Máscara – 10 formas fáceis de proteger as suas orelhas do uso contínuo deste EPI

Máscara – 10 formas fáceis de proteger as suas orelhas do uso contínuo deste EPI

Com uma impressora 3D um menino Canadiano de 13 anos , criou um acessório que protege as orelhas e alivia a dor física dos profissionais de saúde que usam constantemente máscaras de proteção no exercício das suas funções. Desse modo, Quinn Callander produziu as peças e doou aos profissionais de saúde de um hospital do Canadá. Aliás, este acessório tornou-se muito valioso visto que o protetor impede que os elásticos pressionem as orelhas aquando do uso da máscara de proteção.

Como sabemos, todos os médicos e atualmente a população em geral necessitam de usar a máscara por um longo período de tempo, o que poderá criar um enorme desconforto para as orelhas após o seu uso durante todo o dia. A ideia de Quinn Callander é muito simples e incrível, mas a verdade é que até então nunca ninguém tinha pensado nisso.  Dessa forma, para se produzirem estes acessórios basta recorrer a uma impressora 3D.

Clique neste link e veja como o poderá fazer!

Através de uma impressora 3D poderá criar as Ear Savers para a sua máscara de proteção

De tranças a clipes eis como as enfermeiras estão a encontrar soluções para protegerem as suas orelhas das dores causadas pelo uso intensivo das máscaras de proteção. Desse modo, um dos desafios que os utilizadores “intensivos” de máscaras estão a enfrentar são as lesões na pele causadas pela fricção dos elásticos nas orelhas.

Ademais existe até um grupo no Facebook, PPE Hacks for Healthcare, que se dedica a ajudar profissionais de saúde a criarem e a adaptarem os seus próprios EPIs de modo a defenderem-se da dor e do desconforto causado pelo uso excessivo dos mesmos.

10 formas fáceis de proteger as suas orelhas do uso contínuo de máscaras

  • Botões costurados – Como mostra o post desta enfermeira no Instagram alguns profissionais de saúde começaram a costurar botões especialmente colocados nas suas toucas cirúrgicas, de modo a que possam fixar a sua máscara directamente nos botões em vez de nas orelhas.

máscara com botões

  • Coque lateral – Esta foi uma ideia amplamente compartilhada por pessoas com cabelo mais comprido – prenda o cabelo com dois elásticos “tipo rabo de cavalo” na lateral fixando os elásticos da máscara no seu coque lateral em vez de o fazer nas orelha.
  • Coque alto traseiro – Outra profissional de saúde compartilhou uma outra forma de proteção para com as suas orelhas. Ela prende os elásticos da máscara ao seu coque no alto da cabeça. Como resultado, criou um novo ângulo de fixação dos elásticos defendendo o seu corpo do desconforto causado pelo uso intensivo da máscara.

Coque traseiro de forma a prendes as presilhas da máscara e não magoar as orelhas

  • Viseira protetora de rosto – No grupo Hacks for Healthcare no Facebook, um membro compartilhou um plano para imprimir (em 3D) uma viseira. Deste modo, conheça este passo a passo para produzir de uma forma fácil este acessório de proteção.
  • Suporte para máscara (conector de banda) – Depois de Quinn Callander, o rapaz canadiano de 13 que que criou este acessório para as máscaras, muitas empresas seguiram este mesmo caminho e começaram a produzir este Band Connector. Uma empresa do Reino Unido lançou a sua solução para proteger as orelhas com um conector de plástico especialmente fabricado que apresenta vários pontos de ajuste para tamanhos diferente.

Bandanas, cabelos compridos e viseiras são algumas formas de evitar as dores ao utilizar as máscaras de proteção

 

Protetor para máscara

  • Conector de tecido –  Sem um conector de plástico pode usar da mesma forma o sistema que descrevemos no ponto acima. Com um tecido ou um elástico conseguirá desenvolver também uma solução capaz de o ajudar na proteção das orelhas aquando do uso de máscara. Assista ao vídeo explicativo neste link. 
  • Bandanas – Uma empresa Norte Americana desenvolveu umas bandanas com botões, de modo a prenderem os elásticos das máscaras a este novo acessório protegendo as orelhas dos utilizadores.

Bandana para máscara de proteção

  • Corte um pedaço de tecido – Esta é a provavelmente uma das formas mais rápidas de criar uma proteção para as orelhas; além disso qualquer pessoa pode fazer isso em casa.

Clique no link e veja como pode produzir esta proteção de uma forma simples e rápida.

O uso de máscara de proteção é fundamental para nos protegermos desta pandemia

  • Protetores de orelha – Uma confeitaria dos EUA aproveitou todo o seu conhecimento em fazer biscoitos e começou a produzir protetores de orelha através da tecnologia 3D. Realmente há ideias fantásticas.

Protetores de orelhas para a utilização de máscaras de proteção

  • Elástico e clipes – De uma forma espontânea e simples uma cidadã dos EUA compartilhou no Twitter uma forma original, usando um clipe para prender os elásticos da máscara sem magoar as orelhas.

Proteção para máscara feita com clip e elástico

Estas são algumas das sugestões que vão surgindo nos diversos países de forma a darem  a conhecer soluções práticas para um problema que tem surgido devido à utilização intensiva das máscaras de protecção. Inegavelmente, o uso de máscaras é fundamental para todos nós enquanto comunidade nos defendermos da melhor forma contra esta pandemia.

O que nós fizemos foi pegar em algumas ideias e sugestões criadas por profissionais de saúde e cidadãos comuns, que desenvolveram soluções de modo a minimizarem o desconforto e a dor causada pelo uso intensivo deste Equipamento de Proteção Individual.

Porque nunca é demais alertar, siga as recomendações da DGS na proteção eficaz ao Covid-19. Assim sendo, mantenha uma boa higienização das mãos, cumpra o afastamento social e use máscara de uma forma consciente e tal como é recomendada pela Direção Geral de Saúde.

Partilhe: