Jaleca para Cozinha – Saiba como escolher a ideal para si

Jaleca para Cozinha – Saiba como escolher a ideal para si

Trabalhar numa cozinha de uma forma profissional é muito diferente do que acontecia há alguns anos atrás. Em outras palavras, a evolução neste campo foi tão profunda, que uma das imagens de marca de qualquer Chef é uma Jaleca de cozinheiro. Portanto, não há Chef que se preze que não use uma Jaleca. Existem diversos estilos e modelos personalizados ao gosto de cada Chef tornando-se um símbolo da indústria e do profissionalismo bem demarcado.

A Jaleca tem sido usada há séculos e muitas das vezes é o que diferencia um Chef de um ajudante de cozinha. Inúmeras pessoas pensam que o uso da Jaleca deve-se unicamente a uma forma de distinção na cozinha em relação aos outros elementos da equipa. Embora tenha um fundo de verdade, este pensamento não é 100% correto uma vez que a  Jaleca serve igualmente para criar uma imagem mais cuidada ao Chef que está geralmente mais exposto aos olhos dos clientes. A Jaleca tem ainda como objetivo proteger dos perigos que um ambiente de cozinha proporciona.

O que é uma Jaleca?

A Jaleca é uma peça de vestuário profissional usada sobretudo por Chef´s de cozinha. Está repleta de história e os Chef´s que optam por usar uma Jaleca não o fazem apenas como homenagem a essas tradições, mas como uma marca de estima e respeito que têm pela sua profissão.  Hoje em dia o casaco branco do Chef é padrão e considerando parte de um uniforme que demonstra toda a sua qualidade e elegância. A grande parte dos Chef´s usa Jalecas de cor branca para indicar a importância e o alto respeito para com a sua profissão. 

Esta peça de vestuário profissional tem diversos objetivos sendo que um deles é a proteção que confere ao utilizador, protegendo-o do calor transmitido pelos fogões e fornos e também contra os respingos de líquidos ferventes. A Jaleca trespassada é usada para adicionar proteção ao peito do utilizador.

Um Uniforme de Chef é composto por um chapéu, uma jaleca branca e uma calça branca, preta ou de xadrez. Além da história imbuída neste Uniforme Profissional, cada peça tem também um propósito especifico de proteger e auxiliar o Chef no desempenho do seu trabalho. Nada pode ser esquecido, desde a escolha do tecido, ao design e a escolha dos botões.  

Porquê usar uma Jaleca?

Um elemento fundamental e muito importante num Uniforme de Chef é a Jaleca. Tal como cada peça de um Uniforme Profissional, a Jaleca serve vários propósitos, sendo que um dos principais é manter o utilizador protegido de danos num ambiente potencialmente perigoso.

Segurança:

Em primeiro lugar, o casaco de um Chef é desenvolvido para o manter seguro. Deverá ter uma composição capaz de proteger o utilizador dos perigos existentes numa cozinha, mas também ser leve de forma a manter o utilizador fresco. 

Quem trabalha numa cozinha profissional, especialmente numa grande, sabe que existem muitos perigos. O objetivo de um restaurante é fornecer uma excelente experiência através de uma comida deliciosa e levá-la rapidamente aos clientes. Isso significa que pode haver algum acidente devido a esse ritmo acelerado, chegar muito perto de uma chama ou abrir uma panela muito rapidamente e levar com o vapor quente. Embora a jaleca não seja um escudo invisível capaz de protege-lo completamente de lesões, o seu uso pode fazer um bom trabalho na questão da segurança e proteção.

Limpeza:

Por norma a Jaleca é trespassada, com duas filas de botões na frente. Isso significa que se derramar algo nesta peça de Vestuário de Trabalho, pode simplesmente desabotoar o casaco e trocar a camada manchada pela camada limpa e fresca. O tecido com maior gramagem garante que a camada interior não fica manchada. 

Profissionalismo:

Uma Jaleca com uma imagem cuidada, com o tamanho ajustado ao utilizador transmite uma imagem de profissionalismo, elegância e bom gosto quer ao Chef quer ao restaurante em que esse mesmo Chef está inserido. Esta peça se for a indicada para si transmite claramente a mensagem que “cozinhar é a sua vocação e enquanto chef tem muito orgulho na sua profissão”

Características importantes de uma Jaleca

As Jalecas para Hotelaria e Restauração possuem uma série de características importantes e todas centradas na funcionalidade: 

  • Tecidos e composição: Muito importante escolher um tecido capaz de proteger o utilizador dos perigos existentes numa cozinha mas também garantir uma boa respirabilidade
  • Mangas: Os uniformes poderão ter manga comprida ou manga curta. Enquanto as mangas mais longas ajudar a proteger os braços de queimaduras e cortes, mas mangas curtas conferem uma frescura maior ao Chef de Cozinha e servem de “aviso” para evitar esses perigos
  • Trespasse e reversível: A dupla camada tem duas funções; fornecer uma camada adicional de isolamento contra o calor ou queimaduras, mas também poderá ser revertida rapidamente se a jaleca ficar manchada, permitindo aos utilizadores que continuem com a sua tarefa, em vez de terem que parar o trabalho para se trocarem. Também é útil caso eles tenham que se dirigir à sala para falarem com os clientes. 

Como escolher a Jaleca ideal?

A indústria da restauração é uma área de negócio com muita oferta, que emprega um número muito grande de profissionais, mas nem todos são rigorosos na prestação do seu serviço. Uma Jaleca com bom aspeto, limpa e brilhante transmite uma imagem de profissionalismo e de qualidade, dando outra credibilidade ao profissional em causa bem como ao espaço onde trabalha.

Jaleca de chef de cozinha para Uniforme de Trabalho

Escolha a Jaleca mais indicada para si!

  • compre uma Jaleca com o tamanho indicado para si. Muitas das vezes pensamos que esta peça de vestuário de trabalho mais solta e com mangas mais compridas se torna uma peça mais confortável. Isso é um pensamento errado, pois fica mal ajustada ao trabalhador aumentando o risco de acidente e criando uma imagem menos cuidada.
  • compre um artigo de qualidade. Tal como todos os produtos que necessitamos, existem sempre produtos mais baratos e outros com um custo mais elevado. O preço tem sempre a ver com a qualidade que o produto tem, bem como as suas características intrínsecas. Tratando-se de uma peça fundamental no seu trabalho, procure um produto com qualidade de modo a mantê-lo em segurança e dar-lhe todo o conforto que irá necessitar no seu dia-a-dia.
  • cuide do seu uniforme corretamente. Depois de terminar o seu trabalho, tire a Jaleca e pendure-a de modo a evitar rugas. Lave esta peça de vestuário de acordo com as indicações aconselhadas de modo a prolongar a vida do tecido. Use um avental para evitar manchas permanentes.

Personalize

Muitos Chef´s de cozinha gostam de bordar o logótipo e o nome na sua peça de vestuário. Esta personalização cria uma identificação maior com o seu toque pessoal e com o seu grau de profissionalismo.

Adquira uma Jaleca extra

Num ambiente de trabalho tão agitado como é uma cozinha, é muito fácil derramar algum produto e até queimar a sua Jaleca. Ter uma peça à mão permite que continue o seu trabalho mantendo e salvaguardando todos os pontos referidos neste artigo.

Partilhe: