto à sua área de atividade em especifico

Além das orientações comuns a toda a comunidade e ás empresas, cada área de atividade tem de tomar medidas específicas, tendo em conta os riscos e as especificidades técnicas de cada negócio. Deste modo, há que ter em atenção alguns aspetos entre os quais: forma de atendimento ao público, tipologia de produtos, organização dos espaços, cargas e descargas, atendimento a fornecedores e outros parceiros, etc. Assim sendo, saiba quais as recomendações direccionadas ao seu segmento. Estas mesmas informações podem constar no site do Ministério do Trabalho ou nas diversas associações dos sectores de atividade.

  • Criar rotinas de higienização de modo a manter a segurança e saúde no trabalho

Falando de ações mais práticas, a prevenção é o caminho mais eficaz para garantir a segurança de todos. Deste modo, uma rotina de higienização deve ser implementada, até se tornar um hábito. Uma forma de tornar essa ação mais eficaz é realizar inspeções diárias de limpeza e organização do ambiente laboral através de uma checklist. Tornar essa atividade contínua irá elevar o padrão de higienização, tornando a segurança no trabalho mais efetiva. É muito importante que todos os departamentos da empresa estejam cientes destas práticas de modo a controlarem e a porem em prática as mesmas.

Imagem de vestuário profissional da Unifardas

  • Disponibilizar Vestuário de Trabalho e Epis adequados

O uso correto de EPIs e de Vestuário de Trabalho é uma das recomendações da Organização Mundial de Saúde contribuindo de forma eficaz para a segurança e saúde no trabalho. Este ponto não é só fundamental quando falamos de profissionais de saúde, mas sim de todas as áreas de negócio, desde trabalhadores da indústria, serviços, hotelaria & restauração e ensino. Portanto,as empresas devem disponibilizar os utensílios necessários para todos os colaboradores e verificar se estão de acordo com as regulamentações e com a qualidade exigida. Encontrar um fornecedor de confiança que lhe ofereça as garantias de qualidade é algo primordial para quem quer manter a saúde e a segurança dos colaboradores da sua empresa. Além disso, quando os equipamentos forem de uso único, é necessário realizar o descarte apropriado. Se for o caso de utilizar EPIs reutilizáveis veja as orientações especificas para higienização dos equipamentos de proteção individual.

No caso do uso de roupa de trabalho não descartável é fundamental fornecer aos colaboradores uma roupa adequada  às especificidades técnicas da área de negócio, tendo em atenção o tipo de tecido, a matéria-prima da peça, se o tamanho se ajusta ao utilizador, se a peça se mantém limpa e em boas condições e se está de acordo com as exigências das tarefas laborais. Lembre-se que as principais premissas de um vestuário profissional eficaz e adequado são; Conforto, Segurança, Resistência, Flexibilidade e Respeito pela imagem corporativa da empresa.

  • Medir os processos de segurança e saúde no trabalho

Além de garantir a rotina é necessário garantir a sua aplicação. Portanto, verifique diariamente se as ações de higienização e segurança são de fato levadas acabo, de modo a que o local de trabalho seja seguro para todos.

  • Formar os colaboradores

É fundamental fornecer o conhecimento adequado para que todos cumpram a sua parte. Assim, é indispensável realizar algumas formações com foco na segurança e saúde no trabalho. Dessa forma, os colaboradores entendem as normas detalhadamente e tomam os devidos cuidados dentro da empresa.

Segurança e Saúde no Trabalho – Conselhos e dicas fáceis de implementar na sua empresa

  • Facilidade no acesso à informação

Oferecer aos colaboradores informação de qualidade e fidedigna é algo fundamental para esses mesmos trabalhadores ficaram familiarizados com as medidas e com o contexto atual. Mostre a importância de conhecer as medidas fazendo chegar pelos diversos canais essa informação ao seus colaboradores. Desse modo, será fácil qualquer um aceder de uma forma rápida à informação.

  • Sensibilizar clientes, fornecedores e outros parceiros

Dependendo de cada negócio, sabemos que é inevitável a circulação de pessoas externas no seu local de trabalho. Desse modo, essas pessoas também precisam de ser orientadas adequadamente de modo a garantir todas as condições de segurança. Assim sendo, faça uma boa comunicação das instruções a serem cumpridas bem como dispinibilize os EPIs necessários dando prioridade à segurança e saúde de todos.

  • Seguir as recomendações gerais e básicas

Todos os dias são reforçadas as medidas gerais de proteção, por isso faça-as chegar aos seus colaborares dando-lhes uma atenção especial, de modo a proporcionar um ambiente protegido a todos os que estão inseridos nesse local

Higienizar as mãos regularmente

Respeitar o distanciamento social de 2 metros

Manter os ambientes abertos ou ventilados

Disponibilizar álcool gel e EPIS se necessário

Utilizar a máscara de proteção 

Implemente estas medidas de forma a proteger os seus colaboradores e a sua empresa. Deste modo, irá criar uma ambiente seguro e mais rentável onde os seus colaboradores se sentirão em segurança e confortáveis.

 

Partilhe: