You are currently viewing Unifardas integra projeto de Limpeza de Praia

Unifardas integra projeto de Limpeza de Praia

No âmbito do World Cleanup Day, que se realiza no dia 17 de setembro, a Unifardas junta-se à iniciativa internacional que une voluntários, governos e organizações de mais de 190 países para combater o problema global do lixo marinho, contribuindo para um mundo mais sustentável através de uma limpeza de praia. 

A presença da Unifardas nesta Limpeza de Praia prende-se com a constante preocupação e com as medidas aplicadas quer no processo produtivo, quer no desenvolvimento de vestuário de trabalho sustentável

Esta é também a missão do projeto europeu MAELSTROM, que nesta data promove uma limpeza de praia multidisciplinar na cidade de Vila do Conde, onde está prevista a colocação de uma tecnologia inovadora para recolha de Lixo Marinho no próximos meses.

O evento é organizado pelo Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto (CIIMAR-UP), The Great Bubble Barrier, Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental (CMIA) e Câmara Municipal de Vila do Conde, e conta com o apoio da LIPOR (Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto) e da UNIFARDAS.

Os ecossistemas marinhos estão sobre uma intensa pressão e nesse contexto, o Lixo Marinho representa uma importante ameaça à saúde ambiental e humana, sendo que todos anos, mais de 11 milhões de toneladas de lixo acabam nos nossos oceanos. Cerca de 80% de todos os detritos marinhos são plásticos, incluindo os microplásticos que podem entrar nas cadeias alimentares dos ecossistemas marinhos. Esta realidade resulta em impactos severos nos ecossistemas globais, na saúde das pessoas e na vida marinha. É por isso urgente promover a consciencialização, adoção de boas práticas, comportamentos e escolhas responsáveis, essenciais para uma sociedade e futuro sustentáveis.

“Somos responsáveis pelos problemas nos oceanos e precisamos fornecer soluções”

Esta declaração é do Secretário-geral das Nações Unidas; António Guterres, durante a Conferência dos Oceanos da ONU (UNOC), realizada este ano em Portugal.

Este é o objetivo do projeto MAELSTROM (Smart technology for MArinE Litter SusTainable RemOval and Management). Financiado pela Comissão Europeia, no âmbito do Programa H2020, o MAELSTROM reúne um consórcio de 14 parceiros internacionais com a missão investigar e implementar tecnologias inovadoras, para a identificação, recolha, reciclagem e valorização do Lixo Marinho. Paralelamente, o projeto propõe a criação de vários momentos e atividades de sensibilização sobre este tema, com o envolvimento direto dos cidadãos.

 A Limpeza de Praia tem hora marcada às 9h em frente ao CMIA de Vila do Conde (41°20’39.6″N 8°44’44.0″W), com a receção dos participantes à qual se seguirá uma introdução ao paradigma do lixo marinho e ao projeto MAELSTROM.  

O evento também incluirá várias atividades didáticas e a apresentação das tecnologias inovadoras para a monitorização e recolha de Lixo Marinho. No seguimento desta introdução terá início a limpeza da praia, seguida de uma pausa para refresco. Será utilizada uma aplicação móvel, desenvolvida no projeto – MAELSTROM App – para a monitorização e limpeza de Lixo Marinho. Pelas 12h00 dar-se-á início a várias atividades didáticas sobre os efeitos do Lixo Marinho e dos microplásticos, que incluirá uma breve apresentação e demonstração da tecnologia para a remoção do Lixo Marinho ser implementada em Vila do Conde, desenvolvida pela The Great Bubble Barrier, também parceira do projeto.

Foto da limpeza de praia no Porto no ano de 2021 onde a Unifardas esteve rpesente
Foto: Limpeza de Praia 2021

Limpeza de Praia como reforço da política de sustentabilidade da Unifardas

A UNIFARDAS é um fabricante de Vestuário Profissional que promove a redução da pegada de carbono em toda a sua cadeia de abastecimento. Tem como principais ações de defesa do meio ambiente, o desenvolvimento de coleções de Vestuário de Trabalho sustentáveis bem como ações internas de sensibilização relativamente a esta temática. Os processos produtivos têm também vindo a ser desenvolvidos tento em conta a sustentabilidade ambiental e a defesa do meio ambiente. Deste modo, temo-nos associado a este evento Limpeza de Praia de modo a contribuir enquanto empresa integrante na sociedade para a defesa dos oceanos e da vida marinha. 

Eco700 da Unifardas lançado na Modtissimo – Moda Sustentável

Conhece o conceito de Moda Sustentável? Sabe como este conceito pode ser aplicado à Indústria do Vestuário Profissional? Sabe o significado de alguns conceitos relacionados com a Sustentabilidade? Zero Waste é-lhe familiar? Neste artigo vamos decompor a terminologia e os conceitos ligados à Moda Sustentável, ao Zero Waste e como

Read More
Roupa Sustentável: Unifardas desenvolve coleção para equipa do Chef Rui Paula

Roupa Sustentável é uma das últimas tendências da moda que circula no setor do vestuário. Mas será simplesmente um conceito passageiro ou é algo que veio para ficar? O que é exatamente Roupa Sustentável? O movimento da roupa sustentável tem como objetivo criar vestuário que tenha em todas as suas

Read More
HISI – A nova geração de Vestuário de Trabalho

Os acontecimento de 2020 e 2021 criaram as bases para as mudanças nas nossas relações com o vestuário de trabalho, mais concretamente na área da saúde. Tendo em conta  esta grande mudança a Unifardas criou a HISI Collection, coleção de roupa de trabalho direcionada para os profissionais das várias áreas

Read More
Fardas para Profissionais de Saúde – HISI Collection

Com o surgimento da pandemia da Covid-19 houve e continua a haver uma grande preocupação no fornecimento e produção de  fardas para profissionais de saúde que garantam uma eficácia e um nível elevado tendo em conta o grau de proteção. Depois de uma oscultação ao mercado e mais concretamente a alguns

Read More
Partilhe: