You are currently viewing Elastano – O que é e quais as Vantagens que oferece ao seu Uniforme Profissional?

Elastano – O que é e quais as Vantagens que oferece ao seu Uniforme Profissional?

Elastano é o termo genérico para descrever têxteis de marca, como a Lycra. Esse tipo de tecido também é chamado de spandex, sendo o seu principal atributo a sua incrível elasticidade. Embora Lycra, spandex e elastano sejam todos do mesmo material, as variantes do termo “elastano” são mais usadas para se referirem a este tipo de tecido. Esta fibra é composta por um polímero de cadeia longa como o poliuretano. O Elastano é um tecido sintético, ou seja, não é usado qualquer material orgânico para fazer esta fibra, sendo que ela não existe em nenhum local na natureza. 

O fio de Elastano foi inventado em 1959 por Joseph Shivers, da DuPont, tornando-se um grande substituto da borracha. O elastano é um filamento sintético derivado do petróleo, extremamente elástico sendo também conhecido como Spandex. Ele é utilizado na composição de tecidos, que podem ter na sua composição tanto fibras naturais como sintéticas. 

Como é feito este tecido?

Existem quatro métodos diferentes que podem ser usados para produzir este tecido elástico: fiação de reação, fiação húmida de solução, extrusão de fusão e fiação a seco de solução. A maioria desses processos de produção foi descartada como ineficiente ou causadora de muito desperdício. A fiação a seco em solução é agora usada para produzir aproximadamente 95% do fornecimento mundial de elastano.

Spandex e Elastano são a mesma coisa?

Elastano, elaspan e lycra são sinónimos do termo Spandex sendo o nome geral para os tipos de poliuretano elástico. Nos Estados Unidos e no Canadá, a palavra Spandex é usada com mais frequência, enquanto na Europa é mais usado o termo Elastano. E sim, Spandex e Elastano têm o mesmo significado mas com nomes de marcas diferentes. 

Como o tecido de elastano é aplicado à Roupa de Trabalho?

Artigo sobre a importância do uso do elastano na roupa de trabalho

O Elastano é conhecido pela sua variedade de aplicações diferentes. Ao contrário de outros tecidos sintéticos, esta fibra por norma não é transformada em plástico, mas está presente em muitos tipos diferentes de vestuário. No entanto, é importante notar, que o poliuretano, que é o precursor do elastano, está presente em vários tipos diferentes de plásticos de consumo, científicos e industriais. 

Atualmente já existem diversas soluções ao nível dos tecidos que permitem fabricar fio de elastano com materiais reciclados, de forma a tornar esta fibra mais sustentável. 

Num desses processos, desenvolvido por uma empresa americana, o fio é feito com sobras de materiais usados no fabrico de outros tecidos e misturados com o fio virgem em concentrações especificas. Esse processo reduz o desperdício, colocando o material de volta em produção. 

O Elastano é usado em roupas sempre que a elasticidade é desejada. Por exemplo este tecido está presente em quase todo o tipo de roupas interiores para homens e senhoras ajustando-se perfeitamente ao corpo de cada utilizador permitindo manter a mobilidade e a flexibilidade durante a sua utilização. 

É comum ver pequenas quantidades de tecido de elastano usadas praticamente em todos os tipos de roupa intima; embora esse tecido não represente uma grande percentagem do produto final, é suficiente para fornecer a elasticidade pretendida. 

Este material é incrivelmente popular em roupas desportivas de qualquer tipo. Quer sejam leggins, calções de BTT, vestuário para natação, equipamento de caminhada, ou outro qualquer tipo de roupa que seja usada durante atividades físicas ; os benefícios elásticos e de ajuste perfeito do elastano tornam-no num aspeto indispensável desse tipo de vestuário.  

O Elastano é também cada vez mais aplicado ao Vestuário de Trabalho. Quer seja na Indústria, Saúde, Hotelaria, Serviços ou até no Ensino, os tecidos com Elastano podem conferir à roupa de trabalho vantagens muito grandes aos seus utilizadores. Assim sendo, vejamos as vantagens que o elastano confere ao seu Uniforme Profissional

Características do Elastano

  • Leve, flexível e macio
  • Aquando aplicado ao vestuário de trabalho e uniformes evita a deformação após longa utilização
  • Resistente, durável e com uma força de retração elevada
  • Resistente à deterioração devido á transpiração ou à utilização de detergentes na lavagem das peças de vestuário profissional
  • Pode ser esticado repetidamente recuperando a sua forma original com muita facilidade

Em que tipo de Vestuário é usada esta fibra?

O Elastano pode ser usado numa ampla variedade de roupa e acessórios entre os quais:

Desporto: Vestuário para atividades aquáticas, roupas de ciclismo, vestuário de ginástica

Calças: Jeans Skinny, calças de esqui, leggins

Roupa de trabalho: Túnicas e calças para profissionais de saúde, blusões para área da indústria, casacos e t-shirts

Roupa interior: meias, collants

Atualmente já existem diversas soluções ao nível dos tecidos que permitem fabricar fio de elastano com materiais reciclados, de forma a tornar esta fibra mais sustentável.

Principais vantagens que o Elastano confere ao seu Uniforme Profissional

  • Elasticidade – Este material tem uma grande elasticidade podendo crescer até oito vezes relativamente ao seu comprimento. Além disso, depois de esticado, retorna facilmente e rapidamente à sua forma original
  • Força e resistência ao desgaste – Adicionar esta fibra ao tecido que compõe a sua Farda de Trabalho confere-lhe uma maior resistência e durabilidade
  • Densidade – Pode atingir 1,3g/cc o que cria um efeito de elasticidade; roupas que contêm elastano ajustam-se perfeitamente ao corpo do utilizador
  • Leveza – Proporciona uma leveza à peça de Vestuário Profissional, conferindo um conforto extra ao utilizador desse vestuário
  • Secagem rápida – A sua composição proporciona uma secagem rápida, o que no mundo do trabalho agiliza muitos processos 
  • Utilização com outros tecidos – O Elastano poderá ser “misturado” com outros tecidos mantendo sempre a sua suavidade e as vantagens que esta fibra confere. Na coleção HISI – Calça e Túnica para Fardas de Dentista , aplicamos o Elastano por exemplo ao tecido Crepe dando a essas peças uma elasticidade mas também uma sensação de conforto total bem como uma suavidade e fluidez. Esta mistura também proporciona uma elegância maior à peça de vestuário. 

Principais combinações com outros tecidos

As fibras de elastano puro não são normalmente usadas na produção de vestuário. Em vez disso, o material é frequentemente misturado com outras fibras para criar tecidos usados em vestuário profissional. Assim sendo, apresentamos alguns dos tecidos mistos de elastano mais comuns:

  • Combinação de Elastano com Nylon ou Poliéster: Um das características principais do Elastano é a resistência ao calor. Por esse motivo, esta fibra pode tornar-se uma combinação perfeita com o Nylon e com Poliéster, pois pode compensar a desvantagem desses dois tecidos em termos de resistência ao calor e até aos vincos. 
  • A combinação de Elastano com Nylon traz algumas vantagens, entre as quais, um desgaste leve, superfície lisa e brilhante e uma elasticidade maior ao tecido. Em termos de toque e sensação, esta combinação oferece uma experiência muito confortável, tal como suavidade e frescura.
  • Combinação Elastano com Algodão:  Esta combinação oferece diversos benefícios, tais como elasticidade, absorção da humidade e suavidade. O Elastano combinado com Algodão é também um tecido de fácil manutenção porque “herdou” a característica de maior resistência a manchas.  
  • O Elastano é resistente a ácidos alcalinos, ao desgaste e ao antienvelhecimento. Esta fibra é também resistente à transpiração, água do mar e a alguns tipos de lavagem a seco
  • Tem também uma boa capacidade de tingimento resistindo ao desbotamento
  • O vestuário que tem na sua composição este material ajuda aos movimentos do utilizador durante do seu dia de trabalho bem como enrugam com mais dificuldade e sofrem encolhimentos muito menores
Homem vestido com uma túnica para farda de enfermagem da marca HISI Collection
Coordenado com Calça e Túnica da HISI Collection utilizando o tecido Crepe e tendo na sua composição 67% de Poliéster Reciclado / 29% Viscose e 4% Elastano. Esta composição permite que este coordenado seja mais flexível, que ajude na amplitude de movimentos do utilizador, confere um conforto extra, uma maior resistência e durabilidade e que seja sustentável graças à utilização do poliéster reciclado.
Homem e senhora vestidos com uma túnica para fardas e uniformes de saúde da marca HISI Collection
Este coordenado desenvolvido para profissionais de saúde tem na sua composição 91% de Nylon Reciclado, o que confere a este vestuário uma sustentabilidade muito grande e 9% de Elastano. Esta combinação proporciona uma leveza, um conforto total, uma maior respirabilidade, uma secagem rápida e uma maior mobilidade nos movimentos do utilizador.

Cuidados a ter na lavagem dos tecidos com Elastano

  • Devido ás boas propriedades de resistência ácida e alcalinica,  todos os detergentes podem ser usados tanto para lavagem à mão como para lavagem através da maquina de lavar. 
  • De modo a manter as peças de vestuário nas suas melhores condições é recomendado usar os 30ºC como temperatura máxima dependendo de cada composição e do material usado – não dispensa a leitura atenta da etiqueta da peça de vestuário
  • A melhor forma de manter as cores é secar as peças de roupa à sombra evitando a exposição solar

Mas porque é tão especial?

  • Como contém resinas sintéticas o elastano é extremamente elástico e coeso
  • É muito apreciado pelos utilizadores pois é muitos resistente a formas, suave e leve o que torna as peças de Vestuário muito confortáveis de usar
  • Como as peças de elastano podem ser facilmente secas, estas mesmas podem ser lavadas a 40ºC (no entanto há que ler com atenção a etiqueta da roupa) 
  • Ajusta-se totalmente ao corpo criando uma fantástica sensação de conforto e elegância.

É importante referenciar que o elastano tem ganho uma importância crescente na procura de Fardas para diversas áreas de atividade. Além de calças jeans, é usado também em blusões de trabalho, camisas, casacos de trabalho, jalecas para chef de cozinha, túnicas para enfermeira e muito mais.  Portanto, este é um material muito útil que vem sendo utilizado para produzir muitas peças de vestuário, quer casual quer vestuário de trabalho, podendo ser combinado com uma infinidade de tecidos, o elastano tornou-se um dos elementos mais populares na indústria do vestuário. 

Fardas de Trabalho Produzidas pela Unifardas
Uniformes personalizados – quais os mais indicados para a minha empresa?

Os Uniformes Personalizados são uma excelente solução que reforça a comunicação de uma empresa. Mas porque é que personalizar Vestuário de Trabalho com um logotipo é positivo para uma empresa? Os Uniformes de Trabalho foram em tempos usados somente por uma questão de praticidade, isto é, serviam somente para conferir

Read More
Símbolos de Lavagem, Tecidos mais Indicados, Sustentabilidade e como Preservar a sua Farda de Trabalho

Torne a sua escolha relativamente ao vestuário profissional mais positiva e mais acertada. Quer saber como lavar a sua farda? Como decifrar os símbolos de lavagem? Qual a melhor forma de tirar nódoas difíceis?Descubra os nossos conselhos ,truques e dicas de limpeza e aprenda a cuidar da melhor forma do

Read More
Fardas Hospitalares – Quais as vantagens que este Vestuário lhe oferece

Proteção e segurança sempre foram as prioridades do ser humano. O vestuário mostra-se assim, como um dos pontos que mais contribuíram para a segurança pessoal no trabalho. Neste artigo gostaríamos de lhe falar sobre Fardas Hospitalares e dar-lhe algumas dicas de como deverá escolher as mais indicadas para si.Hoje em

Read More
Diferentes tipos de tecidos para uniforme de trabalho

Diferentes tipos de tecidos para uniforme de trabalho Na produção de um uniforme de trabalho existem diversos aspetos a considerar. Um dos pontos não muitas vezes valorizados aquando da escolha de uma peça de vestuário profissional é o tipo de tecido que vai ser usado para fabricar essa mesma peça.

Read More
Partilhe: