Onde comprar fardas? 9 perguntas frequentes sobre Roupa de Trabalho

Onde comprar fardas? 9 perguntas frequentes sobre Roupa de Trabalho

O profissional de compras tem um papel fundamental na gestão eficaz das empresas e que influencia diretamente nos seus stocks e no relacionamento com os clientes, estando como é óbvio também relacionada à competitividade e ao sucesso da organização. Afinal, a aquisição de produtos e serviços representa um fator decisivo na atividade de uma empresa. Assim sendo, há que tentar fazer as melhores escolhas quando se trata de escolher um fornecedor e os seus produtos ou serviços.  Assim, neste artigo pretendemos dar-lhe as respostas às questões mais comuns colocadas pelos decisores aquando da aquisição de fardas de trabalho para as suas empresas. Onde comprar fardas? O que é um Uniforme? Porque usar uniforme no trabalho? São algumas das questões que iremos aprofundar.

Encontre as respostas a algumas das questões mais frequentes sobre vestuário de trabalho

Onde comprar fardas de trabalho

 Onde comprar fardas? A aquisição adequada de vestuário de trabalho é de grande importância, independentemente do tamanho ou do setor da empresa ou organização

Uniformes de qualidade, com um design moderno e personalizado, para indústria, serviços, saúde e outros setores de atividade garantem que os funcionários sejam reconhecidos pelos clientes. Isso incentiva a confiança da marca e aumenta o orgulho e a coesão dos funcionários relativamente à empresa.

1 – Como escolher o fornecedor de vestuário de trabalho que  dá melhores respostas ás minhas necessidades? 

Escolha o fornecedor que melhor preenche os requisitos pretendidos para o seu vestuário de trabalho e certamente terá a tranquilidade que o seu processo de compra necessita.

Mas como avaliar esses requisitos?  Veja a check list dos pontos a ter em conta na altura de escolher o fornecedor mais indicado para si e saiba onde comprar fardas?

  • Que experiência o fornecedor tem no sector do vestuário profissional? 

  • Estão nesta indústria à muitos anos?
  • Têm um histórico comprovado?
  • Possuem alguma acreditação?
  • Este fornecedor tem uma equipa capaz de me dar apoio ou aconselhamento técnico?

  • É muito importante o fornecedor de vestuário profissional conseguir dar o aconselhamento técnico que mais se adequa à realidade da sua empresa, do seu negócio e dos colaboradores que irão utilizar o vestuário
  • Não se trata de fornecer o melhor dos melhores ou o mais barato de todos. Trata-se sim inegavelmente,  de fornecer um Uniforme de qualidade, duradouro e adequado à utilização que lhe irá ser dado.

A Unifardas é uma empresa de renome no mercado do Vestuário Profissional. Sobretudo, temos como grande foco o cliente e a resposta às suas necessidades e exigências muito próprias que este possui. Assim sendo, temos como conceito “Criar Identidades” quer através do Conforto, da Segurança e da Customização do Vestuário Profissional.

2 – Quais as peças de vestuário de trabalho que podem fazer parte de um Uniforme? 

Grande parte dos Uniformes são compostos por uma vasta variedade de itens, tais como calçado adequado, calças de trabalho, coletes ou blusões. Portanto, muitas empresas exigem que os seus funcionários usem algum tipo de calçado de proteção, dependendo do ambiente. Assim sendo, em ambiente industrial ou de construção são usadas botas / sapatos de biqueira de aço. As calças de trabalho multibolsos, para a área da indústria são também umas calças muito usuais devido à presença dos bolsos que ajudam no transporte de alguns instrumentos de trabalho. Inegavelmente, neste caso é muito importante ter uma calça confortável, resistente e que facilite a mobilidade do utilizador.

Uma outra opção para os ambientes ou estações do ano mais quentes é adoptar umas Bermudas. Conforto, resistência e funcionalidade é algo que esta peça de vestuário de trabalho vai proporcionar ao utilizador.

Para a parte superior do corpo poderá ser usado um Colete de Trabalho, uma Camisa, um Blusão ou um Casaco de Trabalho, dependendo do setor de atividade onde este uniforme será utilizado. Embora, cada local de trabalho seja diferente, muitas peças de vestuário podem respeitar o mesmo design e a mesma aplicabilidade, excluindo os itens considerados EPIS e Vestuário mais técnico para determinadas áreas de negócio.

3 – Quão seguro deve ser o meu vestuário de trabalho?

Dependendo da área de negócio onde está inserido há uma necessidade maior ou menor do seu vestuário de trabalho obedecer a requisitos mais técnicos de segurança. Por exemplo, um empregado de mesa terá  um vestuário profissional onde seja transmitida uma imagem elegante, de confiança, onde o seu uniforme esteja sempre imaculado e muito bem cuidado. Por conseguinte, essa imagem é dada através do uso de um colete, de uma calça clássica mais leve e do uso de acessórios tal como um laço para camisa ou um avental diferenciador.

Assim sendo, um trabalhador da Indústria terá que ter um vestuário de trabalho adequado às exigências técnicas que esse ambiente profissional requer. Nesse sentido, a qualidade de proteção especifica deverá ser maior, como calças de trabalho mais resistentes e duráveis de modo a reduzir alguns riscos, coletes com faixas refletoras de modo a tonar o trabalhador mais visível, fato-macaco retardador de chama para a área metalúrgica ou blusões acolchoados de modo a proteger o trabalhador de ambientes mais frios e adversos.

4 – Qual a diferença entre Vestuário de trabalho e EPIs?

Quando se pensa em Vestuário de Trabalho e EPIs é comum haver alguma confusão sobre o real significado de cada termo. Porém, existem diferenças significativas entre eles que devem ser esclarecidas para quem procura adquirir Vestuário de trabalho adequado para a sua empresa.

O Uniforme é um padrão de roupas utilizadas para identificar membros de uma empresa ou organização. Assim sendo, o Uniforme, por si só, faz parte da criação da identidade visual, confere conforto e um certo grau de proteção ao utilizador, constrói reconhecimento de marca, evoca o orgulho e a imagem da empresa e gera a confiança dos clientes. Ou seja,  em traços genéricos o uniforme tem o papel de padronizar, embelezar e trazer conforto ao trabalhador, não sendo necessariamente, usado para conferir um elevado grau de proteção e segurança ao usuário contra eventuais riscos mais elevados.  

O EPI, ou seja, equipamento de proteção individual é regulamentado através de leis e normas, incluindo capacetes, protetores auriculares , luvas, óculos, máscaras, botas, calças, fatos-macaco, casacos apropriados entre outros. O seu uso é obrigatório para trabalhadores de fábricas, ambientes industriais, área da saúde e todos os ambientes que podem provocar riscos à saúde e ao bem estar do colaborador, de maneira imediata ou a longo prazo. Para identificar os tipos de EPIs adequados a cada empresa é necessário um parecer de um profissional de Higiene e Segurança no trabalho.

Deste modo, é importante lembrar que todos os EPIS deverão ter uma Certificação Aprovada tendo em conta a Norma e os requisitos dos diferentes níveis de proteção. Portanto, nem todo o Uniforme é um EPI, assim como nem todo o EPI é um Uniforme. Porém, em alguns casos, um uniforme pode ser considerado um EPI.

 

onde comprar fardas de trabalho?
Onde comprar fardas de trabalho? 10 perguntas frequentes sobre Roupa de Trabalho

5 – Porque é que os colaboradores devem usar uniformes profissionais?

Existem inúmeras vantagens quer organizacionais, operativas e até comerciais no uso adequado de uniformes profissionais por parte dos colaboradores das empresas.

  • Profissionalismo 

Um Vestuário Profissional adequado quer ao setor de atividade quer ao utilizador reforça a sua estratégia de marca posicionando a sua empresa num patamar superior face à concorrência.  Nesse sentido, este posicionamento estabelece imediatamente uma imagem comercial profissional que atrai e ajuda a reter clientes.

  • Proteção dos trabalhadores

O Vestuário de Trabalho oferece benefícios funcionais , tal como a segurança dos utilizadores. Por exemplo, o vestuário retardador de chama pode ajudar a evitar ferimentos causados pelo arco elétrico acidental ou algum tipo de incêndio. De maneira idêntica, os uniformes de alta visibilidade pode ajudar a proteger os trabalhadores a serem mais visíveis no ambiente laboral.

  • Melhora a segurança

Os uniformes da empresa, com estilos ou cores específicas, identificam rapidamente quem pertence ou não à área de trabalho especifica ou ao local de trabalho.

  • Promove a sua marca

Quando os funcionários usam os uniformes da empresa, ajudam a marcar e a diferenciar a sua marca nos mercados em que atuam.

  • Cria um espírito de equipa

Os Uniformes de trabalho promovem um espírito de equipa e um sentimento de pertença. De fato, este sentido de pertença e de orgulho ajuda a melhorar a produtividade do trabalhador.

6 – Como escolher o vestuário profissional mais adequado para a minha empresa?

Cada setor de atividade tem especificações, quer técnicas quer operacionais muito próprias, logo o vestuário de trabalho tem que se adaptar a essas exigências quer da empresa quer do utilizador. De um modo geral o vestuário de trabalho terá que proporcionar alguns benefícios a quem o utiliza, desde logo:

  • Conforto
  • Segurança
  • Resistência
  • Funcionalidade
  • Mobilidade
  • Reforço da Imagem Corporativa através da customização e da personalização 

Estes são os aspetos gerais que qualquer peça de vestuário de trabalho tem que oferecer aos utilizadores. Por outro lado, olhando para cada setor de atividade existem pontos a ter em conta ao escolher o vestuário de trabalho mais indicado para a sua empresa:

  • é necessário o seu vestuário ter uma especificidade técnica de modo a proteger os seus trabalhadores? Exp: Numa indústria metalomecânica é importante o utilizador ter um vestuário retardador de fogo de modo a garantir-lhe uma maior segurança num ambiente muito especifico. Assim sendo, saiba se existe a necessidade de usar EPIs e qual o grau de proteção mais indicado para proteger os trabalhadores da sua empresa
  • que utilização vai ser dada a esse vestuário de trabalho? Se o vestuário de trabalho for usado na Indústria Alimentar onde existam trabalhadores que tenham que aceder a ambientes mais frios, existe a necessidade de adquirir um vestuário alcolchoado e com outras características  que cubra essa exigência e os proteja dessas condições
  • o vestuário profissional é o mais adequado a cada utilizador?  Afinal, algumas das vezes as empresas não têm a preocupação de oferecer ao trabalhar o vestuário com as medidas corretas para cada um deles. O conforto bem como a segurança no dia a dia é fundamental para a boa execução das tarefas, logo é importante ter as medidas adequadas a cada utilizador.
  • a escolha do tecido e da gramagem é a mais indicada para a época do ano e para a temperatura onde o trabalhador se encontra? De fato, não é raro vermos trabalhadores desagradados pois as suas fardas são demasiadamente quentes no Verão, deixando-os muito desconfortáveis. Assim sendo, será importante ter em atenção a escolha quer do tecido quer da gramagem do mesmo, de modo a evitar esse problema.

Portanto, estes são alguns dos pontos a ter em conta na altura da escolha do seu vestuário de trabalho.

7 – Quais as fardas hospitalares mais adequadas? 

É de vital importância que os uniformes médicos não sejam usados apenas em ambientes de saúde e cuidados, mas que as suas roupas sejam também lavadas e descontaminadas adequadamente.

Com as mortes relacionadas às diversas infeções existentes, é uma prioridade para os profissionais de saúde manter padrões extremamente altos quanto à defesa da sua saúde no desenrolar da sua atividade profissional. Assim sendo, os Uniformes e os EPIs oferecem uma barreira de defesa fundamental. Portanto, quando um Uniforme é colocado, significa que a higiene e a prevenção são levados muito a sério. Desse modo, oferecerá tranquilidade e segurança a outros profissionais e aos diversos pacientes.

Calça para farda hospitalar
Calça para Farda Hospitalar. Esta é uma calça com elástico no cinto que lhe confere muito conforto e mobilidade durante o seu dia a dia de trabalho. Excelente vestibilidade e tecido de fácil manutenção.
Farda hospitalar feminino
Túnica e calça para farda hospitalar feminina. Excelente coordenado para um vestuário profissional muito confortável, onde confere uma excelente mobilidade ao utilizador. Resistente e muito distinto.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Cogula como Equipamento de Proteção Individual Hospitalar
Cogula descartável para ser usada como equipamento de proteção individual pelos profissionais de saúde. Protege toda a área da cabeça e pescoço.Possui abertura oval do rosto.Impermeável e repelente à água. Produto certificado pelo CITEVE e validado pelo INFARMED.
Pijama cirúrgico hospitalar
Protege o utilizador no exercício das suas funções em ambiente hospitalar.Confortável, resistente e funcional.Facilita a mobilidade de movimentos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

8 – Onde comprar fardas?

Quando falamos de compra de fardas, falamos sobretudo de uma tipologia de negócio B2B (venda de produto ou serviço de empresa para empresa).

Esta tipologia de negócio tem características muito próprias que é fundamental entender, entre as quais:

  • grande volume de compras – logo é necessário ter um fornecedor capaz de dar resposta produtiva a esse volume mais elevado
  • gestão de risco constante – os riscos envolvidos nos negócios B2B são muito mais expressivos do que nas relações B2C. Isto porque as decisões de compra das empresas envolvem dinheiro dos acionistas e proprietários e qualquer erro pode gerar prejuízos avultados – desse modo é necessário trabalhar com um fornecedor de vestuário profissional que tenha já uma experiência acumulada nesta área de negócio bem como uma organização operacional estruturada, de modo a dar respostas e soluções efetivas
  • alto grau de exigência técnica – as empresas não têm tempo para errar nem para fazerem uma compra que lhes traga dores de cabeça. Assim sendo, é fundamental ter como parceiro, um fornecedor com grande conhecimento técnico, disponível e que aconselhe o cliente de como utilizar o produto ou serviço da forma mais indicada.

Tendo em conta as características desta tipologia de negócio, é fundamental encontrar um fornecedor com experiência, com uma flexibilidade em fabricar o vestuário de trabalho que melhor se encaixa na sua área de negócio e com um conhecimento acumulado muito grande no setor das Fardas e Uniformes.

Onde comprar fardas? Vestuário profissional personalizado e feito à medida de cada cliente

A Unifardas sendo fabricante de Vestuário Profissional que produz para as áreas da Indústria, Saúde, Serviços, Ensino, Hotelaria & Restauração desenvolve qualquer tipo de vestuário que os clientes necessitem, tendo em conta cada área de negócio, em que ambientes o vestuário profissional será utilizado, tipos de tecidos mais adequados, acabamentos mais indicados, imagem corporativa da empresa ou organização e todo o aconselhamento técnico que traga benefício ao cliente.

Agora já sabe Onde comprar fardas! 

9 – Quais os tecidos mais indicados para roupa de trabalho?

Através da nossa experiência profissional e de todo o nosso conhecimento na produção de vestuário profissional deixamos-lhe uma pequena descrição da composição das nossas peças de vestuário. O nosso foco é podermos oferecer um produto de excelente qualidade e confortável para quem usa o nosso vestuário de trabalho.

Algodão

Produto natural de origem vegetal. O tecido de algodão tem como as suas principais vantagens: ser um tecido com uma boa taxa de absorção, o que o torna mais agradável; quanto mais algodão tiver a peça mais confortável ela será.

Permite que o corpo respire melhor, tendo a vantagem de resistir a temperaturas mais altas na lavagem sem sofrer danos.

Tem uma boa estabilidade química o que o torna mais resistente ao contacto com a água e a luz.

Poliéster

Hoje em dia o poliéster é um tecido bastante popular. Desse modo, com a descoberta das microfibras, que permitem que o poliéster tenha uma toque mais suave, este tecido está muito bem consolidado no mercado.

Entre as vantagens do poliéster está a grande durabilidade. Sobretudo, se precisar de comprar uma peça que vai ter muito desgaste (como o vestuário profissional) vale a pena investir em peças que tenham uma grande percentagem de poliéster.

Outras características deste tipo de tecido é que é mais resistente ás rugas e consequentemente mais fácil de passar a ferro.  Assim sendo, tem também uma secagem rápida e é resistente ao abrasão.

Mistura de Algodão com Poliéster

O Poliéster foi combinado com tecidos de algodão para resolver alguns dos problemas que as pessoas teriam ao vestir peças com 100% algodão.

Todo o tipo de roupa teria rugas muito facilmente, devido à absorção de todas as fibras naturais.

O Poliéster ajuda a manter a sua forma e cor, podendo ser limpo facilmente devido aos diferentes tipos de tratamento que foram aplicados ao tecido durante o processo de fabricação.

Misturas de poliéster e algodão são conhecidas pela sua durabilidade e versatilidade.

Viscose

Brilho: Conforme o desejo, desde altamente lustrosa até profundamente opaca.

Conservação de calor: Satisfatória

O toque macio oferece uma sensação de “pele sobre pele”. Mesmo após muitas lavagens a Modal permanece macia como no primeiro dia.

A Modal* absorve 50% a mais de humidade do que o algodão. Assim a pele permanece seca e consegue respirar.

*Modal é um nome genérico para raiom, uma fibra fabricada pelo processo viscose, que possuem elevada tenacidade e alto módulo de elasticidade à humidade.

Partilhe: