B2B – A nossa preocupação é com os nossos clientes!

B2B – A nossa preocupação é com os nossos clientes!

Sorrisos que nos dão conforto é a mensagem que temos vindo a passar de modo a reforçarmos a importância e a ligação que queremos construir com os nossos clientes. Num modelo de negócio com características tão próprias como é o B2B (modelo de negócio em que o cliente é outra empresa) é fundamental conhecermos o nosso cliente (persona)de uma forma mais profunda de modo a oferecer-lhe o produto mais indicado.

O conceito de negócio da Unifardas além de ser um modelo B2B é muito orientado para a criação de uma identidade própria através do desenvolvimento de vestuário profissional. Assim sendo, apresentamos a qualquer tipo de cliente inserido em qualquer área de negócio uma solução muito própria tendo em conta quer as exigências de identidade do cliente quer as exigências técnicas da sua área de atividade.

Uma aproximação mais estreita com o nosso cliente B2B é o nosso foco

Acima de tudo é importante lembrar que, além do perfil do cliente B2B, também é necessário considerar um ponto importante na negociação: o comprador . O estudo contínuo do perfil do nosso cliente é algo que se deve investir de modo a pudermos dar-lhe o que ele necessita e no momento em que necessita. Para nós, Unifardas, que desenvolvemos soluções à medida de cada cliente, conhecer o perfil do nosso comprador profissional mas também dos utilizadores do nosso vestuário é um ponto fundamental para oferecermos o produto certo a quem nos procura.

Mais do que vestuário profissional, desenvolvemos soluções, design, imagem, protecção, conforto e muitos outros benefícios que o nosso cliente poderá encontrar no produto Unifardas. Deste modo,  queremos  que os nossos clientes  sorriam e que se sintam plenamente satisfeitos com as soluções que lhes oferecemos.

banner para artigo sobre b2b para o site da Unifardas

Numa era onde o comportamento dos clientes B2B está a mudar, todos temos que encontrar formas para converter as ameaças em oportunidades. A partir do momento em que os clientes mudam a sua forma de comprar, as vendas nas empresas passam a ser as principais prejudicadas. Assim, num mundo cada vez mais digital as empresas têm também que acompanhar este comportamento igualmente ele digital dos diferentes compradores.

Abaixo descrevemos em traços gerais este novo perfil do comprador profissional:

  •   É um cliente mais autónomo e exigente – O fácil acesso e o aumento da informação disponibilizada online, levou a que os clientes não tomem qualquer decisão sem antes avaliar ao pormenor diversas opções de compra. Os clientes, B2B, são assim mais autónomos e exigentes. Aliás, de acordo com dados estatísticos do IDC (international data corporation), entre 50% a 80% do processo de decisão de compra é realizado antes do contacto com a equipa comercial da empresa.
  •  É um cliente mais informado – A forma de como consome conteúdo sobre os temas que mais lhe dizem respeito, a forma como toma as suas decisões e a forma como interage com as equipas comerciais servem de base para reforçar esta característica. Se o cliente passou a procurar mais informação no “mundo digital” as empresas têm que começar a produzir conteúdo mais relevante para este cliente B2B.
  • É um cliente com conhecimento tecnológico avançado – A forma como a tecnologia evolui afeta diretamente os hábitos de compra dos consumidores. Um dos melhores exemplos que se pode dar é o aumento das consultas e compras online feitas através do mobile. Hoje em dia vivemos num comportamento digital de Mobile First, isto é, as empresas têm que se preocupar cada vez mais com esta realidade e adaptar toda a sua estratégia de modo a ir ao encontro das necessidades e do comportamento do seu cliente.
  • As empresas direccionadas para o B2B deverão investir tempo de modo a entender como os clientes utilizam o digital –  É muito importante que as equipas de Marketing e Comercial se unam no sentido de responder às expectativas do cliente de modo a proporcionarem uma experiência altamente personalizada no processo de compra.

Os clientes desejam que nos apaixonemos pelos seus problemas

A Unifardas mais do que vestuário profissional vende sobretudo soluções para as “dores” dos clientes. O ativo fundamental das vendas B2B é a capacidade que possamos ter na compreensão do contexto do cliente. O que os clientes desejam é que nos apaixonemos pelos seus problemas e tenhamos a capacidade de lhes oferecer soluções. Somente se entendermos de uma forma completa a situação do cliente é que lhe conseguiremos oferecer valor.

Em suma, o que as empresas compram das outras empresas não são os seus produtos, mas sim as suas soluções  e fazem-nos porque confiam nas pessoas que são capazes de transmitir a cultura da sua empresa.

Partilhe: