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Fardas e Uniformes – Quais as novas tendências?

Os materiais com características de proteção irão tornar-se essenciais no nosso quotidiano, quer em ambiente profissional, quer em ambiente pessoal e de lazer.  Segundo alguns estudos, os têxteis serão, a primeira linha de defesa na proteção das pessoas. Deste modo, as fardas e uniformes de trabalho estão a sofrer diversas alterações quer ao nível do ‘design’, ao nível de acabamentos que garantem uma proteção extra ao utilizador bem como uma inovação constante.

Com a continuidade da pandemia de Covid-19, a procura relativa a máscaras e EPIs Hospitalares tem um aumento crescente, sendo que o receio de novos surtos estão a impulsionar a procura de novos materiais que garantam uma proteção cada vez mais eficaz. Mas toda essa preocupação não se prende somente à área da saúde, mas, sim, a todas as áreas de atividade

Design, Proteção e Inovação dominam as tendências na produção de fardas e uniformes de trabalho

As novas tendências de ‘design’ aplicados à moda, ao vestuário e às Fardas e Uniformes andam à volta da sustentabilidadeecologia, extra confortomobilidade e acabamentos de tecidos inovadores. Nós Unifardas, enquanto fabricantes de Vestuário de Trabalho, queremos aplicar todos esses conceitos às Fardas e Uniformes produzidas por nós de modo a fornecermos aos utilizadores um conceito mais moderno, inovador mas também com características de proteção e sustentabilidade.

Sustentabilidade com Design aplicado às Fardas e Uniformes

O setor têxtil e do vestuário tem-se afirmado pela inovação e criatividade. Atualmente, vemos uma crescente preocupação tanto dos consumidores como das empresas relativamente à sustentabilidade.

Este é um tema atual, debatido e visto como uma solução para minimizar várias ações que têm sido cometidas e que danificam o nosso planeta, tal como, o aquecimento global, a poluição, a desflorestação, entre muitas outras. No entanto, este fator não pode ser pensado apenas como a proteção do meio ambiente, mas sim inserido num conjunto de diretrizes que representem os valores das marcas. Nesse sentido, é preciso abordar a questão da sustentabilidade com base em três dimensões: ‘design’inovação e proteção.

Quando falamos de ‘Design’ aliado à sustentabilidade referimo-nos sobretudo ao papel do ‘designer’ no contexto atual que é conciliar as questões ambientais com o modelo económico. Isto é, como não se pretende, nem sendo possível cessar a produção e o consumo é necessário encontrar outras matérias-primas, outros materiais que possam ser aplicados ao processo de ‘design’ no fabrico de fardas e uniformes de trabalho e que não sejam tão prejudiciais para o meio ambiente.

A abordagem do Eco ‘design’ apresenta-se como uma ferramenta valiosa, uma vez que busca minimizar os impactos ambientais ao longo de todo o ciclo de vida do produto, desde a sua conceção até ao seu fim de ciclo.  

Personalização e Customização de Fardas e Uniformes

Personalização / Customização é também uma das tendências cada vez mais valorizadas pelos clientes e pelos diferentes mercados. Personalizar o vestuário profissional tendo em conta o ambiente de trabalho de cada utilizador, as suas necessidades técnicas, as suas medidas corporais e que reflita uma identidade própria são pontos cada vez mais valorizados e que temos que investir de modo a responder a estas exigências. Recentemente a Accenture através de um estudo efetuado conclui que os consumidores preferem comprar produtos de uma marca que personalize as suas interações. Aliás, a proposta de valor da Unifardas incide sobre esse mesmo aspeto; Personalização / Customização.

Criar algo único para o cliente tendo em conta o ambiente em que o vestuário de trabalho será utilizado, as exigências técnicas do seu negócio, o ‘design’ mais adequado de modo a responder a uma identidade da empresa e manter os pontos que dizem respeito ao conforto, proteção, durabilidade são fundamentais neste processo de customização tão valorizado por nós.

Fardas e Uniformes - Conforto como uma preocupação de um design focado no cliente

Os consumidores e mais concretamente os utilizadores de fardas e uniformes de trabalho estão sobretudo interessados em peças de vestuário que lhes confiram conforto. Usar um uniforme durante todo o dia de trabalho não tem nem pode ser algo desconfortável, doloroso e incómodo. O conforto é identificado como um dos atributos-chave para atrair o desejo do consumidor.

Mas como se consegue fornecer esse conforto aos utilizadores de roupa de trabalho?

É neste aspeto que se unem conceitos como ‘Design’, SustentabilidadePersonalização de fardas e Inovação. Hoje em dia existe uma oferta grande de materiais que aplicados ao vestuário de trabalho, conferem uma leveza, uma frescura, uma proteção e uma flexibilidade maior ao utilizador deste tipo de vestuário. Assim sendo, o ‘design’ tem a função de aplicar esses materiais ao fabrico  desse vestuário que oferecem todo esse conforto ao utilizador.

Conforto ergonómico nas fardas e uniformes de trabalho

O conforto ergonómico pode ser definido com uma estado físico e mental. O físico está relacionado com as sensações provocadas pelo contacto do tecido com a pele e do ajuste da confeção ao corpo sem prejudicar os movimentos do utilizador. Deste modo, a nível genérico é possível compreender que o conforto ergonómico está relacionado com a compatibilidade de movimentosconforto e segurança. Assim sendo, estes aspetos relacionam-se também com aspetos físicos tais como: temperatura, medidas corporais e as formas adequadas que facilitam os movimentos.

Os acabamento que fornecem às Fardas e Uniformes um maior grau de proteção

Proteção antiviral 

Este é um acabamento já bastante conhecido no vestuário de profissionais de saúde, mas que deverá migrar para as Fardas e Uniformes de uma forma geral.  Existe uma grande vontade quer por parte de investigadores, quer por fabricantes em desenvolverem novas soluções têxteis de defesa à Covid-19 e outros vírus existentes.  Em todo o mundo existem diversas soluções de acabamentos aplicados aos tecidos que têm como objetivo aplicar um grau de defesa ao vestuário tendo em conta esta pandemia que nos afeta a todos.

O acabamento dado ao tecido inibe o crescimento e persistência do vírus no tecido, reduzindo até 99% da carga viral. Aliás,  existem diversos estudos relativamente a este acabamento que garantem que este mesmo também contribui para uma maior higienização controlo de odor. Isto acontece através de um mecanismo que bloqueia a sua ligação nas células hospedeiras, impedindo assim o seu crescimento e proliferação.

Tecidos antimicrobianos

A tecnologia antimicrobiana adiciona uma barreira de defesa durável ao tecido, que ajuda a combater bactérias causadoras de odores. Isto faz com que um produto com tecido antimicrobiano permaneça mais fresco por mais tempo. Esta proteção é duradoura e contínua contra micróbios potencialmente nocivos e dura lavagem após lavagem.

O suor é algo universal e natural. Quando uma pessoa transpira, a bactéria da pele consome nutrientes do suor e decompõe-no, produzindo o odor. Desse modo, o tecido antimicrobiano inibe o crescimento de odores desagradáveis antes que eles comecem no vestuário, controlando o crescimento das bactérias. 

Soluções Naturais

As soluções naturais são uma excelente opção para os consumidores com uma forte preocupação ambiental, podendo ser orgânicos, renováveis ou biodegradáveis, sendo que, em conjunto com fibras naturais dão origem a tecidos macios e frescos. Estas soluções ou compostos naturais pode ser provenientes do mar, tal como os péptidos de colagénio provenientes das escamas de peixe, com efeitos anti-inflamatórios e algas, ricas em vitaminas, aminoácidos e minerais que reduzem a irritação e ajudam na regeneração da pele.

Uma marca italiana, por exemplo, está a utilizar proteína de leite para criar peças de vestuário que confere um toque mais macios e características  anti alérgicas.

Tecidos com proteção UV

Todos sabemos que a não utilização de proteção solar numa exposição prolongada ao sol é algo muito perigoso para a saúde. Existem diversas formas de se prevenir contra os raios solares sendo que uma delas é o uso de vestuário com proteção UV.

A produção deste tecido com proteção solar utiliza fibras a partir de fios de dióxido de titânio. O vestuário fabricado com algodão recebe um tratamento químico, que contem um aditivo de foto proteção que garante uma eficácia contra os raios ultravioleta. O revestimento químico e as fibras de dióxido de titânio refletem os raios solares em permitirem que eles não cheguem à pele.

Estas tendências referentes ao vestuário e mais concretamente às Fardas e Uniformes já têm sido discutidas e algumas vezes adotadas. No entanto, estas mesmas tendências irão ganhar cada vez um maior impacto na utilização de um Vestuário Profissional capaz de atender a todas as exigências dos utilizadores. Assim sendo, cabe-nos a nós dar a conhecer a evolução deste mercado de modo a fornecer as soluções mais adequadas a todos os nossos clientes.

Conceito Extra - Os 7 R´s da Sustentabilidade aplicados às Fardas e Uniformes

A Sustentabilidade é um dos pilares pelos quais a Unifardas se rege e ganha cada vez mais importância no nosso processo produtivo.

Esta é já uma realidade bem presente na nossa empresa, quer no desenvolvimento de produtos, quer nos processos adotados. Assim sendo, damos-lhe a conhecer o conceito dos 7 R´s aplicados ao conceito da sustentabilidade. 

Todos nós somos consumidores! O que compramos e como descartamos os resíduos pode prejudicar o meio ambiente. Uma medida importante para combater esse prejuízo causado, é escolher que tipo de consumidor, enquanto empresa e individuo, queremos ser. Pessoas preocupadas com o meio ambiente pensam sobre o impacto ambiental do que compram e precisam de comprar novamente. 

Um conceito já amplamente conhecido é o 3 R´s: Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Nos anos mais recentes estes mesmos expandiram-se e evoluíram para os 7 R´s: Repensar, Recusar, Reduzir, Reparar, Reutilizar, Reciclar e Reintegrar

  • Repensar – repense de uma forma consciente os seus hábitos de consumo, pense sobre o tipo de consumidor que deseja ser e o que isso significa para o meio ambiente
  • Recusar – antes de comprar informe-se sobre as características dos produtos e que impacto os mesmos representam para o meio ambiente. No caso da Unifardas o desenvolvimento de Fardas e Uniformes fabricadas com matérias-primas sustentáveis é cada vez uma realidade mais ampla que vai ao encontro da defesa do meio ambiente; exemplo: HISI Collection como um vestuário profissional sustentável
  • Reduzir – Tente reduzir o uso de produtos prejudiciais, desperdiçadores e não recicláveis. A escolha por produtos com uma maior durabilidade e até multifunções pode ser uma ótima solução; conheça o fato-macaco que se transforma em jardineira
  • Reparar – Antes de descartar certos produtos tente perceber se é possível reparar de modo a os reutilizar. A nossa cultura atual é conhecida pela “sociedade do descartável”, pois enviamos produtos para o aterro sanitário mais do que seria necessário.
  • Reutilizar – Reciclar em vez de deitar fora. Com um pouco de criatividade podemos utilizar o mesmo produto para outro fim e manter a sua eficiência. 
  • Reciclar – Coloque os materiais já utilizados no fluxo de resíduos de modo a serem usados novamente.  Por exemplo, os plásticos podem ser transformados em fio, dando origem a um tecido composto por poliéster reciclado que será uma das matérias-primas utilizadas em algumas fardas e uniformes fabricadas pela Unifardas
  • Reintegrar – Aquilo que não pode ser reciclado, como restos de alimentos e outros materiais orgânicos, pode ser reintegrado na natureza. A compostagem orgânica é um excelente processo capaz de transformar esses materiais orgânicos em adubo.

Para a Unifardas, fabricante de Fardas e Uniformes é extremamente importante ter o conhecimento teórico quer dos conceitos, quer dos processos de modo a adotar na prática ações de sustentabilidade na defesa do meio ambiente. 

Queremos e iremos continuar a desenvolver soluções sustentáveis aplicadas às nossas Fardas e Uniformes mas também a todo o processo que faz parte da nossa área de negócio. 

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